18 de março de 2013

Antes de concluir graduação, jovem é aceita para doutorado em Harvard, nos Estados Unidos.


Fernanda Ferreira, 23 anos, receberá uma bolsa do programa de doutorado de Harvard durante o tempo que permanecer nos Estados Unidos
Mesmo sem ter concluído o curso de ciências biológicas da Universidade de Brasília (UnB), a estudante Fernanda Ferreira, 23 anos, foi aceita para fazer doutorado na Divisão de Ciências Médicas da Universidade de Harvard, em Boston, nos Estados Unidos. Participante do programa de Iniciação Científica da UnB, ela se inscreveu para o doutorado na universidade mais prestigiada do mundo para aprofundar seus estudos em virologia.
“A UnB tem uma estrutura excelente em pesquisas com plantas, mas eu gostaria de trabalhar com os vírus humanos, e Harvard dispõe de mais de 50 professores que pesquisam esses vírus. Foi isso que me chamou a atenção e me fez tentar o doutorado por lá”, disse a jovem. Ela deve ficar de cinco a sete anos em Boston. Durante um ano e meio, passará por três laboratórios diferentes antes de escolher um para trabalhar. A viagem está marcada para setembro.
A viagem está marcada para setembro. Antes de embarcar, Fernanda vai concluir o bacharelado em março e a licenciatura em julho.
Alfabetização em inglês
Para conseguir a vaga, Fernanda passou por uma lista extensa de testes. . Além das cartas de recomendação de professores, ela precisou justificar a escolha pela universidade num texto e passar em provas de proficiência em inglês (Toefl) e o Graduate Record Examinations (GRE) que testa o conhecimento matemático e de inglês. Em dezembro, ela foi convidada para um final de semana em Harvard. Fernanda voltou ao Brasil no dia 28 de janeiro, depois de passar por seis entrevistas, cada um com cerca de 40 minutos, com professores do programa de Virologia da Harvard.
Um fator ajudou Fernanda foi ter sido alfabetizada em inglês. Até os cinco anos, a aluna da UnB morou no Canadá, onde seus pais fizeram doutorado em Geologia. “Depois, vim para Brasília. Passei seis meses numa escola brasileira sem falar uma palavra de português e fui pra Escola Americana onde terminei o ensino médio, antes de vir para a UnB”, afirmou.
Fernanda receberá uma bolsa do programa de doutorado de Harvard durante o tempo que permanecer nos Estados Unidos. Periodicamente, um comitê composto por professores da universidade americana avaliará o desempenho da aluna. “Quando eles considerarem que tanto a pesquisa quanto o pesquisador estão prontos, me darão a permissão para apresentar uma tese. Devo publicar uma tese e uma compilação de artigos que escreverei ao longo dos próximos anos”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário