7 de setembro de 2012

Dia da Independência é marcado com protestos em todo o Brasil.

Milhares de pessoas ocuparam o centro de Brasília após o desfile cívico-militar para protestar contra a corrupção. Através de redes sociais, movimento Dia do Basta conseguiu mobilizar grupos em 60 cidades do país.
Com palavras de ordem, organizadores de movimentos contra corrupção convocaram as pessoas que foram até o centro de Brasília para acompanhar as celebrações deste 7 de Setembro. Há quatro anos, a marcha é marcada para o Dia da Independência com o objetivo de chamar a atenção para temas importantes da democracia.
Este ano, várias marchas foram organizadas por todo o país. Na capital federal, o Movimento Brasileiro de Combate à Corrupção (MBCC) – criado por "brasilienses cansados de ouvir falar em corrupção e impunidade", segundo o movimento – levou às ruas a quarta marcha contra a corrupção.
Aldo Ferreira, advogado e um dos organizadores do MBCC, disse à DW Brasil que o movimento é organizado horizontalmente, sem lideranças ou qualquer filiação política. No centro das manifestações, estão questões ligadas à transparência e boa gestão. "A corrupção é um câncer que corrói os brasileiros. Ela mata, ela tira recursos da saúde, da educação, dos transportes, de todas as esferas", disse Aldo.
Em 2012, não se deu muita ênfase à mobilização pelas redes sociais, porque se queria que apenas os verdadeiramente engajados estivessem na marcha. Devido ao fato de várias categorias de servidores públicos estarem em greve, o movimento temia que a marcha contra a corrupção fosse contaminada por interesses particulares. Segundo estimativas da organização, cerca de 5 mil pessoas participaram do protesto.
Outros movimentos espalhados pelos estados realizaram protestos no 7 de Setembro. O Dia do Basta, por exemplo, conseguiu mobilizar grupos em 60 cidades em todo o país. "A gente organiza tudo sempre pela Fanpage do Facebook. As pessoas interessadas entram em contato e dizem que querem fazer a manifestação da sua cidade. Existe uma seleção: a pessoa não pode ser filiada a nenhum partido político e tem que ter mais de 18 anos", explicou à DW Brasil Laura Furquim, uma das organizadoras do Dia do Basta.
Este movimento levou às ruas uma reivindicação específica: o projeto de voto aberto no Congresso. "A meta deste evento de 7 de Setembro é recolher pelo menos 20 mil assinaturas para juntar com as 30 mil já coletadas, que deverão ser entregues ao relator do projeto do voto aberto", disse Laura.
O projeto prevê que as votações na Câmara e no Senado sejam abertas para que cada eleitor saiba o voto de cada parlamentar em questões importantes, como cassação de mandatos e votações sobre orçamento.


Em Icó, o dia do Basta a Corrupção foi marcado com uma macha pelas ruas da cidade, até serem barrados por PMs da Tropa de Choque, que após alguns "arranhões" defronte a Prefeitura Municipal, permitiram a continuação da macha até o largo do Theberge. 



Durante o percurso, que veio logo atras do desfile das escolas da cidade, alguns civis entraram na frente do protesto barrando a passagem em frente a Prefeitura, com a chegada da policia, os ânimos acalmaram e, permitido a continuação do protesto, a prefeitura encontrava-se de portas fechadas. No Balão dos fogos do Senhor do Bonfim foram dadas as palavras finais.



O dia do Basta a Corrupção em Icó teve como missão a implementação de empresas para gerar empregos, funcionamento do perímetro irrigado Icó - Lima Campos, investimento amplo na educação, saúde e lazer para os jovens(esporte, artes, etc), valorização dos profissionais que trabalham para o município e valorização dos trabalhadores rurais.


O dia do Basta a Corrupção aconteceu exatamente no dia que marca um mês da realização das eleições municipais, quando mais de cinquenta e dois mil eleitores icoenses estarão aptos a sufragar seus votos para prefeito municipal e vereadores.

Veja as fotos em nossa Galeria.