Com um cronograma de estudos, tudo fica mais fácil!

1. Organize os seus Grupos de Matérias
Liste todas as matérias que você tem que estudar para o vestibular e separe-a em grupos de dificuldade e afinidade, de acordo com a tabela abaixo. Por exemplo:
- GRUPO A:  preza pela prioridade, logo, você deverá inserir todas as matérias com as quais tem dificuldade e, por isso, precisa dar mais atenção.
- GRUPO B: diz respeito a aptidão, ou seja, aquelas matérias com as quais você lida sem grandes problemas.
- GRUPO C: todas as matérias com as quais você tem afinidade e paixão.

Observe que redaçãoatualidades leituras obrigatórias entraram no grupo extra, pois são matérias que exigem práticas independente das suas aptidões e preferências, mas que podem ser realizadas em um período diferente do resto das matérias – como veremos adiante.
130 Como montar um cronograma de estudos perfeito em apenas 4 passos
2. Defina quantas horas diárias você pode dedicar aos estudos.
Depois de separar os seus grupos de matéria de acordo com suas prioridades, chegou a hora de decidir quantas horas você dedicará para cada uma delas. É importante ter em mente que seus estudos devem seguir duas linhas: a de teoria e a de prática. Não adianta ficar se matando de ler por três horas os materiais de Física e não tentar aplicar o que você está absorvendo durante a leitura. Portanto, recomenda-se que você estude cada matéria por aproximadamente 1 hora, faça um intervalo de 10 minutos e dedique os próximos 30 minutos para fazer os exercícios a ela relacionados. Levando em consideração a tabela acima, você deve ter, no mínimo, 5 horas de estudo diárias – já colocando um tempo a mais para um lanchinho, idas ao banheiro etc. O Grupo Extra entra nessa contagem horária de forma diferente: você pode deixar duas horas para a produção da redação – tempo que ainda excede o concedido nos vestibulares – e mais uma hora para ler jornais e revistas para se inteirar dos assuntos de atualidades.
131 Como montar um cronograma de estudos perfeito em apenas 4 passos
3. Montando o seu cronograma semanal
Com grupos de matérias e carga horária diária planejados, chegou a hora de montar o seu cronograma semanal. O que temos que levar em consideração ao fazer isso é que você quer e vai passar no vestibular, certo? Por isso, tem que se dedicar (e muito!) aos estudos e, para isso, “sacrifica” toda a sua semana. A carga horária diária de estudos que estabelecemos aqui permite que você estude todos os dias da semana e ainda assim tenha vida social – já que o dia tem 24 horas e você passará apenas 5 estudando, certo?
Um outro ponto a ser levado em consideração é o de que, no começo da semana, sempre temos um gás a mais para realizar nossas atividades – portanto, o grupo A, de prioridade, deve sempre ser estudando às segundas feiras (como já vimos em outras dicas postadas aqui no blog). As práticas das atividades do grupo extra podem ser realizadas aos domingos. É importante que você escolha um período do dia para se dedicar, de forma corrida, aos estudos. No exemplo abaixo, sugerimos a parte da tarde para os estudos:

132 Como montar um cronograma de estudos perfeito em apenas 4 passos
Dica Extra: Uma vez a cada quinze dias, insira a resolução de uma prova de vestibular antiga – a seu critério e disponíveis na internet – como atividade do Grupo Extra. É importante ter contato com as provas das universidades que você prestará e você já estará treinando todo o conteúdo estudado durante a semana. Depois, você também poderá conferir o seu gabarito e verificar seu desempenho nas matérias.

4. Controle o seu cronograma
Criar o cronograma é fácil, difícil é cumpri-lo à risca. Para que você não deixe passar nenhuma atividade – ou até mesmo para ficar com peso na consciência -, imprima um cronograma como o apresentado acima, cole na agenda ou no mural do seu quarto, e utilize um marca-textos para listar todas as tarefas diárias que foram concluídas. Dessa forma, você terá um controle sobre o quanto está se dedicando aos estudos e do quanto mais precisa se dedicar.
133 Como montar um cronograma de estudos perfeito em apenas 4 passos
Joãozinho é um menino dedicado e em dia com os estudos: dá uma olhada no conteúdo – marcado de verde – que ele já estudou nessa semana!

Curtiu as dicas? Então arregace as mangas e faça já o seu próprio cronograma de estudos! =)

Descomplica :)