27 de setembro de 2012

Aula de Campo no Centro Histórico de Icó!

Nos dias 20 e 21 de setembro de 2012, os professores Jailma Batista e Marcio Greyk, estiveram a frente de uma aula de campo realizada no centro histórico de Icó com as turmas dos primeiros e segundos da manhã, da EEM Vivina Monteiro, onde na oportunidade os alunos conhecerem um pouco mais sobre a história de nossa cidade, e consequentemente sobre a importância de se preservar o nosso patrimônio histórico.
Durante a visita e aula os professores foram explicando sobre o que é patrimônio histórico material, ou seja o conjunto de edifícios, documentos, monumentos, fotos e outros objetos que pertencem a um lugar. São coisas que tem um valor histórico ou sentimental para a população de lugar ou região, pois se referem às origens e à forma que escolhemos para sermos lembrados.
Fez uma observação que antes eram consideradas patrimônio material somente coisas que faziam referências a pessoas com poder ou a tradição ligada ao colonizador português, como a Igreja da Matriz, Casa de Câmara e Cadeia, Sobrado Paroquial, Paço Municipal dentre outros. Hoje, essa visão já está mudando a partir de estudos mais recentes que estão preocupados em manter acesa a memória de pessoas comuns, suas experiências e sociabilidade.
Também destacou, ser importante que todos possam conhecer o que é educação patrimonial, e assim possam conhecer, o nosso patrimônio histórico, para que despertem o interesse à sua preservação, pois ser cidadão é ter direito à memória.

Confira as fotos na nossa galeria.