14 de junho de 2014

Alunos surdos da Escola Profissional ingressam no curso de Libras da UFC

Na última segunda-feira (9), três alunos surdos da Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Nogueira matricularam-se no curso de Letras-Libras da UFC. Segundo a professora Nadia Ribeiro, a EEEP Joaquim Nogueira é a única do Brasil a oferecer o curso técnico de Instrução em Libras, sendo esta turma a primeira do Estado. Os estudantes são: Juan Bandeira Arruda, Lethycia Jales e Kamila Raquel.

A professora, que também é intérprete em Libras, é colaboradora do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e atua na escola por meio da parceria entre o Instituto Centec e a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) na execução do programa Ensino Médio Integrado (EMI).

“Esta é uma grande vitória para nós, uma boa nova que eu gostaria de compartilhar com o mundo para ratificar a importância desse curso para os alunos e a comunidade como um todo. Agradeço também ao Centec visto que é ele quem provê nós profissionais, para atuar numa área tão gratificante, possibilitando momentos como esse”, declarou a docente.

A EEEP Joaquim Nogueira oferta, desde 2012, os cursos técnicos de Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais (TILS), para alunos ouvintes e surdos; e de Instrutor de Libras, preferencialmente para alunos surdos. Há um mercado de trabalho em expansão para tradutores e intérpretes de língua de sinais, bem como para instrutores de Libras, devido à crescente procura pelo aprendizado dessa língua por parte de profissionais da educação, de recursos humanos, do turismo e de outros campos de atuação.

O Centec é responsável, por meio de contrato de gestão com a Seduc, pela seleção, contratação e treinamento dos professores e assistentes das áreas técnicas que atuam nas Escolas Estaduais de Educação Profissional, contribuindo assim, para o alcance das metas do Governo do Estado e fortalecendo o ensino técnico e profissionalizante.

As Escolas de Educação Profissional começaram a ser implantadas em 2008. No momento, as 102 EEEPs reúnem 40 mil alunos, são 51 cursos técnicos em 77 municípios cearenses na Capital e no Interior. Até o final do ano, serão 140 escolas em todo o Estado. Atualmente, 1.159 profissionais atuam nas escolas profissionais por meio da parceria Seduc e Centec. Os 1.031 professores e 128 técnicos são responsáveis por ações de formação/capacitação, estágio e projetos.

O Centec realizou no dia 8 de junho - em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral - a prova de seleção para o banco de reserva de professores e técnicos das EEEPs, que contou com a participação de 1.313 candidatos. Destes, 120 foram isentos do pagamento de taxa de inscrição. O processo seletivo teve início em maio e o resultado final será divulgado dia 10 de julho. A relação dos candidatos aprovados na prova será divulgado na semana de 16 a 20 de junho.

Assessoria de Marketing e Comunicação do Instituto Centec

Nenhum comentário:

Postar um comentário