16 de março de 2015

A importância do estágio para o desenvolvimento profissional

O cenário mercadológico tem exigido qualificação e experiência, revelando a importância do estágio como um processo indispensável para que o profissional esteja preparado a enfrentar os desafios de uma carreira.

O estágio traz inúmeras vantagens, como a oportunidade de assimilar teoria e prática, identificando tudo que deve ser aprendido e aperfeiçoado. Esse é o momento mais apropriado para se extraírem os benefícios dos erros e conhecer de fato a realidade do dia a dia da profissão que o acadêmico escolheu exercer.

Alguns contextos, portanto, devem ser observados pelos estudantes. É comum empresas contratarem estudantes como estagiários para exercerem funções que fujam à sua área acadêmica. Isso tira do estágio a razão de ser, pois sua principal função é proporcionar aprendizagem e capacitação profissional direcionada.

Segundo Adriano Martins Pinheiro, da CEAT - Capacitação e Agência de Integração ao Estágio, outra prática que aparentemente não é prejudicial, mas desvia o propósito contratual entre acadêmico e empresa, é a utilização do estudante como faz-tudo e agente de favores pessoais, ou seja, transformam o estudante em office-boy de luxo e chegam a pedir que o estagiário compre lanches ou pague contas pessoais em banco.

É importante que o estudante tenha consciência da dificuldade que enfrentará principalmente em relação ao valor da bolsa-auxílio, quando comparada ao valor da mensalidade de um curso. Deve estar consciente de que esse não é o momento de procurar salário, pois o objetivo principal é aprender e qualificar-se; não é ganhar bem.

Conseguindo um estágio e tendo as condições de realizá-lo, deve-se abraçar a oportunidade com responsabilidade, comprometimento e expectativa para chegar a uma efetivação. De nada valerá o esforço, sacrificando-se para receber um custo‒beneficio, comparado ao desgaste do valor de um curso, se não houver muito esforço e vontade de aprender.

Enfim, um estagiário dedicado deve desenvolver-se e aprimorar-se como estudante e profissional de valor, capacitado e pronto a encarar os desafios impostos por sua profissão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário