28 de janeiro de 2013

Pesquisa comprova que Lei 14.146 não funciona em Instituições públicas


Pesquisa feita pelo FACEBOOK mostra que a lei existe, mas ninguém liga pra isso, mesmo a maioria considerando-se contra o uso dos celulares nas salas de aula. 

Pesquisa feita pelo site de relacionamentos facebook.com com
133 pessoas, em  19 e 20 de Janeiro de 2013

O que se diz dessa lei:

Emanuel Geffson
Estudante de Direito da
Universidade de Fortaleza
UNIFOR
A LEI Nº 14.146, DE 25.06.08 (D.O. DE 30.06.08) discorre sobre a proibição do uso de equipamentos de comunicação, eletrônicos e outros aparelhos similares, nos estabelecimentos de ensino do Estado do Ceará, durante o horário das aulas.
Diante de tal argumento posiciono-me a favor da proibição de celulares e similares nas salas de aulas, esses aparelhos usados sem monitoramento adequado só atrapalham o processo de aprendizagem dos alunos. Com tanta oferta de iteratividade e diversão os smartphones representam uma tentação para a maioria dos estudantes, principalmente aqueles “menos atenciosos”, tirando o foco do aluno das aulas ministradas por seus professores.
Algumas escolas procuram atualizar-se usando estes aparelhos a seu favor, por exemplo, uma minoria já está proporcionando o uso de tablets aos alunos como parte do seu material escolar para utilização na dependência da escola com funções direcionadas para a aprendizagem e enriquecimento cultural do aluno. 



Tibério Moura
Estudante de Análise e
Desenvolvimento de Sistemas
pela Faculdade Vale do
Salgado - FVS
Precisamos de um imenso e intenso trabalho de conscientização, tanto do corpo docente, como também do discente. Diversas vezes já me deparei com professores saindo de sala de aula para atender uma ligação em seu celular. Ai vem a velha questão: como alguém pode cobrar algo se não tem moral suficiente para isto? Será que é 'faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço?' É necessário que pare e pense sobre o assunto. A lei foi criada, como diversas outras, mas a população não foi educada para que realmente funcionasse. Ai levanta-se outra questão: Aonde está o real fator que causou esse "erro"? Governador? Prefeituras? Secretarias? Assessorias? Diretores? Muitos podem ser os culpados, porém os únicos inocentes somos nós, Alunos, que não fomos devidamente instruídos para que essa lei possa funcionar.



Francisco Alves
Professor da Rede
Estadual de Ensino


O uso do celular na escola, durante a aula, atrapalha a aprendizagem não só de quem usa, mas da turma inteira. A lei veio reforçar o que os professores já vem tentando fazer a muito tempo, "proibir o uso do celular nas dependências da escola". Mas ainda há uma resistência muito grande por parte dos alunos em cumprir o que diz a lei, já que, praticamente, não existe punição para esses alunos na maioria das escolas.










Voltaire XavierJornalista / Assessor de
Comunicação e Imprensa
da Prefeitura Municipal de Icó
Sou daqueles que considero o uso do celular na sala de aula prejudicial ao aluno. Concordo plenamente que o celular prejudica sobremaneira o desempenho do alunado, que muitas vezes fica refém dessa tecnologia, usando-o inclusive bem na hora de uma aula importante, prejudicando o seu raciocínio. O celular hoje, com todas as ferramentas como Internet e bate-papo, é um complicador para o aluno obter notas boas e ter um aprendizado satisfatório. O uso do celular é sim prejudicial ao ensino, ele deve ser usado fora do horário de aula. A escola foi feita para aprender, para você ser alguém no futuro, visando obter uma profissão definida. E não para ser usada de forma que atrapalhe o desempenho de seus alunos. Portanto, sou contra o uso do celular na sala de aula, sendo a favor de todo e qualquer projeto que proíbe o uso dessa ferramenta na escola, inclusive em todos os seus ambientes. Posso estar sendo radical demais, mas é dessa maneira que compreendo esta questão, até porque antes da criação dos celulares, não tínhamos este problema e todos eram felizes na escola sem esta tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário