As redes sociais têm-se tornado ferramenta indispensável para a
coleta de informações mais precisas nos atuais processos seletivos.
Segundo uma pesquisa internacional de mercado de trabalho, elas
influenciam 44% das empresas brasileiras a desclassificar candidatos.
É comum pessoas dizerem: “O Facebook é meu, e eu posto o que eu quiser.” Tudo o que se escreve, porém, influencia diretamente na impressão que o profissional pode causar. Cuidar, com equilíbrio e sem artificialismos, da imagem pessoal e profissional não faz mal a ninguém. Isso vale também para os profissionais que já estão recolocados no mercado e desejam consolidar uma carreira promissora.
Algumas palavras de desabafo, certas imagens e frases compartilhadas são suficientes para se identificar o perfil comportamental de determinada pessoa. E comportamentos inadequados de um colaborador, que comprometem a imagem da empresa que ele representa, são a maior causa de desligamentos. Não há mal algum em manter relações sociais e seus hábitos de consumo, mas deve-se evitar o excesso e buscar o equilíbrio, já que os exageros influenciam negativamente.
Partindo de um princípio ético e moral, um indivíduo impõe até onde vai sua exposição. Nas redes sociais, é possível observar a vida privada do profissional, ou seja, se frequenta baladas, se faz uso abusivo de álcool e outras substâncias que possam vir a comprometer suas responsabilidades na empresa.
Publicar informações de caráter pessoal e informal, postar fotos com poses sensuais, manifestar arrogância e falta de educação, disseminar preconceitos, fazer julgamentos e comentários sobre outras pessoas, embora sejam erros primários e imaturos, é extremamente comum, já que os profissionais não acreditam ou não percebem que se estão colocando uma imagem negativa, e isso faz com que as oportunidades desapareçam.
Afinal, as empresas buscam por profissionais comprometidos com uma postura adequada, que prezem por um bom marketing pessoal e demonstrem equilíbrio. Por isso, é fundamental ter cuidado com o que se está postando e como se estão utilizando as redes sociais, procurando desenvolver um filtro pessoal sobre o que é relevante e o que deve ser evitado.
É comum pessoas dizerem: “O Facebook é meu, e eu posto o que eu quiser.” Tudo o que se escreve, porém, influencia diretamente na impressão que o profissional pode causar. Cuidar, com equilíbrio e sem artificialismos, da imagem pessoal e profissional não faz mal a ninguém. Isso vale também para os profissionais que já estão recolocados no mercado e desejam consolidar uma carreira promissora.
Algumas palavras de desabafo, certas imagens e frases compartilhadas são suficientes para se identificar o perfil comportamental de determinada pessoa. E comportamentos inadequados de um colaborador, que comprometem a imagem da empresa que ele representa, são a maior causa de desligamentos. Não há mal algum em manter relações sociais e seus hábitos de consumo, mas deve-se evitar o excesso e buscar o equilíbrio, já que os exageros influenciam negativamente.
Partindo de um princípio ético e moral, um indivíduo impõe até onde vai sua exposição. Nas redes sociais, é possível observar a vida privada do profissional, ou seja, se frequenta baladas, se faz uso abusivo de álcool e outras substâncias que possam vir a comprometer suas responsabilidades na empresa.
Publicar informações de caráter pessoal e informal, postar fotos com poses sensuais, manifestar arrogância e falta de educação, disseminar preconceitos, fazer julgamentos e comentários sobre outras pessoas, embora sejam erros primários e imaturos, é extremamente comum, já que os profissionais não acreditam ou não percebem que se estão colocando uma imagem negativa, e isso faz com que as oportunidades desapareçam.
Afinal, as empresas buscam por profissionais comprometidos com uma postura adequada, que prezem por um bom marketing pessoal e demonstrem equilíbrio. Por isso, é fundamental ter cuidado com o que se está postando e como se estão utilizando as redes sociais, procurando desenvolver um filtro pessoal sobre o que é relevante e o que deve ser evitado.
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