12 de março de 2015

A influência das redes sociais para o mercado de trabalho

As redes sociais têm-se tornado ferramenta indispensável para a coleta de informações mais precisas nos atuais processos seletivos. Segundo uma pesquisa internacional de mercado de trabalho, elas influenciam 44% das empresas brasileiras a desclassificar candidatos. 

É comum pessoas dizerem:  “O Facebook é meu, e eu posto o que eu quiser.” Tudo o que se escreve, porém, influencia diretamente na impressão que o profissional pode causar. Cuidar, com equilíbrio e sem artificialismos, da imagem pessoal e profissional não faz mal a ninguém. Isso vale também para os profissionais que já estão recolocados no mercado e desejam consolidar uma carreira promissora.

Algumas palavras de desabafo, certas imagens e frases compartilhadas são suficientes para se identificar o perfil comportamental de determinada pessoa. E comportamentos inadequados de um colaborador, que comprometem a imagem da empresa que ele representa, são a maior causa de desligamentos. Não há mal algum em manter relações sociais e seus hábitos de consumo, mas deve-se evitar o excesso e buscar o equilíbrio, já que os exageros influenciam negativamente.

Partindo de um princípio ético e moral, um indivíduo impõe até onde vai sua exposição. Nas redes sociais, é possível observar a vida privada do profissional, ou seja, se frequenta baladas, se faz uso abusivo de álcool e outras substâncias que possam vir a comprometer suas responsabilidades na empresa.

Publicar informações de caráter pessoal e informal, postar fotos com poses sensuais, manifestar arrogância e falta de educação, disseminar preconceitos,  fazer julgamentos e comentários sobre outras pessoas, embora sejam erros primários e imaturos, é extremamente comum, já que os profissionais não acreditam ou não percebem que se estão colocando uma imagem negativa, e isso faz com que as oportunidades desapareçam.

Afinal, as empresas buscam por profissionais comprometidos com uma postura adequada, que prezem por um bom marketing pessoal e demonstrem equilíbrio. Por isso, é fundamental ter cuidado com o que se está postando e como se estão utilizando as redes sociais, procurando desenvolver um filtro pessoal sobre o que é relevante e o que deve ser evitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário