12 de setembro de 2012

Desfile cívico reúne escolas e entidades em Icó!

O sol forte do final de tarde não inibiu a presença do Icoenses na Avenida Ilídio Sampaio, que foi parcialmente interditada para a realização do desfile cívico de comemoração do 7 de setembro, dos 190 anos da Independência do Brasil. Ao todo, mais de 16 instituições, entre escolas privadas, municipais e estaduais e clubes de serviço, foram à avenida celebrar a data.

O desfile foi aberto pela AÇÃO SOCIAL seguida pela banda musical municipal. Na passagem pela Prefeitura Municipal, primeiro, foram executados o Hino Nacional Brasileiro, o Hino de Icó e o Hino da Independência.

Depois, as escolas privadas, municipais e estaduais foram se revezando na avenida, destacando os temas e projetos trabalhados por cada unidade. A Escola Profissional Deputado José Walfrido Monteiro, trouxe os seus respectivos cursos. Além disso, deu destaque a Escola de Ensino Médio Vivina Monteiro (o qual faço parte do corpo docente), que trouxe em seu desfile a Festa de Nossa Senhora do Rosário. Após apresentaram-se o CEREPJAM, Professora Lourdes Costa e demais escolas municipais.

As únicas escolas da rede privada presente no desfile cívico, foram a Faculdade do Saber e a Sousa Fernandes, que homenageou os nossos pioneiros, os índios. Alunos e professores destacaram os projetos trabalhados, como o Fazendo arte na escola e jogos educativos: um estímulo para a aprendizagem.

Depois das escolas, foi a vez das entidades, como o Departamento de Cultura, o CRAS, PROJOVEM Urbano, Grupo de Mulheres, entre outros. O público ainda acompanhou a evolução de mais duas fanfarras que abrilhantaram ainda mais o espetáculo.

“São poucas as chances, oportunidades que a gente tem de enaltecer o nosso patriotismo, mas as poucas que a gente tem fica feliz em ver a população comparecendo, um desfile bonito e as escolas municipais fortíssimas ”, comentou o oficial da tropa de choque que fazia a segurança do local.

O prefeito Marcos Nunes, que recebeu na Prefeitura Municipal autoridades civis, também elogiou a evolução do desfile.

O desfile cívico de 7 de Setembro foi encerrado com um protesto por parte de um grupo de jovens que marchavam contra a corrupção, no denominado Dia do Basta a Corrupção que teve como missão a implementação de empresas para gerar empregos, funcionamento do perímetro irrigado Icó - Lima Campos, investimento amplo na educação, saúde e lazer para os jovens(esporte, artes, etc), valorização dos profissionais que trabalham para o município e valorização dos trabalhadores rurais. Munidos de faixas e narizes de palhaço, os manifestantes também fizeram uma série de críticas a atual administração do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário