15 de maio de 2012

Robôs professores poderão ensinar humanos?


Mestre Robô
Os cientistas conhecem muito bem as dificuldades de ensinar aos robôs mesmo as tarefas mais simples.
Isso tem levado alguns a tentar com que os robôs aprendam sozinhos, ou que aprendam com sua própria experiência ou até mesmo, quem sabe, lendo uma Wikipedia robótica.
Por isso não deixa de impressionar o objetivo a que se propuseram Bilge Mutlu e Michael Gleicher, da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos.
Eles querem criar robôs capazes de ensinar aos seres humanos.
Pode parecer pretensioso pensar que os robôs já tenham alcançado um nível que os permita substituir um professor humano em uma sala de aula, mas os primeiros testes em robôs e personagens virtuais trazem algum entusiasmo, se não com uma aula ao vivo, pelo menos em instruções mais breves ou em aprendizado via computador.
Pedagogia robótica
Como é relativamente fácil dar a um robô o acesso a qualquer base de dados e a um número ilimitado de instruções, os pesquisadores se voltaram para algo que pode fazer a diferença: o comportamento dos robôs.
Segundo eles, robôs que olham e gesticulam como humanos são muito mais eficazes para passar informações, como já demonstraram em laboratório.
E, quando se trata de comunicação, às vezes é a nossa linguagem corporal que fala mais - especialmente os nossos olhos.
Robôs professores poderão ensinar humanos?
Outras pesquisas já demonstraram que robôs podem ser muito eficientes para ensinar crianças com deficiências cognitivas, sobretudo autismo. [Imagem: Neural Networks/23/966-972]
Para demonstrar isso, um pequeno robô amarelo recebe voluntários que entram no laboratório: "Oi, eu sou Wakamaru, prazer em te conhecer. Eu tenho uma tarefa para você: organize esses objetos sobre a mesa por categorias, colocando-os nas caixas."
Com alguns voluntários, o robô, muito naturalmente, olha em direção aos objetos enquanto fala. Com outros, o robô apenas olha diretamente para a pessoa.
Mutlu diz que os resultados são bastante claros: "Quando o robô usa o olhar como um humano o faria, as pessoas são muito mais rápidas em localizar os objetos que têm que mover."
Modelagem de comportamentos
E é principalmente assim, observando humanos, que os dois pesquisadores estão rastreando o papel do olhar, e as informações que o olhar humano transmite na comunicação, que eles planejam desenvolver algoritmos de controle que possam ser associados com as informações textuais que os robôs ou personagens virtuais têm que passar.
"São comportamentos que podem ser modelados e, em seguida, programados nos robôs para que eles, os comportamentos, possam ser usados pelo robô sempre que necessário, para se referir a algo e certificar-se de que as pessoas entendam a que o robô está se referindo," explica Mutlu.
A teoria está sendo testada em um agente virtual, este sim, capaz de dar aulas pelo computador.
Ao dizer "Olá. Hoje eu vou lhes falar um pouco sobre a história da China Antiga", o personagem "sabe" que há um mapa da China sendo projetado atrás de si e, de forma quase natural, vira-se, olha e aponta para o mapa, como se fosse a moça da previsão do tempo durante os telejornais.
Isso encorajou os dois pesquisadores a falarem em robôs em salas de aula, não como alunos, mas como professores.
"Nós podemos projetar tecnologias que realmente beneficiem as pessoas no aprendizado, na saúde e no bem-estar, e em trabalhos colaborativos," conclui Mutlu.

Fonte: www.inovaçãotecnologica.com.br

12 de maio de 2012

Escola Vivina Monteiro é convidada a Celebrar a Mãe de Deus!

No último dia 08 de maio fomos convidados a celebrar a novena em honra de Nossa Senhora na Paróquia Nossa Senhora da Expectação. O subtema refletido foi: "MARIA, EDUCADORA DE JESUS". Logo após a Entrada de Nossa Senhora ao centro da igreja pela Prof. Keila Duarte, houve a oração da dezena do terço, com a participação dos alunos e a Leitura Bíblica. A reflexão aconteceu com o Prof. Marcio Greyck, que com suas palavras nos mostrou que Maria foi a primeira educadora de Jesus e que o serviço do profissional da Educação deve ser feito com responsabilidade e amor, como Maria amou e educou o seu filho. 
 "A EXEMPLO DE MARIA, SOMOS POVO EM MISSÃO" - Eis o tema central dos festejos desse ano!

CONFIRA ABAIXO ALGUMAS FOTOS.









































Fotos: Herculano Ribeiro

4 de maio de 2012

Microsoft anuncia fim da marca Windows Live.

Depois de muita especulação, a Microsoft confirmou nesta quarta-feira (02/05) que vai descontinuar a marca Windows Live. O anúncio foi feito no blog Building Windows 8.

No entanto, os mais de 500 milhões de usuários que utilizam os serviços da marca não precisam se desesperar: os programas, que desde 2005 operam sob esse selo, continuarão ativos, com a diferença de que estarão mais integrados aos dois principais sistemas operacionais da empresa, o Windows e o Windows Phone. Além disso, amigos no Twitter, Facebook, LinkedIn e outras redes sociais estarão todos reunidos em uma só agenda, facilitando o contato com qualquer pessoa.


A mudança se dá por dois motivos: o primeiro é porque uma série de falhas foram apontadas por aqueles que usam o Live com frequência. Segundo o post no blog, embora alguns sejam líderes em mercados específicos, os serviços da marca sempre foram menos atrativos que os da concorrência quando o assunto é qualidade; isso tudo sem contar a variação de nomes que o Windows Live teve ao longo dos últimos sete anos, o que não ajudou muito a Microsoft a alavancar suas campanhas de marketing.

O segundo motivo é porque a Microsoft pretende interligar o Windows 8 e o Windows Phone a todos os outros serviços da empresa através da cloud computing, concretizando a ideia que antes foi pensada para o Windows Live: integrar e conectar os produtos em um único lugar. 

Para solucionar esses problemas, a companhia declarou que, a partir de agora, os serviços-chave serão independentes, mas ao mesmo tempo conectados aos sistemas operacionais para desktops e smartphones (Windows 8 e Windows Phone, respectivamente) através do serviço em nuvem SkyDrive. Uma vez logado no Windows 8, haverá a possibilidade de sincronizar configurações de perfil, como idioma e esquema de cores, por exemplo.

Outra alteração importante é a nomenclatura da conta dos usuários: antes, era Windows Live ID, mas agora é apenas Conta Microsoft. Ela servirá não só para os serviços de e-mail e chat, mas também para o Zune e o Xbox LIVE Arcade.