8 de março de 2014

DNOCS assina Ordem de Serviço para dá início ao projeto do “Canal de Gravidade”.

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, através de sua diretoria estadual, juntamente com representantes de diversas áreas do governo federal e estadual, assinou na última sexta-feira, 7/2, às 16h, no auditório da Escola Profissional, em Icó (CE), “Ordem de Serviço” com a empresa vencedora do consórcio licitatório, para dá início ao projeto do “Canal de Gravidade”, obra orçada no montante inicial de 16 (dezesseis) milhões de reais.




Estiveram presentes ao evento centenas de irrigantes de todas as comunidades do Perímetro Irrigado Icó Lima-Campos, lideranças comunitárias, sindicatos de categoria da sociedade civil, comerciantes, empresários, vereadores, presidentes de associações, bem como o Deputado Estadual Neto Nunes (PMDB) e o Deputado Federal Domingos Neto (PROS).

Atualmente, apenas 30% estão produzindo, cerca de 800ha de forma reduzida, arroz, feijão, banana e pequena área de goiaba. Essa é beneficiada por receber água por gravidade do Açude Lima Campos.

A infra-estrutura é precária, canais quebrados, vazamentos, dívida com a Coelce superior a R$ 9 mil e apenas 30% das áreas de produção são irrigadas. Somente para recuperação de canais e lotes são necessários R$ 4,3 milhões.

Na última década, os problemas de infra-estrutura se agravaram. Houve investimentos na recuperação de parte dos canais, mas não foram suficientes para garantir a retomada da produção. Diques de proteção, parte dos canais e áreas de plantio foram quase todos destruídos.
Em outras ocasiões, esse problema já foi resolvido por meio de convênio e ajuda da Prefeitura, Governo do Estado e do próprio Dnocs.

Os colonos da margem direita do Rio Salgado, onde estão os conjuntos Pedrinhas, GH 1 e 2, NH 2 e 3 e KL são os mais prejudicados. Ocupam quase dois terços do perímetro e, sem irrigação há nove anos, os lotes estão improdutivos.

Fonte: Fabrício Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário