23 de novembro de 2014

A linguagem do Século XXI


Nas atividades em sala de aula,  precisamos nos comunicar mais com os alunos, interagir para as aulas se tornem mais participadas, e com a linguagem que o aluno se identifique, deixando a aula mais proveitosa. No ambiente de sala de aula, procuramos conhecer as dificuldades dos alunos, indo direto ao foco do problema, não perdendo o vínculo professor/aluno, mas fazendo com que o aluno aprenda o conteúdo de maneira interessada.
As tecnologias são um grande suporte para o professor, é preciso que o mesmo interaja em busca de inovação, trazendo para os alunos uma aula onde todos se sintam motivados para aprendizagem, para a descoberta, pois na internet exixte um leque de informações, e é preciso como orientador, instruir os alunos em busca do que é realmente importante para eles.
No século XXI, existe professores que ainda não usam a internet como uma ferramenta para aprendizagem, assim como fala o texto de Pedro Demo, o professor gosta de dar aulas, mas os dados sugerem que quanto mais aulas, menos aprendizagem. É necessário que todos os professores se familiarizem com as tecnologias.
As estratergias utilizadas em sala de aula dependem de cada professor, cada um faz de uma forma diferente, no nosso caso, dar aulas de maneira que os alunos gostem, levando materiais lúdicos, brincadeiras, ou levando as aulas para o dia-a-dia do aluno, mostrando os conteudos de forma que os alunos aprendem sem perceberem que estão aprendendo.
As tecnologias nos auxiliam bastante, pois os alunos já estão inseridos neste novo mundo, cabe a nós, entrarmos também neste mundo de tecnologia.
 

O Vínculo Afetivo na Relação Ensino Aprendizagem.





 - O que é aprender?

- Aprender é ... como quando papai me ensinou a andar de bicicleta. Eu queria muito andar de bicicleta. Então ... papai me deu uma bici ... menor do que a dele. Me ajudou a subir. A bici sozinha cai, tem que segurar andando...

- Dá um pouco de medo, mas papai segura a bici. Ele não subiu na sua bicicleta grande e disse “ assim se anda de bici” ... não, ele ficou correndo ao meu lado sempre segurando a bici ... muitos dias e, de repente, sem que eu me desse conta disso, soltou a bici e seguiu correndo ao meu lado. Então eu disse: Ah! Aprendi!

... - Ah! Aprender é quase tão lindo quanto brincar.

(Fernandez, 2001 O Saber em jogo )