5 de setembro de 2013

Como aulas práticas de física podem mudar o aprendizado do alunado.


As disciplinas da área de ciências exatas já foram consideradas as grandes vilãs da trajetória escolar. Hoje, os alunos não devem ter tantos motivos para morrer de medo de física e matemática. Com o objetivo de conquistar os jovens - e evitar calafrios cada vez que for necessário fazer um cálculo -, nós, professores devemos buscar maneiras diferentes de trabalhar o conteúdo. O segredo, dizem, está na abordagem: nada de decorar fórmulas. É precisocompreender aquilo que está na lousa. Melhor ainda se, depois da tradicional explicação, for possível transformar a teoria em prática.
Incentivar a participação em eventos e competições ligados à matemática e à física é uma estratégia de muitos professores para conquistar os alunos. Promover aulas de preparação para competições nas duas disciplinas é de bastante interesse, pois o conteúdo abordado é o mesmo do ensino médio, mas as olimpíadas exigem que o aluno pense soluções diferentes para o mesmo problema.
Conseguir resolver problemas mesmo sem ter decorado a fórmula, só acontece se o mesmo entender o motivo de essa fórmula existir e de onde ela vem, para tanto é necessário, boas explicações e aulas práticas e eficientes.
Mesclar diferentes técnicas de ensino é uma boa opção para professores que querem tornar as aulas mais atrativas. Para mim, devemos considerar aspectos sociais e culturais do aluno, o que pode ajudar na hora de planejar os encontros.
As novas gerações estão atentas à internet e outras novas tecnologias, e o professor deve estar aberto a trabalhar outras modalidades de ensino. É interessante trabalhar com um currículo atualizado, bons livros didáticos e práticas que sejam enriquecedoras e proporcionem um ambiente de descoberta.
A resolução de problemas ajuda muito o aluno a despertar para aquilo que o professor está falando, porque ele percebe que pode utilizar aquilo na vida dele, e não apenas no ambiente escolar, mas as aulas práticas os levam a observar a matéria acontecer, deixando-os mais empolgados.
No caso da disciplina de física, o laboratório deverá receber os alunos na hora de fazer experimentos que ilustram o conteúdo ensinado. No semestre passado, as turmas de segundo ano estavam estudando calorimetria. Fomos para o laboratório fazer experimentos de medição de temperatura. Usamos termômetros, falamos sobre transformação de escalas termométricas. Depois, eles criaram suas próprias escalas e, a partir delas, mediram a temperatura de seus corpos.
Mas esse tipo de prática nem sempre é possível, já que alguns experimentos são muito complexos para o ambiente escolar. Ainda assim, garanto que os diferentes métodos resultaram na melhora do desempenho das turmas. Eles ficaram mais interessados. As perguntas ficaram melhores, o que mostra que eles estão entendendo a matéria.

Um comentário:

  1. Professor, gostaria de sugestões de experiências que podemos trabalhar nas 3 séries do ensino médio para que as aulas sejam mais atrativas e despertem em nossos alunos maior interesse pela matéria.

    ResponderExcluir