5 de setembro de 2012

Segundo pesquisa Marcos Nunes sai na frente em Icó!

Parte da capa do Jornal Diário do Nordeste.


A pesquisa Ibope, encomendada pela Editora Verdes Mares, divulgada nesta quarta-feira [5] no jornal Diário do Nordeste, mostra a liderança do candidato Marcos Nunes [PMDB], com 52%.

O postulante ao Palácio da Alforria pela oposição, Jaime Júnior [DEM], aparece com 39%. Foram entrevistados, nos dois primeiros dias de setembro, 301 pessoas.

Apesar da significativa diferença entre os candidatos, 13 pontos percentuais nos números consolidados, é importante destacar um item da pesquisa que pode mudar a diferença.

No Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais [PesqEle] do Tribunal Superior Eleitoral [TSE], o Ibope informou que a margem de erro da pesquisa era de seis pontos, para mais ou para menos. A alta taxa de margem de erro pode tornar uma distância que seria maior em menor e vice-versa.

A título de exemplo, a margem de erro pode colocar Marcos Nunes com percentual ocilando entre 46% e 58% e Jaime Júnior entre 33% e 45%. A distância que separa o democrata do peemedebista, que é de 13 pontos na consolidada, pode chegar a 25% ou mesmo 1%, o que dá praticamente o empate técnico

Então, teremos:


Nos dados trazidos abaixo, o candidato pelo PMDB e atual prefeito de Icó, apresentou 52% das intenções de voto seguido pelo ex-prefeito Jaime Júnior, da coligação "Mudança com honra e coragem". com 39%.

Ainda conforme a pesquisa do Ibope, brancos ou voto nulo somaram 3%, enquanto 6% não souberam ou não preferiram responder. Os números dizem respeito ao estimulado, quando são citados os nomes dos candidatos.

Na pesquisa denominada de espontânea, quando não há citação de nomes, os candidato Marcos Nunes também tem 52% das intenções de voto e Jaime Júnior também fica com 39%. Outros 4% dizem que tem a intenção de votar em branco ou anular o voto e 5% não souberam ou não opinaram.



REJEIÇÃO - Outro dado importante em uma pesquisa e em Icó, aliada à margem de erro alta é a rejeição. Os dados apontam a rejeição maior do candidato Jaime Júnior [45%] frente a Marcos Nunes [39%]. Entretanto, mais uma vez reportando aos seis pontos para mais ou para menos, ambos se colocam em empate técnico, o que apontam uma escolha acirrada.

Os entrevistados que declaram poder votar em qualquer candidato somam 8%, enquanto 9% não sabem ou não respondem. Nesse caso, o entrevistado poderia citar mais de um candidato.



AVALIAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO - Além dos números concernentes ao pleito eleitoral de 7 de outubro, foi avaliado a administração do prefeito Marcos Nunes, que assumiu o Palácio da Alforria em 2009.

O trabalho do atual prefeito é considerado ótima ou boa por 49% dos entrevistados; regular para 21% e como ruim ou péssima por 26% dos eleitores. A atual administração é aprovada por 56% dos eleitores icoenses, contra 38% que a desaprovam.

PROBLEMAS -
 O principal problema da cidade, apontado pela pesquisa é a saúde pública, citada por 88% dos que foram entrevistados. A educação é o segundo grande problema de Icó, 56% dos eleitores citaram-na seguida da falta de calçamento nas ruas e avenidas da cidade. Esses percentuais, diz o Ibope, correspondem à soma das três áreas que os entrevistados poderiam mencionar.

44% dos eleitores de Icó disseram estar muito interessado nesta eleição municipal, Tem interesse médio com a disputa um total de 33% do eleitorado e apenas 16% dos entrevistados disseram ter pouco interesse.



Nenhum comentário:

Postar um comentário