12 de abril de 2012

Comissão da Câmara Federal aprova criação da Universidade Federal do Cariri


Foi aprovado, por unanimidade, na manhã desta quarta-feira [11], na Comissão de Educação e Cultura [CEC] da Câmara Federal, o Parecer que cria a Universidade Federal do Cariri [UFCA].

A opinião foi fundamentada pelo relator do Projeto de Lei [PL] 2208/2011 na Comissão, deputado Ariosto Holanda [PSB-CE], que no último dia 30 de março apresentou a documentação que pedia a aprovação. Agora, o PL deverá seguir para Plenário.

Com a implantação, em breve, da UFCA, serão oferecidos inicialmente cerca de trinta cursos de graduação, com cerca de sete mil estudantes distribuídos na graduação e pós-graduação, distribuídos na área multicampi da nova Universidade. A estimativa é de que em três anos aconteça a completa implantação da UFCA.

HISTÓRICO - O Projeto de Lei deu entrada na Câmara dos Deputados no dia 31 de agosto de 2011 e tramitou, em novembro, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público [CTASP], com aprovação por unanimidade. Neste caso, o relator foi o deputado Eudes Xavier [PT-CE].

Logo após, foi encaminhada à Comissão de Educação e Cultura [CEC], sendo aprovada nesta quarta-feira [11]. O PL ainda foi distribuído nas comissões de Finanças e Tributação [CTF] e de Constituição e Justiça e de Cidadania [CCJC]. A Proposição tramita em regime de prioridade

A UFCA deverá ser desmembrada da Universidade Federal do Ceará [UFC] e a sede foi escolhida para funcionar em Juazeiro do Norte. Além disso, outros campi na nova Instituição ficarão em Barbalha e Crato, pertencentes atualmente à UFC Cariri, e Icó e Brejo Santo, estes que ainda serão construídos.

A ação faz parte do Governo Federal, através do Plano de Expansão da Rede Pública Federal de Educação, e foi cofirmada pelo ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, e pela presidenta Dilma Roussef.

ESTRUTURA - Conforme apresenta o relator do PL na Comissão de Educação e Cultura da Câmara, a expectativa é de que em 2013 a UFCA esteja implantada de fato e de direito. Ela funcionará em uma área construída com cerca de 8.500 m².

A estrutura abrigará salas de aula e doze laboratórios e onze cursos de graduação já em funcionamento [Agronomia, Biblioteconomia, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Medicina, Música, Administração, Administração Pública: Gestão Pública e Social, Design de Produto, Filosofia e Jornalismo].

No tocante ao material humano, contará inicialmente com 2.100 estudantes. Ainda terá três cursos de mestrado: Desenvolvimento Regional Sustentável, Matemática e Recursos Hídricos. Atualmente, para o seu funcionamento, essa estrutura conta com um quadro de pessoal formado por 193 docentes, dos quais 58 são doutores e 92, mestres, assistidos por 17 servidores técnico- administrativos classe E e 46 classe D.

No plano de expansão, para se atingir a meta de matrículas de 6.490 alunos, a UFCA, com os recursos orçamentários e o acréscimo de novo quadro de pessoal, deverá implantar, até 2014, mais 16 novos cursos e instalar os novos campi de Brejo Santo e Icó.

Fonte: icoenoticia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário