29 de junho de 2013

É hoje, o "Arraiá do Cumpadi Zé Walfrido"!!! Vamos todos!!!!!



Até que enfim chegou o São João...
A nossa festa já é uma tradição...
Tem alegria, festejo e empolgação...
Vamos juntos comemorar o nosso São João!

Na EEEP Dep. José Walfrido Monteiro, a partir das 19 horas!!

Após pressão, prefeitura volta atrás e cancela o corte de 40% de salários dos professores de Juazeiro do Norte - CE

Menos de um mês após tirar dos professores  da rede municipal uma gratificação que corresponderia a 40% dos salários, a prefeitura de Juazeiro do Norte (a 548 km de Fortaleza) não resistiu à pressão popular e voltou atrás. 
Normando Sóracles/Agência Miséria
Na verdade, aquele choro veio depois de um grito e foi antes da votação. Foi uma forma de desabafar o que estava sentido e via naquele momento. Estávamos passando uma pressão muto grande. A polícia já tinha soltado spray de pimenta, e eu tinha de desabafar de algum jeito

  • 'Foi revolta', diz professora que virou ícone da redução de salário no CE
Nesta sexta-feira (28), após reunião com a categoria e o MP-CE (Ministério Público do Ceará), a prefeitura anunciou a recomposição dos salários, na forma como era anteriormente. 
"Nós assinamos um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o MP, e vamos encaminhar uma nova uma mensagem ao Legislativo para algumas alterações do plano", disse a procurador do município, Mariana Gurgel, que representou a prefeitura no encontro.
Segundo ela, com o TAC, os 40% de gratificação volta aos vencimentos dos professores. "Na verdade nunca houve desconto. "Nós tínhamos incorporado 10% da gratificação aos salários. Com essa nova mudança, permanecerá os 40% de gratificação à regência para professores em sala de aula ou do suporte pedagógico. Os professores de área administrativo não receberão", disse. 
Com a decisão, os professores também decidiram encerrar a greve que durou 17 dias. As aulas devem voltar à normalidade na próxima segunda-feira (1º).
Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Marcelo Alves, a nova decisão da prefeitura foi uma "grande vitória" do movimento sindical e popular do Juazeiro do Norte.
"Nós conseguimos que ele voltasse atrás quase que totalmente na mudança do nosso PCCR, que reduzia o salário, mas também nos tirava direitos", disse.
Segundo Alves, com a decisão, a greve está suspensa até o dia 31 de julho. "As aulas serão retomadas, mas demos um prazo de um mês para que a prefeitura envie e a Câmara aprove as mudanças acertadas no TAC. Caso isso não ocorra, retomaremos a greve", afirmou.

O corte

Os professores da rede municipal de Juazeiro do Norte tiveram seus salários reduzidos em até 40%, aumento na carga horária, além de outras mudanças regidas no PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração), aprovado no último dia 6 pela Câmara de Vereadores. 
A sessão foi marcada por protestos dos professores. Após a aprovação, houve uma comoção municipal e foi criado um movimento pedindo a recomposição salarial dos professores.

20 de junho de 2013

Desenvolvimento chegando no Icó!

A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Icó, começa a receber seu material de trabalho. 




Breve o transito nos eixos!! Pelo menos eu espero!!!


De Icó na Rede.

Olimpíadas Escolares movimentam a EEEP Dep. José Walfrido Monteiro.


OBF - Olimpíada Brasileira de Física.

80 alunos da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Dep. José Walfrido Monteiro foram aprovados para participar da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) 2013. 

Os estudantes que atingiram, na Prova da 1ª Fase, o número de pontos indicado abaixo estão automaticamente inscritos para a 2ª Fase da OBF 2013:


  • 1ª série: 7 (SETE) pontos– Ensino Médio (NÍVEL II)
  • 2ª série: 8 (OITO) pontos– Ensino Médio (NÍVEL II)

A OBF é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), que tem por objetivos: 


- despertar e estimular o interesse pela Física; 
- proporcionar desafios aos estudantes; 
- aproximar a universidade do ensino médio; 
- identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas. 



O Regulamento da OBF 2013, no item 4.1, assegura que:  a escola que participar da 1ª fase terá automaticamente inscritos para a 2ª fase todos os estudantes que atingirem o número mínimo de acertos estipulado pela Comissão da OBF. 

As provas da 2ª fase serão aplicadas no dia 10 de agosto de 2013, sábado, das 13h às 17h (horário local), nas sub-coordenações estaduais definidas por cada comissão estadual.


Confira as notas de corte no site http://www.sbfisica.org.br/v1/olimpiada/

OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

Nesta semana foi divulgada também a relação dos 19 alunos que irão fazer a 2ª Fase da OBMEP, a acontecer no mês de setembro deste ano.

A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. A OBMEP premiará alunos, professores, escolas e secretarias de educação. Essa premiação baseia-se exclusivamente no resultado das provas da Segunda Fase. Serão concedidas 500 (quinhentas) medalhas de ouro, 900 (novecentas) medalhas de prata, 3100 (três mil e cem) medalhas de bronze e até 46.200 (quarenta e seis mil e duzentos) certificados de Menção Honrosa.

OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Foi divulgada também os melhores alunos na OBA 2013, na ocasião, gostaríamos de destacar o aluno Vinicius Monte da Silva que conseguiu 6,5 na prova de nível 4, que provavelmente nos dará a honra de uma medalha oficial da OBA.


Parabéns, a todos os alunos participantes, pelo esforço e dedicação, e acreditamos que estes momentos fortalecem o desenvolvimento cognitivo nas disciplinas trabalhadas. Aproveitando para parabenizar também os professores, Túlio Marcos e Valdemiro Neto - Física, Fábio Máximo e Vânia Teixeira - Matemáticaque dedicaram seu tempo na realização das olimpíadas.

19 de junho de 2013

Movimento #AcordaBrasil em Icó!



PROTESTO PACÍFICO E SEM CARÁTER PARTIDÁRIO QUE OCORRERÁ NO DIA 21 DE JUNHO (SEXTA) A PARTIR DAS 16:OO HS NO LARGO DO THEBERG (PRAÇA DO FORRICÓ). LEVEM SEUS APITOS, CARTAZES, PANELAS E FAÇA BARULHO. PINTE A CARA E SAIA PARA LUTAR PELOS SEUS DIREITOS: EDUCAÇÃO, SAÚDE, CULTURA, CONTRA A CORRUPÇÃO... O EVENTO SERÁ PROMOVIDO VOLUNTARIAMENTE SEM VÍNCULOS INSTITUCIONAIS (MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL). 

QUEREMOS O POVO NA RUAS. ESPALHA AS BOAS NOVAS E VAMOS PRA RUA. 

ACORDA BRASIL E ICÓ ACORDOU TAMBÉM.


Fonte: Icó em Foco.

16 de junho de 2013

Dar o peixe ou ensinar a pescar? Bolsa Família Municipal.

Foi aprovado na noite desta quinta-feira(13), na câmara municipal de Icó, o projeto de lei que cria o "bolsa família municipal". Projeto polêmico, que foi motivo de muita discussão nas ruas de Icó.

O projeto é de autoria do palácio da alforria, de acordo com entrevista ao diário do Nordeste, o prefeito Jaime Júnior disse que que vai implantar o Bolsa Família Municipal, para atender aqueles que não estão assistidos pelo programa de transferência de renda do governo federal. “Será um projeto provisório até que a renda das famílias melhore”, disse Jaime Junior.

E vamos nós:

Sabemos que a renda do Icó, vem por meio dos aposentados e trabalhadores da prefeitura, e quem não é nenhum dos dois, tem que se contentar a "lojas de confecção" que pagam muito mal. 

Qual a solução para o crescimento da cidade?  A resposta é bem simples: Gerar emprego e renda! Daí vem o famoso adágio popular, Dar o peixe ou ensinar a pescar?

Assim como o Bolsa Família Federal, o municipal se trata de um repasse mensal em dinheiro, assim, muitos beneficiários podem se sentir estimulados a permanecer na condição em que se encontram para que continuem merecedores do benefício, como já acontece com o federal. 

Com certeza, os resultados seriam melhores se, concomitantemente à oferta de renda, houvesse oportunidades de trabalho com capacidade para emancipar as famílias assistidas.

Tá na hora de acordar e reivindicar os nossos direitos.

4 de junho de 2013

Docente da EEEP Dep. José Walfrido Monteiro é aprovado em DOUTORADO em Portugal.

O professor do curso técnico em aquicultura da EEEP Dep. José Walfrido Monteiro, o mestre Augusto Queiroz, foi aprovado para o DOUTORADO no exterior pela Universidade do Porto – Portugal que será financiada pelo Ciência sem Fronteiras.

O professor é ex-aluno da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE e foi professor do Centro de Estadual de Educação Profissional – CEEP – BA.

Em seu currículo consta ainda um Mestrado em Ciência Animal (Conceito CAPES 3) pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF e está em andamento sua pós-graduação MBA em Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental pela Universidade Castelo Branco, UCB – RJ.

Na ocasião gostaria de parabenizar meu colega de trabalho pela sua aprovação e dizer-lhe que a alegria da aprovação no Doutorado fique para sempre em você, para que a felicidade também contagie aqueles que da sua profissão se beneficiarem. O talento, a força de vontade e a persistência levaram você até onde estás. Esperamos que esta vitória seja o início de muitas outras conquistas. Pessoas grandes são aquelas que lutam por ideais, e hoje, Augusto Queiroz, você prova ser parte dessas pessoas. 

A sua conquista vai impulsionar outras buscas e abrir novos horizontes, sempre apontando para um futuro muito luminoso.  Os que você alcançou hoje é uma pequena parte do que você ainda pode conquistar com o seu talento.


Todos nos estamos muitos felizes com esse feito, agora é hora de Comemorar. Sabedoria, saúde, luz e muita paz no seu caminho e sua nova jornada, companheiro. Conte sempre com os amigos de hoje é sempre. 








3 de junho de 2013

Se toda a água da Terra coubesse em um balde de 10 litros, a água doce disponível chegaria a apenas 13 gotas

Você sabia que 97,5% da água do planeta Terra é salgada? Apesar de ser comum dizer que a Terra é o planeta água, apenas 2,5% desse recurso na Terra é doce – ou seja, pode ser usado para consumo próprio. Além disso, a maior parte dela está aprisionada em aquíferos subterrâneos e geleiras. Só 0,26% da água doce da Terra está em lagos, reservatórios e bacias hidrográficas, mais acessíveis ao homem e a atividades econômicas. Isso significa dizer que apenas 0,0065% da água na Terra é água doce disponível. Em resumo: se toda a água da Terra coubesse em um balde de 10 litros, a água doce disponível chegaria a apenas 13 gotas.

Além disso, o consumo dessas 13 gotas vem crescendo mais que o número de habitantes: no último século, a população mundial aumentou 3,6 vezes (de 1,65 bilhão para 6 bilhões de pessoas), mas o consumo de água cresceu dez vezes (de 500 km³ por ano para aproximadamente 5.000 km³ por ano).

Esta é uma das razões pelas quais a ONU indicou 2013 como o Ano Internacional da Cooperação pela Água .

E quais são alguns dos problemas relacionados à água, criados pelo o atual modelo de produção e consumo?