10 de setembro de 2013

Música é alternativa de jovens de escola pública em Ipueiras - Matéria do Diário do Nordeste

Em menos de um ano de existência, banda formada pelos próprios alunos compôs hino da escola.
Ipueiras
- CE. Prestes a completar seu primeiro ano de funcionamento, a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Dario Catunda Fontenele já possui a banda Protagomusic, formada por 24 alunos ente 15 e 17, que escreveram e compuseram o hino da escola. Inaugurada em maio de 2012, a EEEP possui, agora, primeiro e segundo ano do Ensino Médio e a banda faz parte do projeto interdisciplinar que ocorre em todas as escolas profissionalizantes estaduais.
Alunos da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Dario Catunda Fontenele formaram a Protagomusic, em uma atividade interdisciplinar. A ideia é consolidar a banda, transformado-a em orquestra FOTO: JESSYCA RODRIGUES
De acordo com o diretor, Régis Soares, apesar de toda EEEP ter obrigatoriamente o projeto, as disciplinas escolhidas para estudo são individuais de cada uma, sendo as aulas de Música e Metodologia do Trabalho Científico as escolhidas da instituição de ensino. "Na nossa escola, queremos colocar a música e a banda de modo diferenciado, não apenas como um complemento da aula de artes".

Ele conta que o interesse dos alunos começou logo no primeiro dia de aula, com a apresentação do professor de artes, Uérique Barbosa. Ele já participou de uma banda, e tocou saxofone no dia da posse do diretor. Foi então que o professor começou a procurar alunos interessados em música, encontrando inicialmente cinco. Eles tocam instrumentos de sopro, corda e percussão e têm várias músicas no repertório, já tendo quatro apresentações prontas além de terem escrito e composto o hino da escola, que deverá ser apresentado à cidade no dia 7 de maio.

Régis diz que além das apresentações internas, a banda também já participou, no ano passado, da Feira Estadual de Ciências, e deve se apresentar esse mês em Nova Russas. "Fomos convidados para esse evento, onde estará presente o governador", completa. Uérique coordena hoje um grupo de 24 alunos que deve continuar crescendo, caso a solicitação de instrumentos feita à Secretaria de Educação do Estado (Seduc) seja atendida. Segundo ele, é possível que o grupo chegue a 40 alunos e seja montada uma orquestra. Idealizador das aulas de música, ele afirma que a maior dificuldade é a falta de instrumentos.

Horário de aula
Ele ressalta que os encontros são normalmente as sextas, na hora do intervalo para o almoço, duram cerca de 40 minutos e nunca ocorrem fora do horário letivo. "Como somos uma escola de tempo integral, preferimos usar um intervalo, nunca folgas, fins de semana ou feriados. A diretoria disponibilizou uma sala e algum material que pôde ser repassado de imediato", observa.

O repertório dos alunos é composto principalmente de músicas populares, tendo sido as obras de Luiz Gonzaga as primeiras apresentadas. "Temos também Michael Jackson in Concert, The Fevers e Reginaldo Rossi, isso tentando atender a todos os gostos", diz Uérique.

Os instrumentos usados são principalmente do professor ou emprestados pela Prefeitura de Ipueiras, embora alguns alunos possuam baixo ou guitarra. "Aqui eles tocam percussão, clarinete, saxofone, baixo, guitarra, trompete, flauta doce. Hoje, temos cinco clarinetistas, dois saxofonistas, sendo um tenor e um alto, três trompetes, dois sax trompa, quatro guitarristas, mas apenas uma guitarra, e um baixista. Na parte de percussão temos sete percussionistas tocando zabumba, triângulo, tarol, pratos e panderol", enumera o idealizador das aulas.

Existe ainda o subgrupo de flauta doce, instrumento escolhido devido ao seu preço acessível. 13 alunos compõem esse subgrupo e Uérique diz que, dentro do requerimento, está o pedido de flautas profissionais.

Carência
Além da falta de instrumentos, a banda tem que lidar ainda com ausência de equipamentos de sonoplastia e estantes para partituras. "Claro que os instrumentos são nossa prioridade, mas nós realmente não temos nada que pertença à escola, sendo que sempre que precisamos, temos que pedir emprestado".

A ideia do professor é que seja montada a Orquestra Sinfônica dentro da disciplina de Arte e Educação e segundo ele, o que não faltam são alunos interessados. "Os instrumentos não são apenas para recreação, queremos a oportunidade de exercitar os talentos das crianças e nos apresentar em outros locais".

O aluno Jânio de Sousa Ferreira foi um dos cinco iniciais e hoje toca saxofone, clarinete guitarra, atuando principalmente no sax tenor. Ele conta que quando viu o professor tocando sax na inauguração, foi atrás dele imediatamente. "Música é a minha vida, desde os cinco anos de idade exercito isso, e meus pais, assim como toda minha família, me dá um grande apoio. Mesmo com todas as dificuldades, tocar com o pessoal tem sido uma das minhas melhores experiências".

Mais Informações
Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Dario Catunda Fontenele.
Banda Protagomusic.
Fonte: Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário