13 de setembro de 2012

Como Organizar de forma simples um Projeto de Pesquisa para uma Feira de Ciências


 A melhor maneira de se aprender alguma coisa é praticando, mesmo que algo saia errado. Ler bons livros, revistas, assistir sempre as aulas de ciências com atenção, participar de eventos em outros colégios ou instituições nos fornecem um vasto conhecimento, mas só conseguimos aprender verdadeiramente quando colocamos em prática os conhecimentos adquiridos. Eu sempre digo que devemos fazer seja certo ou errado, isto quer dizer que se for certo ótimo, nota 10, se for errado aprendemos a não mais errar, portanto devemos sempre ser ousados pois, a palavra experimentação na ciência já diz tudo. Quantos experimentos foram feitos sem êxito até que se chegasse à cura de uma determinada doença ou a descoberta de um determinado medicamento ou equipamento.

Para realizar um experimento devemos ter as mesmas responsabilidades que um profissional da área científica, ou seja:
  • Organizar.
  • Observar.
  • Pesquisar.
  • Investigar.
  • Adotar critérios para a pesquisa utilizando a ética.
  • Experimentar e validar resultados das fases do experimento.
  • Garantir total segurança e qualidade durante a elaboração da pesquisa.
  • Fazer uma boa apresentação da conclusão do experimento.
Todos esse itens citados anteriormente devem ser seguidos com cuidado e atenção, pois, os resultados de seu experimento ou pesquisa poderá ser observado por profissionais do ramo científico podendo futuramente abrir portas para uma brilhante carreira chegando a realização pessoal e profissional.

A exposição de um determinado experimento ou pesquisa em uma feira de ciência escolar apresentado com muita organização, um interessante material visual e escrito pode transmitir muitas informações para profissionais da área científica que assimilam tudo, bem como para as demais profissões menos especializadas que sempre encontram alguma coisa de interessante para enriquecer seu conhecimento.

Hoje em dia quase todas as instituições de ensino fazem uso das “Feiras de Ciência” onde, não podemos negar, são divulgados vários experimentos estimulando com isso o intercâmbio de conhecimentos entre instituições escolares e em conseqüência o progresso na área científica incentivando o jovem estudante, bem como fazendo-se valer de um instrumento educativo de alto nível de rendimento escolar. Muitos profissionais da área buscam nessas feiras resultados para problemas através das técnicas apresentadas nos trabalhos dando assim oportunidades de crescimento aos expositores que mais se destacam.

A cada ano que passa os alunos se aprimoram mais até chegar ao primeiro lugar na apresentação de pesquisa em uma feira de ciência, por isso não desanime, não se deve desistir e sim adquirir experiência e procurar melhorar identificando erros e caprichando mais para o próximo ano e a próxima feira.

Vamos Elaborar um Projeto de Pesquisa Científica?

Primeiro Ponto:

Vamos precisar de tempo (não esquecendo das outras obrigações), espaço para o desenvolvimento da pesquisa, esforço físico e mental, um profissional científico caso se precise de alguma orientação e algum dinheiro (se necessário).

Tenha sempre a mão uma caderneta de anotações, anote tudo, qualquer detalhe, idéias momentâneas, sugestões, tipo de material observado em algum local, endereços de profissionais etc. Tudo, tudo deverá ser anotado isso poderá ser mais tarde um dos pontos para o fechamento de uma pesquisa. E não devemos esquecer que para garantir a qualidade e validação do experimento tudo deverá estar anotado.

Segundo Ponto:

Escolher um tema que não seja muito comum. Tente escolher algo novo para estimular seu raciocínio e não parecer rotina, mas, também não se empolgue muito escolhendo temas mirabolantes que não se consiga chegar a lugar algum com êxito. Lembre-se de que você é um estudante e não um cientista com uma vasta bagagem profissional, materiais, equipamentos e toda uma equipe de apoio. Você deve dar um passo atrás do outro, sem tropeços e caídas, pois é devagar que se vai longe. Ouse, mas saiba dosar essa ousadia. De preferência a escolha de um tema que possa abrir pesquisas para os anos seguintes. Peça a ajuda de seus professores, discuta seu projeto de pesquisa com eles.

Terceiro Ponto:

Após a escolha do tema, listar todas as necessidades de serviços para elaboração da pesquisa. Como exemplos podemos citar:
  • Biblioteca
  • Marcenaria
  • Eletrônica
  • Vidraçaria
  • Gráfica
  • Informática
  • Oficina de pintura
  • Mecânica
  • Serralheria
  • Outros serviços.
De posse de uma caderneta de anotações, fazer contato com os profissionais dos serviços necessários e avaliar os custos. Tente fazer parcerias. Quanto mais parcerias conseguir, mas baixo ficará o custo do projeto de pesquisa. Para conseguir uma parceria deve-se conversar com o profissional do serviço e explicar o objetivo do projeto bem como a que se destina e onde será apresentado solicitando sua ajuda, seja da mão de obra ou até mesmo do material, que muitas das vezes é mínimo, para elaboração do projeto em troca de espaço para um agradecimento ao estabelecimento bem como uma propaganda do serviço prestado. A humildade é uma das pernas da sabedoria. Tente também uma parceria com um colega de colégio. Duas cabeças pensam melhor que uma e assim sucessivamente, mas, lembre-se para elaboração de um projeto precisamos de parcerias de qualidade e não de quantidade. Com muita educação podemos conseguir ótimos parceiros.

Quarto Ponto: 

Após o contato com o prestador de serviço, listar todos os materiais necessários para elaboração do projeto. Como exemplo citaremos:
  • Madeira
  • Vidro
  • Ferro
  • Papel
  • Fios
  • Plástico, dentre
  • outros.
Lembre-se que, o profissional dos serviços solicitados, não pode elaborar seu projeto, o autor é você. Você terá que aprender a manusear equipamentos como furadeiras, chave de lenda, martelo etc. Se não souber, peça ajuda de um adulto. Você deverá conversar com seus pais para assegurar uma excelente ajuda principalmente no que diz respeito ao financeiro e local para o desenvolvimento do projeto.

A primeira vez tudo parece confuso e por vezes pensamos em desistir, mas tudo isso é fruto da inexperiência a medida que vamos vendo a pesquisa se desenvolvendo vamos nos sentindo importantes e deslumbrados em chegar logo às conclusões.

Vamos Planejar agora a Exposição de sua Pesquisa?


Tudo deve estar do jeito que o visitante gosta de ver, porque exposição é tudo aquilo que o público verá. Para isto existem dois pontos muito importantes para o planejamento da exposição, que são: a organização e a limpeza.

Organização

1. A organização do painel de apresentação deve fazer sentido para os visitantes que nunca viram seu projeto e muitas das vezes desconhecem o assunto. Siga os tópicos do painel.

  • Título – O título do trabalho deve ser bem curto, simples mas que prenda a atenção dizendo diretamente do que se trata o projeto.
  • Autores – Nome do autor ou autores do trabalho.
  • Subtítulo – É simplesmente o resumo da pesquisa, sem muita embromação.
  • Dissertação – É a explicação da pesquisa propriamente dito, seja bastante claro, explique suas hipóteses, métodos utilizados e dados obtidos.
  • Conclusão – Deve ser o mais clara possível para que todos compreendam.
  • Ilustrações – Devem estar embutidas no trabalho a medida em que se vai dissertando a pesquisa, quanto mais melhor, procure colocar cores fortes para chamar atenção dos visitantes.
  • Bibliografia – Deve ser citada toda a bibliografia utilizada nas pesquisa bem como seus autores.
  • Agradecimentos – Reservar um espaço para citar o nome dos estabelecimentos e das pessoas que colaboraram de alguma forma com o sua pesquisa.
2. Elaboração de folhetos explicativos sobre a pesquisa. Esses folhetos são muito importantes e devem ser distribuídos aos visitantes para que eles tomem conhecimento do que se trata a pesquisa. No ato da entrega deve-se falar somente o necessário, pois o visitante tem muito o que ver na feira e a partir do terceiro stand não se recordará mais do que você explicou e tenha certeza que, se houver interesse, ele voltará. Neste folheto deve conter uma síntese breve sobre a pesquisa, uma introdução com informações básicas, o material e a técnica utilizada, alguns dados obtidos, a bibliografia, os agradecimentos e a identificação do(s) autor(es) com um meio de comunicação com os mesmos no caso de algum visitante se interessar pela pesquisa ou até mesmo tirar dúvidas sobre a mesma.

3. Fazer a apresentação através de amostras do objeto da pesquisa, aparelhos e equipamentos que demonstrem claramente o projeto prendendo, assim, a atenção do visitante.

4. Fazer a escolha do local onde ficará sua exposição é muito importante, escolha sempre um local significativo e de trânsito direto do visitante.

5. Sua aparência também é bastante importante, os cabelos devem estar penteados, as roupas bem arrumadas e ainda podemos citar algumas formas de uma apresentação pessoal para todo o grupo de expositores. 
  • Camiseta com o logotipo da feira.
  • Cracha de identificação para os expositores.
  • Uniforme da instituição bem impecável. 
  • Jalecos com o logotipo da instituição.
  • Bonés com o logotipo da instituição ou da feira, dentre outros.
6. A pesquisa poderá ser exposta de uma maneira bem simples, torno a repetir, o que interessa é um conteúdo interessante com uma apresentação organizada. Sobre uma mesa, como mostra o exemplo abaixo, use uma estrutura de papelão ou compensado fino para fixar o material descrito antes e os equipamentos que ficarão expostos sobre a própria mesa. A partir desta apresentação pode-se ter idéias de outras mais sofisticadas depende do espaço físico a que se tem direito para expor a pesquisa, dos recursos adquiridos através das “parcerias” ou do recurso financeiro de cada expositor. Caso você venha a ganhar o primeiro lugar este “stand” poderá, quem sabe, ser montado e desmontado por várias vezes em várias exposições, por isso, faça-o com capricho para que não se estrague com facilidade, utilize dobradiças para fecha-lo ao invés de desmonta-lo todo.Citarei logo abaixo alguns materiais necessários para montagem do “stand” .
  • Papelão ou compensado
  • Fita crepe
  • Fita dupla face
  • Cartolina colorida
7-Agora, mãos a obra tudo depende de você e do seu lado criador e cientista. A força de vontade e a ousadia caminham junto com a realização pessoal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário