15 de maio de 2013

Projeto de Lei na Assembleia denomina de José Nildomar Pontes a futura UPA de Icó.





Um dos quatro projetos que começaram a tramitar na Assembleia Legislativa do Ceará no último dia 2 de maio, o Projeto de Lei nº 88/13 nomeia de José Nildomar Pontes a futura Unidade de Pronto Atendimento [UPA] do município de Icó.

Uma importante obra federal, que deve ser iniciada ainda em 2013 será a da  Unidades de Pronto Atendimento [UPA] 24 horas. Os recursos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento [PAC 2].

A Unidadede Icó é a de porte I, que terá a estrutura para o atendimento de 5 a 8 leitos de observação. A população abrangida será de 50 mil a 100 mil habitantes. A UPA integra a Política Nacional de Urgência e Emergência e visa prestar atendimento de média complexidade, como vítimas de acidentes e problemas cardíacos, e contribuir para desafogar as urgências dos hospitais do SUS, no caso o Hospital Regional de Icó.

De iniciativa da deputada estadual Fernanda Pessoa [PR], a proposição foi lida no Plenário e seguiu para análise da Procuradoria da AL-CE. Na sequência, o PL segue para as comissões técnicas da Casa. Se aprovadas, serão encaminhadas para votação dos deputados e sanção ou veto do Governo Estadual. 

Veja abaixo o conteúdo do Projeto de Lei.


PROJETO DE LEI N.º 88/2013

DENOMINA JOSÉ NILDOMAR PONTES A UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO – UPA, DO MUNICÍPIO DE ICÓ – CE.
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º – Fica denominado de a Unidade de Pronto Atendimento José Nildomar Pontes – UPA do Município de Icó-Ce.
Art. 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
FERNANDA PESSOA
DEPUTADA
JUSTIFICATIVA
José Nildomar Pontes, nascido no dia 25 de abril de 1939, na cidade de Ipu-CE, filho de José Osmar Pontes e Maria do Carmo Soares Pontes.
Estudou no Liceu em Fortaleza. Foi aprovado no curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), mas não satisfeito, foi aprovado no vestibular de Medicina graduando-se em 1969 e no mesmo ano casou-se com Maria do Amparo Pontes, dessa união nasceu sua filha, Katharine Pontes.
Antes de ser graduado em Medicina pela UFC, foi aprovado em concurso público do Governo do Estado do Ceará para o Cargo de Professor.
Em 1970, foi convidado pelo Dr. Quilom Peixoto para trabalhar no seu hospital, e no mesmo ano mudou-se para Icó. Filiou-se ao LIONS e foi presidente por vários anos. Neste período, fundou o LEOCLUB, trabalho comunitário em prol dos pobres. Com esse trabalho, ajudou de forma significativa na educação e na saúde dos jovens carentes.
Na cidade de Icó, Dr. Nildomar colaborou nas festas do Senhor do Bonfim, como, na confecção do carro andor, em que foi pioneiro. Durante toda sua vida, usou a medicina como forma de ajudar os mais necessitados.
Em 1974, por decisão própria, montou sua própria clínica e iniciou a construção do seu hospital, que era o seu maior sonho.
Através do seu grandioso trabalho, foi reconhecido e convidado pelo Ministro de Minas e Energia, Cesar Cals, a ser candidato a prefeito de Icó. Em julho de 1981, recebeu a visita do Ministro com um grande jantar, no Cabana Club Icó, onde sua candidatura foi oficializada. Dez dias depois, precisou viajar até Ipú e na estrada de ida, sofreu um trágico acidente de carro.
Imediatamente, foi para Fortaleza e devido a gravidade do acontecido, foi encaminhado para São Paulo, onde ficou hospitalizado por 70 dias. Ficou sem o movimento do corpo por conta de uma fratura no pescoço. Porém, a sua morte, dia 9 de outubro de 1981, foi causada por enfarto.
FERNANDA PESSOA
DEPUTADA

Fonte: Icó é Notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário