19 de março de 2015

Imagem pessoal: como você a transmite?

Falar alto, ser indelicado, ser inoportuno em comentários e brincadeiras exageradas, invadir o espaço do outro, ser engraçado em horas inapropriadas, gesticular demais, falar errado. Estes são alguns dos exemplos simples e bem claros que podem comprometer a nossa imagem pessoal, levando os outros a nos julgar de forma equivocada.

A construção da imagem pessoal faz parte de um processo de autoconhecimento, no qual é imprescindível sabermos quem somos, o que temos a oferecer, quais nossos valores essenciais, nossa postura perante os demais, o que estamos transmitindo ao nosso redor e como estamos transmitindo de fato aquilo que somos. Exercitar o autoconhecimento é conquistar a prática da paciência, autoestima, responsabilidade, motivação, disciplina e bom senso.

Estudos do Management Institute of Technology – EUA apontam que são necessários apenas de 3 a 60 segundos para que, através do que vemos no outro, consigamos identificar determinado perfil de comportamento pelo tipo de vestuário, gesticulação, expressão facial, tom de voz e postura. Esses são alguns fatores que nos levam a uma codificação da mensagem transmitida.

Seja no ambiente de trabalho, numa entrevista de emprego, numa apresentação pessoal, no atendimento ao cliente, num almoço empresarial, na reunião em família seja no encontro de negócios, a maneira como nos apresentamos perante os demais rege a construção da nossa imagem e contribui fortemente a manter saudável os nossos relacionamentos interpessoais.

Apesar de, geralmente, a primeira impressão ser a que fica, ela pode ser mudada. O primeiro contato é muito importante e requer um cuidado especial, afinal nem sempre teremos uma segunda a oportunidade para retransmitir a primeira impressão.

Cabe a nós, portanto, a consciência de analisarmos cuidadosamente como estamos construindo e trabalhando nossa imagem pessoal. Afinal esse é o nosso melhor cartão de visitas e pode ser fator importantíssimo como nossa porta de entrada para novas oportunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário