5 de novembro de 2013

De quem cobrar por iluminação pública? Prefeitura ou Concessionária de Energia?

Três comunidades no Ceará não têm serviço de energia elétrica. As comunidades ficam na zona rural de Jucás, Aiuaba e Quixadá. Nas três comunidades, 480 pessoas não têm iluminação pública e acesso a equipamentos movidos a energia elétrica, como geladeira e televisão.
No Ceará, o serviço de iluminação pública é de responsabilidade da Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce), e o serviço deve ter manutenção das prefeituras municipais, e os cidadãos podem cobrar do prefeito pelo serviço.
"Se reclamando junto à gestão regional, caso não seja atendido a contento, aí surge uma segunda opção, o cidadão pode buscar o Ministério Público e pedir para adotar medidas de gestão pública", explica o advogado Eginardo Rolim, da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará.
Segundo a Coelce, 98% do Ceará tem cobertura de serviço elétrico. Ela tem a obrigação de fazer a distribuição de energia elétrica e manutenção da rede. A prefeitura municipal é responsável pelo serviço de iluminação em cidade.
A iluminação é administrada com recurso da prefeitura ou com a taxa de iluminação pública, cobrada junto com a conta de energia mensal. A Coelce recebe o dinheiro da taxa de iluminação e repassa às prefeituras.
Fonte: g1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário