29 de agosto de 2013

EEEP De Icó é Campeã em Muitas Modalidades do Mês ao Gosto do Aluno!

A EEEP Dep. José Walfrido Monteiro parabeniza seus atletas e sua torcida pelas grandes vitórias no Futsal Masculino e Feminino, Carimbada Feminina, 100m rasos Masculino e Feminino e 1000m rasos Feminino. Parabeniza também ao professor Naftaly pelo empenho em treinar nossos atletas.



 







EEEP Comemora o Dia dos Pais com um Clássico!

A EEEP Dep. Jose Walfrido Monteiro comemorou no último dia 23 de Agosto o dia dos pais com um torneio entre pais de alunos e professores da escola. Após houve um jantar com música ao vivo. 

A escola parabeniza todos os pais!



  





Projetos aprovados no MOCINN - Movimento Científico Norte e Nordeste


É com enorme satisfação que a EEEP Deputado José Walfrido Monteiro comunica que quatro projetos da escola foram aprovados para o MOCINN (Movimento Científico Norte e Nordeste) que acontecerá entre os dias 1º a 5 de outubro. A escola parabeniza os professores e alunos envolvidos nos projetos selecionados.

Os projetos foram: 1- (Matemática)- Investigando o Uso dos Materiais Lúdicos e Jogos Materiais no Processo de Ensino-Aprendizagem
Professora:Vânia Teixeira Lima
Alunos: Eric de Araújo Facundo
Francisco Rael Parnaiba de Oliveira

2- (História)- Quadrinhos na História
Professora: Francisca Claudiana de Nascimento Vieira
Alunos: José Nilton Angelim
Neusa de Araújo Rodrigues
José Thúlio Fonseca Lima

3- (História) - Os impactos do tombamento na vida dos moradores do sitio histórico: choque entre a modernidade e a memória
Professora: Francisca Claudiana de Nascimento Vieira
Alunos: Alana Angelim Paulino
Paloma Raquel Felizardo Borges
Emerson Thyago Fiúza de Castro

4- (Educação Ambiental) Reutilização e Sustentabilidade da Água
Professor: Fábio Mássimo Alves Guerreiro
Alunos: Alex Yuri Vidal Landino
Francisca dos Santos Silva
Yara Bezerra Silva






22 de agosto de 2013

Semana Voz do Estudante - Fase Municipal


A fase municipal da voz do estudante realizado na EEEP Dep. José Walfrido Monteiro, em Icó, trouxe os alunos das escolas do Ceja Ana Vieira, EEEP Dep José Walfrido Monteiro, Escola Estadual Vivina Monteiro e CERE Pe. José Alves de Macêdo, para mostrarem a realidade das escolas estaduais. O evento faz parte do mês ao gosto do aluno, proposto pela secretaria de educação do estado.


Confira as Fotos do Evento:









Jogos Intercolegiais - Mês ao gosto do Aluno

Teve inicio na noite de ontem, 21 , no Ginásio do CERE, a 1ª edição dos Jogos Intercolegiais. Com participação das escolas estaduais do município de Icó.
 
Estiveram presentes na cerimônia de abertura dos Jogos Intercolegiais a Coordenadora da 17ª CREDE, Emanuelle Grace de Oliveira, diretores das escolas participantes e alunos em geral também prestigiaram a solenidade de abertura.

Durante a abertura houve apresentação da Banda Municipal que executou o hino nacional brasileiro.

Todos os jogos do Intercolegiais serão realizados no Ginásio do CERE.

Veja Fotos:


20 de agosto de 2013

Reabertas inscrições para cursos técnicos em 13 municípios cearenses

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) reabrirá o período de inscrições para os processos seletivos dos cursos técnicos, nas modalidades concomitantes e subsequentes, no dia 26 de agosto.
Ao todo, 31 cursos estão
com vagas abertas.
FOTO: Lucas de Menezes.

Ao todo, são oferecidas 1.090 vagas em 13 municípios cearenses. Os candidatos devem se inscrever exclusivamente pela internet, até o dia 30 de agosto. Com a prorrogação das inscrições, o calendário foi refeito e as provas serão realizadas no dia 22 de setembro.
Os municípios que têm vagas ofertadas para o certame são Acaraú, Baturité, Canindé, Cedro, Fortaleza, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Tabuleiro do Norte, Tauá, Sobral, Tianguá e Ubajara.
Do total, são 555 vagas voltadas para 16 cursos técnicos concomitantes, que são destinados a candidatos que, no ato da matrícula no IFCE, estejam cursando o Ensino Médio em outra instituição e que tenham concluído, pelo menos, o 1º ano desse nível de escolaridade.
As outras 535 oportunidades são para 15 cursos na modalidade técnico subsequente, voltadas a candidatos que já concluíram o Ensino Médio.

Diário do Nordeste.

19 de agosto de 2013

Escolas de Educação Profissional formaram 19 mil técnicos

Atualmente, 38.499 jovens são atendidos pelas Escolas Estaduais de Educação Profissional. O projeto oferta 51 opções diferentes de formação. Alunos estudam em tempo integral e professores têm dedicação exclusiva.


Pelo menos 19 mil técnicos formados e aptos para exercer uma profissão no mercado de trabalho. Esse é o legado parcial das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs), implantadas pelo Governo do Estado a partir de 2008. O projeto - iniciado com quatro cursos e 25 escolas - agora conta com 97 unidades em funcionamento e 51 opções diferentes de formação. Atualmente, há 9 mil alunos estagiando e 1.400 empresas parceiras nos estágios.

O número de jovens que, após formados, conseguiram ingressar no mercado de trabalho e em universidades ainda será levantado. A titular da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), Izolda Cela, informou que está sendo planejada uma avaliação - com apoio do Banco Mundial - para saber qual a situação dos alunos egressos das EEEPs. “Para que possamos ter um retrato mais consistente e fundamentado. E não apenas as nossas avaliações e impressões”, pontua.

Tempo integral

Nas EEEPs, os professores têm dedicação exclusiva e horários reservados para planejamento. Os alunos permanecem na instituição das 7h às 17 horas e recebem três refeições (almoço e lanches de manhã e de tarde). Larisse Souza, 15 anos, estudante do curso de Eletromecânica da EEEP Jaime Alencar de Oliveira teve resistência ao realizar a matrícula, pois não queria permanecer na instituição durante o dia inteiro. “Mas acabei gostando da escola, gostando do curso. Quero começar as aulas técnicas o mais rápido possível”.

Localizada no bairro Luciano Cavalcante, a EEEP Jaime de Alencar Oliveira obedece ao padrão indicado pelo Ministério da Educação (MEC): auditório, biblioteca com acervo técnico, laboratórios bem equipados, refeitório, área esportiva.

As lições nos laboratórios ainda não foram iniciadas. Nas primeiras semanas, segundo a diretora Mônica Silva, é necessário reforçar o nível dos alunos nas disciplinas de base comum (Português, Matemática, Biologia, etc). O professor de Física Mateus Carneiro lembra que é preciso incentivar os alunos e corrigir as deficiências, mas é necessário também respeitar a dinâmica de tempo dos adolescentes. “Não quero que ninguém desista do curso. Vocês nem começaram a brincar ainda”, avisa o professor para a turma de jovens, já ávidos pelos botões e fios coloridos do laboratório de Eletromecânica.

Desde que começou a estudar na EEEP Paulo VI, localizada no Jardim América, Raiane já tinha um objetivo traçado: conseguir terminar o curso e ter uma carreira na Enfermagem. Agora, ela desdobra o tempo entre a escola, o estudo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o estágio curricular exigido no último ano do curso. “Hoje, somos uma turma unida. Os professores sempre estão presentes e oferecem apoio. Isso ajuda”, comenta a estudante.

ENTENDA A NOTÍCIA

As primeiras Escolas Estaduais de Educação Profissional começaram a funcionar em 2008. Eram 25 instituições, seis localizadas em Fortaleza. No início, prédios já existentes foram adaptados para receber o projeto.

O POVO ONLINE.

FVS Oferece Curso de Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva

Oportunidade única para os profissionais que desejam atualizar-se na área. 

A pós-graduação em Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva ofertada pela Faculdade Vale do Salgado tem como foco contribuir para a formação de profissionais da área de nutrição e esportes, habilitando-
os a estabelecer a correta relação da alimentação de atletas ou desportistas com a atividade física por eles praticada, visando saúde, qualidade de vida e desempenho esportivo, já que o mercado nessa área tem grande demanda desses profissionais.

Especializar profissionais ligados direta ou indiretamente à área de nutrição/atividade física, fornecendo conhecimentos para o atendimento, ou a prescrição dietética segura, ou ao encaminhamento adequado na questão alimentar, tanto de atletas de alta performance como da população ativa em geral.

Ao concluir a pós-graduação, o egresso terá: capacidade para a realização do trabalho individual e em equipe, preparando para a vida e fomentando a formação de um profissional dotado de conhecimento técnico, ético e crítico, buscando qualidade de vida e saúde.

15 de agosto de 2013

Aulão do ENEM em Morada Nova!!!

Alguns alunos da EEEP Dep José Walfrido Monteiro foram até Morada Nova para participar das aulas preparativas do ENEM 2013 com o Prof. Pachecão. Na ocasião, todas as escolas da 17ª CREDE levaram uma representação dos seus alunos. 

Confira algumas fotos do Evento:


























Parabéns aos alunos.

14 de agosto de 2013

Escola Estadual Vivina Monteiro Realiza Semana Motivacional para ENEM 2013


A programação foi realizada visando motivar e desenvolver nos alunos o compromisso de participarem efetivamente do ENEM, consolidando as ações que já vem sendo promovidas pela escola na preparação dos alunos de 2º e 3º ano para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), bem como homenageá-los em comemoração ao dia do estudante.
Confira a programação:
  • Recepção dos alunos com entrega de cartões de boas vindas e chocolates;
  • Apresentação de vídeos motivacionais;
  • Dinâmicas de integração e mobilização;
  • Palestras sobre ENEM, SISU, PROUNI, SPAECE;
  • Palestra sobre motivação para o sucesso profissional;
  • Depoimentos de ex-alunos que ingressaram na Universidade através do PROUNI;
  • Depoimentos de alunos premiados no SPAECE 2012;
  • Homenagem da escola aos alunos premiados no SPAECE 2012;
  • Entrega de certificados aos alunos que participaram do projeto “Aprendendo a aprender matemática”;
  • Oficinas por área de ensino.

    Fonte: Crede 17.

EEEP Dep. José Walfrido Monteiro Participa da Segunda Fase da OBF 2013

Aconteceu no último dia 10 de agosto, nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, em Iguatu, a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física. 64 alunos da EEEP Dep. José Walfrido Monteiro realizaram a prova. A segunda fase da Olimpíada aconteceu em diversas cidades de todo o Brasil e novamente a EEEP Dep. José Walfrido Monteiro foi destaque com o número incrível de alunos presentes na prova.
 
A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) destinado a todos os estudantes do ensino médio (antigo 2º grau) e aos estudantes da última série (atual último ano) do ensino fundamental. Em 2013 a OBF está sendo realizada pela décima quinta vez consecutiva para os alunos do Ensino Médio e pela sétima vez para os estudantes da oitava série (atual nono ano) do Ensino Fundamental.

Por meio da OBF a Sociedade Brasileira de Física em colaboração com os vários Institutos e Departamentos de Física de Universidades Estaduais, Federais e IF's elaborou um projeto que, a exemplo de quase uma centena de países, visa usar as competições intelectuais como veículos capazes de despertar e estimular o interesse pela Física,  melhorar seu ensino,  incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas e prepará-los para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF) como forma de comparar, neste nível, nosso ensino com o de outros países.

Aproveitar para parabenizar os alunos por terem participado com maestria da prova neste último sábado. Agora é esperar até o próximo dia 01 de setembro, quando sai a nota de corte para a Terceira Fase que acontecerá em Fortaleza no dia 28 de setembro.