As disciplinas da área de ciências exatas já foram consideradas as grandes vilãs da trajetória escolar. Hoje, os alunos não devem ter tantos motivos para morrer de medo de física e matemática. Com o objetivo de conquistar os jovens - e evitar calafrios cada vez que for necessário fazer um cálculo -, nós, professores devemos buscar maneiras diferentes de trabalhar o conteúdo. O segredo, dizem, está na abordagem: nada de decorar fórmulas. É precisocompreender aquilo que está na lousa. Melhor ainda se, depois da tradicional explicação, for possível transformar a teoria em prática.
Incentivar a participação em eventos e competições ligados à matemática e à física é uma estratégia de muitos professores para conquistar os alunos. Promover aulas de preparação para competições nas duas disciplinas é de bastante interesse, pois o conteúdo abordado é o mesmo do ensino médio, mas as olimpíadas exigem que o aluno pense soluções diferentes para o mesmo problema.
Conseguir resolver problemas mesmo sem ter decorado a fórmula, só acontece se o mesmo entender o motivo de essa fórmula existir e de onde ela vem, para tanto é necessário, boas explicações e aulas práticas e eficientes.
Mesclar diferentes técnicas de ensino é uma boa opção para professores que querem tornar as aulas mais atrativas. Para mim, devemos considerar aspectos sociais e culturais do aluno, o que pode ajudar na hora de planejar os encontros.
As novas gerações estão atentas à internet e outras novas tecnologias, e o professor deve estar aberto a trabalhar outras modalidades de ensino. É interessante trabalhar com um currículo atualizado, bons livros didáticos e práticas que sejam enriquecedoras e proporcionem um ambiente de descoberta.
A resolução de problemas ajuda muito o aluno a despertar para aquilo que o professor está falando, porque ele percebe que pode utilizar aquilo na vida dele, e não apenas no ambiente escolar, mas as aulas práticas os levam a observar a matéria acontecer, deixando-os mais empolgados.
No caso da disciplina de física, o laboratório deverá receber os alunos na hora de fazer experimentos que ilustram o conteúdo ensinado. No semestre passado, as turmas de segundo ano estavam estudando calorimetria. Fomos para o laboratório fazer experimentos de medição de temperatura. Usamos termômetros, falamos sobre transformação de escalas termométricas. Depois, eles criaram suas próprias escalas e, a partir delas, mediram a temperatura de seus corpos.
Mas esse tipo de prática nem sempre é possível, já que alguns experimentos são muito complexos para o ambiente escolar. Ainda assim, garanto que os diferentes métodos resultaram na melhora do desempenho das turmas. Eles ficaram mais interessados. As perguntas ficaram melhores, o que mostra que eles estão entendendo a matéria.
Professor, gostaria de sugestões de experiências que podemos trabalhar nas 3 séries do ensino médio para que as aulas sejam mais atrativas e despertem em nossos alunos maior interesse pela matéria.
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