8 de setembro de 2013

Qual o valor da experiência: Olhar panorâmico sobre as manifestações ocorridas no Brasil

Se entendermos que a experiência pode se dar em diversos espaços de produção da vida, o dia 13 de junho de 2013 talvez tenha sido o dia de maior expressividade no processo de produção de consciência de classe por parte dos brasileiros.
Neste dia 13, o que deveria ser mais uma manifestação contra o aumento da passagem de ônibus e melhorias nas condições do transporte público de São Paulo tornou-se um marco desencadeador de um movimento nacional com uma pauta muito maior do que apenas a redução da passagem. Tornou-se um movimento de pessoas em busca de um País melhor.
Tomando como ponto de partida nosso olhar sobre São Paulo, podemos perceber que o maior ganho foi o da experiência. Se no primeiro momento a população se colocou contrária à ação truculenta da polícia paulista para impedir a caminhada dos manifestantes que buscavam a redução do valor da passagem, com a intensificação das manifestações no Brasil, houve uma ampliação na pauta de reivindicação junto ao poder público instituído.
Neste caso, podemos inferir que a experiência de se colocar em movimento permitiu a abertura da discussão para todos os indivíduos envolvidos, direta ou indiretamente, na busca por um Brasil melhor. Com isso, compactuamos com Thompson ao destacar que “ [...] a consciência de classe é a forma como essas experiências são tratadas em termos culturais: encarnadas em tradições, sistemas de valores, ideias e formas institucionais” (THOMPSON, 1997, p. 10).
Enfim, o 13 de junho passou de um espaço de reivindicação com viés apenas econômico para um espaço de reivindicação e tencionamento amplo, destinado a cobrar do poder público atendimento às necessidades das diversas dimensões da produção da vida humana.

Túlio Marcos 
Professor.

2 comentários: