12 de maio de 2014

Quer se sair bem na faculdade? Melhore o seu vocabulário.

Na faculdade, poucos estudantes percebem a importância que seu vocabulário tem para o sucesso acadêmico. Entenda qual é ela. 
Muitos professores falam usando vários termos técnicos, e caberá à você interpretar o que é dito. 
Muitos estudantes acreditam que para ter um bom desempenho acadêmico precisam apenas cumprir as tarefas que lhes são dadas e assistir a todas as aulas. Engano deles: o vocabulário é parte essencial do sucesso acadêmico, e nós explicaremos o porquê.
Os professores das universidades são, no geral, mais práticos: muitos deles falam usando vários termos técnicos, e caberá à você interpretar o que é dito.
É claro que você pode fazer perguntas, entretanto acompanhar as aulas será muito mais fácil se você entender de primeira o que está sendo debatido.
Portanto, se você tem dificuldades com algumas expressões da disciplina, ou acha que seu vocabulário é fraco, cabe a si mesmo melhorar.
O vocabulário também é importante para que você saiba se expressar. Pense nos trabalhos acadêmicos, por exemplo: neles, você terá que discorrer, de forma verbal e escrita, sobre diversos temas. Seu sucesso dependerá muito não só do conteúdo explorado, mas também da forma como ele for colocado. Se seu professor não entender o que você disser, dificilmente uma boa nota será alcançada.
Uma das melhores formas de ampliar o seu conhecimento sobre a língua é lendo.
No site da Universia Brasil você encontra mais de mil livros para download gratuito – ótima forma de começar, não? Para se expressar melhor, faça exercícios como falar em frente a um espelho e notas possíveis manias e posturas inadequadas.
Assim, se você quer alcançar o sucesso acadêmico, melhore o seu vocabulário e perceba as vantagens disso.

Aberta as inscrições para o ENEM 2014!

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam hoje (12). Os interessados podem se candidatar no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até sexta-feira (23).
Qualquer pessoa pode se inscrever no exame, que está marcado para os dias 8 e 9 de novembro. O valor da inscrição é R$ 35. Alunos de rede pública e pessoas com renda familiar até 1,5 salário mínimo são considerados isentos. A taxa deve ser paga até o dia 28 de maio.
No site do Inep é possível também tirar dúvidas sobre o Enem. Neste ano, a página oferece o edital em formato de leitura compatível com o Dosvox, sistema criado para pessoas com deficiência visual, e um vídeo na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para quem tem alguma limitação auditiva. Os candidatos podem ainda obter informações pelo telefone 0800-616161.
A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.
O Enem é também pré-requisito para firmar contratos por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para a obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.
A previsão é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam, um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões do ano passado. O número de cidades que aplicarão o exame também aumentou de 1,1 mil, em 2013, para 1,6 mil.
Para evitar as ausências, o Inep vai enviar uma mensagem aos inscritos no ano passado que não fizeram a prova. Eles serão alertados de que não fazer o Enem leva a um desperdício de recursos públicos.



Agência Brasil - Todos os direitos reservados.


3 de maio de 2014

Grupo musical estudantil da EEEP Dário Catunda participa do 1º Frisol em Amontada

Estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Dário Catunda, que compõem o grupo musical estudantil ProtagoMusic, apresentaram-se publicamente no 1º Festival Latinoamericano de Desenvolvimento de Softwares Livres (Frisol), ocorrido no município de Amontada, no último dia 26 de abril.

Segundo demais alunos da escola que participaram do evento, o momento de descontração serviu para integrar estudantes de diferentes regiões.

A banda ProtagoMusic é composta pelos estudantes Michelly Rodrigues, Naiane Sousa, Maiane Araújo, Jânio Ferreira, Pedro Henrique, Jailson de Oliveira, Maurício dos Santos, Juliano Paiva, Yuri Mesquita, Matheus Rodrigues, Francisco Antônio, Emanuel Jackson, Maria Sanara, João Paulo Melo, Diana Vieira, Luan de Freitas, Davi Teixeira, Débora Mourão, Marcos Paulo Pereira, Katiane de Mesquita e Pedro César Alves.

Fonte: SEDUC.

História em Ação - Dia D da História!!!

Há mais de um mês esteve sendo preparada por toda a comunidade escolar o dia D da história na EEEP. Dario Catunda Fontenele, um projeto denominado História em Ação, na qual a professora de História, Maria Arli, juntamente com os alunos de todas as séries participaram e deram vida a muitos episódios da história do Brasil e da história mundial. Foram interpretados desde o coronelismo local (Ipueiras) ao do Brasil, passando pela independência, revolução francesa, revolta da vacina, revolta da chibata, primeira guerra mundial, Roma antiga, revolução industrial, passando pela Grécia antiga até a história atual. Além de tudo, uma ala sobre lampião - o Rei do Cangaço e Luiz Gonzaga, foi criada dando vida a história do nordeste.

Aproveito para parabenizar pelo trabalho realizado, a todos os alunos e principalmente a professora Arli, que desempenhou um excelente trabalho! Parabéns a todos!!!

Confira algumas fotos.