2 de julho de 2014

Cedro em competição de robótica na Coréia do Sul

Equipe cearense participa de etapa internacional da Freescale Cup

O campus de Cedro representará o IFCE na etapa mundial da Worldwide Freescale Cup Chalenge que será realizada em Seul, Coréia do Sul, no dia 30 de agosto deste ano. A credencial para a etapa mundial do evento de robótica foi obtida após a classificação em primeiro lugar na seletiva nacional ocorrida em São Paulo, no ano passado. 

A delegação do Cedro contará com a presença do professor Pedro Henrique Almeida Miranda (coordenador do projeto no campus) e dos alunos do sexto semestre do curso de Mecatrônica Industrial  Francisco Enilton Alves Nogueira, Maloncio Moreira Lima e Paulo Hélder Gonçalves Rodrigues.

A participação da equipe cearense insere o campus de Cedro como representante nacional de um seleto grupo de países, tais como Estados Unidos, Japão, Índia, China e os representantes do circuito europeu. 

Imagem: delegação cearense com o protótipo Freescale (foto: divulgação)

Luciano Marinho de Lima - campus de Cedro

1 de julho de 2014

Fábrica de alumínio cresce e se destaca no mercado em Várzea Alegre, Fundição Maria Fernanda!

A unidade produz 10 itens de tamanhos variados para atender à grande demanda
Várzea Alegre - A ideia de implantar uma pequena fábrica, aliada à dedicação ao negócio, fez com que a indústria de alumínio fundido localizada nesta cidade, na região Centro-Sul, se firmasse no cenário comercial. Iniciada em junho de 2009, a unidade está em expansão e produz 10 itens de tamanhos variados para atender à demanda do consumidor. Nas mãos de crediaristas, as vendas já chegam a vários Estados das regiões Norte, Nordeste e Sudeste.


A história de José Martins Gomes, 37 anos, conhecido por Dedé da Topique, faz parte das narrativas de empreendedores que, mesmo com pouco capital, mas com coragem e determinação, conseguem superar obstáculos e encontrar um nicho de mercado favorável. O empresário foi agricultor no sítio Riacho Verde, zona rural de Várzea Alegre, e gari em São Paulo, topiqueiro na região e hoje começa a realizar um sonho de vida: fazer a empresa expandir, gerar emprego e renda no Município.

Início

A Fundição de Alumínio Maria Fernanda começou em junho de 2009. Em um prédio pequeno, no Centro da cidade, que começou a fabricar as primeiras peças. Produzia em média 100 quilos de alumínio reciclado. Hoje, a produção aumentou significativamente e são necessários mil quilos da matéria-prima para atender à produção.

Localizada nas margens da BR-230, próximo à cidade de Várzea Alegre, a indústria produz dez itens variados, que incluem panelas, caldeirão, frigideiras, tapioqueiras, forma de bolo, churrasqueira, cuscuzeiras, leiteira, pé de botijão e tabuleiro. A vantagem desse tipo de produto é a durabilidade em relação ao alumínio fino.

"No momento, o produto que tem a maior procura é a churrasqueira, que está bombando", disse José Gomes. "Deu certo e as pessoas gostam porque é fácil de preparar os assados", comenta. O preço dos produtos varia de R$ 15,00 a R$ 400,00 dependendo do tamanho.

A maior parte das vendas é direcionada para os crediaristas que revendem os produtos nas cidades de Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pará, São Paulo. "No Ceará, as vendas são poucas", frisa. "Estamos abertos aos lojistas interessados em adquirir os nossos produtos". Por mês, são vendidas cerca de quatro mil peças. "O nosso projeto é expandir, aumentar o galpão e a produção".

Dificuldades

Animado com as boas vendas, José Gomes lembra as dificuldades enfrentadas ao longo da vida. "Trabalhei na roça, mas por pouco tempo", conta. O sonho de conhecer e sobreviver na cidade grande fez com que José Gomes seguisse o caminho de muitos nordestinos e partiu em busca de emprego na capital paulista, no início da década de 1990.

Havia uma promessa de emprego que não se cumpriu. "Queria ser trocador de ônibus, mas fiquei três meses desempregado", relata. "O jeito foi ser gari, varrer as ruas por dois anos. Foi uma experiência dura, mas ficou a lição de vida". Depois, José Gomes resolveu seguir os caminhos do pai, Luís Gomes, e foi trabalhar como crediarista no Espírito Santo.

Depois de vários anos oferecendo produtos de porta em porta, percorrendo cidades e ruas diversas, resolveu voltar ao Ceará e decidiu ser topiqueiro. Investiu a reserva financeira na aquisição de uma Topique e começou a fazer o transporte de passageiros e produtos entre as cidades de Várzea Alegre e Iguatu.

Ideia fixa

Durante esse período, percebia que produtos de alumínio fundido eram vendidos na região oriundos do Cariri cearense e se lembrou de uma indústria que conheceu na cidade de Cariacica no Espírito Santo, que pertence a um conterrâneo do Riacho Verde. A ideia de abrir uma fundição em Várzea Alegre ficou fixa e, pouco tempo depois, soube que dois operários oriundos de Espírito Santo estavam na cidade de Tarrafas, com o objetivo de orientar um empreendedor local na instalação de uma unidade semelhante.

José Gomes não perdeu tempo e partiu em busca de orientação. "Estava decidido a começar uma indústria". "Deu certo porque me dediquei juntamente com a família ao negócio", recorda. Recebeu a aprovação e o incentivo do pai. Com a ajuda da esposa, Maria Valdirene, a indústria foi montada e as primeiras peças produzidas e vendidas e a empresa continua crescendo.

A EEEP DOUTOR JOSÉ IRAN COSTA CONTA COM A PARCERIA DA FUNDIÇÃO MARIA FERNANDA NO ESTÁGIO DOS SEUS ALUNOS. 

Parabéns Várzea Alegre!!

Diario do Nordeste.