Depois de muita especulação, a Microsoft confirmou nesta quarta-feira (02/05) que vai descontinuar a marca Windows Live. O anúncio foi feito no blog Building Windows 8.
No entanto, os mais de 500 milhões de usuários que utilizam os serviços da marca não precisam se desesperar: os programas, que desde 2005 operam sob esse selo, continuarão ativos, com a diferença de que estarão mais integrados aos dois principais sistemas operacionais da empresa, o Windows e o Windows Phone. Além disso, amigos no Twitter, Facebook, LinkedIn e outras redes sociais estarão todos reunidos em uma só agenda, facilitando o contato com qualquer pessoa.
A mudança se dá por dois motivos: o primeiro é porque uma série de falhas foram apontadas por aqueles que usam o Live com frequência. Segundo o post no blog, embora alguns sejam líderes em mercados específicos, os serviços da marca sempre foram menos atrativos que os da concorrência quando o assunto é qualidade; isso tudo sem contar a variação de nomes que o Windows Live teve ao longo dos últimos sete anos, o que não ajudou muito a Microsoft a alavancar suas campanhas de marketing.
O segundo motivo é porque a Microsoft pretende interligar o Windows 8 e o Windows Phone a todos os outros serviços da empresa através da cloud computing, concretizando a ideia que antes foi pensada para o Windows Live: integrar e conectar os produtos em um único lugar.
Para solucionar esses problemas, a companhia declarou que, a partir de agora, os serviços-chave serão independentes, mas ao mesmo tempo conectados aos sistemas operacionais para desktops e smartphones (Windows 8 e Windows Phone, respectivamente) através do serviço em nuvem SkyDrive. Uma vez logado no Windows 8, haverá a possibilidade de sincronizar configurações de perfil, como idioma e esquema de cores, por exemplo.
Outra alteração importante é a nomenclatura da conta dos usuários: antes, era Windows Live ID, mas agora é apenas Conta Microsoft. Ela servirá não só para os serviços de e-mail e chat, mas também para o Zune e o Xbox LIVE Arcade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário