20 de abril de 2016

O desafio da verdadeira Liderança.

Por Andreia de Lima Brito

Liderar pessoas é um desafio que requer competências específicas, entusiasmo e muita responsabilidade. O líder deve ser uma referência para seu time, os representando em qualquer situação, nos momentos bons e principalmente nos mais difíceis.

Ser líder envolve dedicar mais do seu tempo. Não apenas para alcançar os resultados mas para desenvolver as pessoas ao seu redor. Esta aí o “x” da questão, pois nem todos estão dispostos a se dedicar aos outros e ainda cumprir as metas impostas. O verdadeiro líder forma novos líderes.

Algumas pessoas já nascem com características de liderança, principalmente porque possuem facilidades de comunicação, habilidades de negociação e capacidade de influenciar pessoas. Mas, a liderança pode ser desenvolvida.

Dentre as exigências para tornar-se um líder destacam-se a dedicação, autoconfiança e qualificação. Dedicar-se envolve abrir mão dos desejos individuais, é doar-se em prol da equipe. Líder é aquele que inspira o melhor que há em nós.

A autoconfiança é saber reconhecer os talentos ao seu redor e delegar as atividades de acordo com as habilidades de cada um. É arriscar e tomar as decisões no momento certo, consciente de que independente do resultado o líder assumirá os riscos.

Para a qualificação é necessário dominar os processos da sua área de atuação e passar convicção em tudo que faz. O aprimoramento constante envolve muito estudo. Não é simplesmente a graduação, é continuar com cursos de aperfeiçoamento e especializações na área.

O caminho é árduo mas os resultados alcançados e o legado deixado são as maiores satisfações do líder. Como percebido, não se alcança esse objetivo do dia para a noite. São passos dados diariamente com respeito, ética profissional e paixão pelo que faz. Quem não quer “ser” ou “ter” um líder inspirador? Desafie-se. Seja esse Líder!

Nenhum comentário:

Postar um comentário