31 de maio de 2013

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS MUV

Movimento Uniformemente Variado
1. Durante uma corrida de carros, um dos competidores consegue atingir 100km/h desde a largada em 5s. Qual a aceleração média por ele descrita?





2. Um móvel, partindo do repouso com uma aceleração constante igual 1m/s² se desloca durante 5 minutos. Ao final deste tempo, qual é a velocidade por ele adquirida?

3. Uma motocicleta se desloca com velocidade constante igual a 30m/s. Quando o motociclista vê uma pessoa atravessar a rua freia a moto até parar. Sabendo que a aceleração máxima para frear a moto tem valor absoluto igual a 8m/s², e que a pessoa se encontra 50m distante da motocicleta. O motociclista conseguirá frear totalmente a motocicleta antes de alcançar a pessoa?
Como a aceleração utilizada para frear a moto se opõe ao movimento, tem valor negativo, então:
A motocicleta não irá parar antes de atingir a pessoa.

4. Um corredor chega a linha de chegada em uma corrida com velocidade igual a 18m/s. Após a chegada ele anda mais 6 metros até parar completamente. Qual o valor de sua aceleração?

Movimento Vertical
5. Uma pedra é abandonada de um penhasco de 100m de altura. Com que velocidade ela chega ao solo? Quanto tempo demora para chegar?


6. Em uma brincadeira chamada "Stop" o jogador deve lançar a bola verticalmente para cima e gritar o nome de alguma pessoa que esteja na brincadeira. Quando a bola retornar ao chão, o jogador chamado deve segurar a bola e gritar: "Stop", e todos os outros devem parar, assim a pessoa chamada deve "caçar" os outros jogadores. Quando uma das crianças lança a bola para cima, esta chega a uma altura de 15 metros. E retorna ao chão em 6 segundos. Qual a velocidade inicial do lançamento?
Para realizar este cálculo deve-se dividir o movimento em subida e descida, mas sabemos que o tempo gasto para a bola retornar é o dobro do tempo que ele gasta para subir ou descer. Então:
  • Subida (t=3s)



30 de maio de 2013

Significado de Corpus Christi.

A Igreja Católica, em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.


"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).
Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.
Origem da Celebração

25 de maio de 2013

Fundação Walfrido Monteiro entrega certificados a alunos concludentes.

A Fundação José Walfrido Monteiro, através de seu diretor geral José Walfrido Mororó Monteiro, entregou na tarde desta sexta-feira(24), os certificados dos cursos de corte e costura e depilação. A ação faz parte do grande trabalho que a fundação vem realizando na cidade de Icó, inserindo pessoas no mercado de trabalho, e transformando vidas.

Alem dos certificados, foram entregues Kits do O Boticário, kits com maquinas de costuras, e kits de depilação, para as alunas montarem seu próprio negócio.

Estiveram presentes no evento, diversas autoridades do município, como também representantes do governo do estado. Lembramos que as inscrições para as próximas turmas estão abertas. A fundação oferece vários cursos, onde o aluno sai apto para o mercado de trabalho. 

Confira as fotos: 
























Imagens: Rafael Lira

Mais informações na sede da fundação que fica localizada na rua São José:


17 de maio de 2013

Empresa promete vender carro voador a partir de 2020.

Carro voador é um conceito futurístico demais para você? Pois não é para o pessoal da Terrafugia, uma empresa de Massachussetts, nos Estados Unidos, que pretende colocar um dispositivo desses na casa das pessoas a partir de 2020.

Eles criaram o TF-X, um carro voador feito de carbono e fibra que parece uma mistura de helicóptero e avião de pequeno porte, com características aventadas por entusiastas como o Google.

Com a ajuda de dois rotores fixados um a cada lado da máquina, a decolagem ocorre verticalmente, ou seja, você pode sair da rua, contanto que haja uma clareira de 30,4 metros disponível.


 



Após a decolagem, as hélices são recolhidas e o TF-X passa a voar como um avião com alcance de 804,6 km. A pilotagem é feita de forma automática, mas a companhia garante que dá para aprender a manejar o aparelho em "não mais do que cinco horas" de curso.
Quanto ao preço, a única previsão da Terrafugia, feita ao Mashable, é que o veículo custará o mesmo que um carro de luxo.

Fonte: Olhar digital

15 de maio de 2013

Projeto de Lei na Assembleia denomina de José Nildomar Pontes a futura UPA de Icó.





Um dos quatro projetos que começaram a tramitar na Assembleia Legislativa do Ceará no último dia 2 de maio, o Projeto de Lei nº 88/13 nomeia de José Nildomar Pontes a futura Unidade de Pronto Atendimento [UPA] do município de Icó.

Uma importante obra federal, que deve ser iniciada ainda em 2013 será a da  Unidades de Pronto Atendimento [UPA] 24 horas. Os recursos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento [PAC 2].

A Unidadede Icó é a de porte I, que terá a estrutura para o atendimento de 5 a 8 leitos de observação. A população abrangida será de 50 mil a 100 mil habitantes. A UPA integra a Política Nacional de Urgência e Emergência e visa prestar atendimento de média complexidade, como vítimas de acidentes e problemas cardíacos, e contribuir para desafogar as urgências dos hospitais do SUS, no caso o Hospital Regional de Icó.

De iniciativa da deputada estadual Fernanda Pessoa [PR], a proposição foi lida no Plenário e seguiu para análise da Procuradoria da AL-CE. Na sequência, o PL segue para as comissões técnicas da Casa. Se aprovadas, serão encaminhadas para votação dos deputados e sanção ou veto do Governo Estadual. 

Veja abaixo o conteúdo do Projeto de Lei.


PROJETO DE LEI N.º 88/2013

FVS confirma palestra de Ciro Gomes em Icó.

Ciro Ferreira Gomes é um advogado,
professor universitário e político brasileiro
radicado em Sobral, Ceará, desde 1968.
É formado em direito pela Universidade
Federal do Ceará.

O ex Ministro Ciro Gomes estará no dia 28 de maio em Icó. O mesmo será um dos palestrantes do FERMALOG, 1ª Feira de Marketing e Logística que é realizada pela Faculdade Vale do Salgado – FVS.
O evento visa apresentar a logística e o marketing em um contexto global, disseminando a gestão empresarial através de uma palestra e a presença dos empresários regionais, contribuindo para o conhecimento dos acadêmicos na contextualização das teorias trabalhadas em sala com as práticas utilizadas no mercado.
“ Após muitas articulações, conseguimos trazer para Icó e participar da nossa feira, um dos grandes nomes da política nacional e sem dúvidas da área administrativa, o Dr. Ciro Gomes. Sabemos que será bastante concorrido este momento e iremos preparar uma estrutura grandiosa para receber este notável político em nossa faculdade”, disse o professor Marcos Jonaty, coordenador do curso de administração. Além do Ciro Gomes, o evento terá a participação dos empresários Iguatuenses: Dr. Sá Vilarouca, Valmir da VP que ao lado do Fernando Alves do Quartel Digital em Fortaleza e Demócrito Galvão Filho, professor e empresário da Região do Cariri, irão participar de uma mesa de debates. O evento é coordenado pelos professores Alyne Leite e Hudson Josino, juntamente aos acadêmicos de Administração do 3º, 4º, 5º, 7º e 8º semestres da FVS.
A palestra irá acontecer no dia 28 de maio às 19h. Mais informações ligue: 88 3561 2760. Ou através da Fan page do evento:https://www.facebook.com/FERMALOG

14 de maio de 2013

Aniversariante do dia, Bispo Emérito Dom Mauro comemora 88 anos!



 Bispo Emérito Dom Mauro comemorou na manhã desta terça-feira, 14, mais um aniversário, 88 anos. Um café da manhã movimentou a sua residência que recebeu vários amigos.
A festa foi animada pela Banda de Música de Iguatu: Maestro Manoel Ferreira Lima que tocou muitas músicas em homenagem ao aniversariante do dia. “ Dom Mauro é uma pessoa que a cada aniversário nos demonstra a felicidade em servir ao nosso Deus, com uma jovialidade impressionante o patrono da nossa Diocese é um exemplo a ser seguido por todos nós”, disse o Bispo Dom João Costa.
Estiveram presentes na comemoração as representantes da Legião de Maria que foi fundada em Iguatu pelo bispo aniversariante, além do bispo, Dom José Doth. O empresário Edvane Mathias enfatizou que na China, o numeral 88 possui a simbologia da sorte.
Durante a comemoração Dom Mauro falou em entrevista a rádio local sobre este momento na sua vida, “ digo que nesta vida passamos por muitos problemas, mas devemos superar a tudo através da fé em Deus, apenas seguindo os seus mandamentos, através da fé em Jesus Cristo, é que teremos a oportunidade verdadeira de estarmos de bem com a vida, neste meu aniversário esta é a mensagem que vos envio, obrigado a todos pelas mensagens e peço a Deus que possa estar aqui novamente comemorando mais um aniversário com todos”, destacou.
Conheça um pouco mais a história do Bispo Emérito de Iguatu, Dom Mauro
Dom José Mauro Ramalho de Alarcon e Santiago é bispo emérito da diocese de Iguatu é natural do município de Russas-CE. Dom Mauro foi ordenado padre em 5 de fevereiro de 1948. No dia 13 de outubro de 1961 foi nomeado papa João XXIII, bispo da recém criada Diocese de Crato e também da Arquidiocese de Fortaleza. Em 6 de Janeiro de 1962, dom José Mauro foi empossado como 1º Bispo diocesano.
Foi diretor do Ginásio Diocesano em Limoeiro do Norte no período de1949 a1954. Capelão do Ginásio Marista em Aracati, no período de1955 a1956. Pároco da Paróquia de NS do Rosário, em Aracati, no período de1956 a1961. Suas atividades episcopais são marcadas pela animação da Liturgia e das Comunidades Eclesiais de Bases ambas do Regional Nordeste 1 da CNBB.
Fonte: Iguatu.net

LANÇAMENTO DOS FOGUETES 2013- COMPETIÇÃO


No dia 8 de maio, a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Deputado José Walfrido Monteiro, situada em Icó, promoveu competição de lançamento de foguetes entre seus alunos e alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Cedro.

O evento foi organizado pelos professores Francildo de Oliveira e Túlio Marcos Pereira, da Escola Profissional, e pelo Professor Dener Albuquerque, do IFCE. A competição contou com todo o apoio diretor da Escola, professor Domingos Diógenes. Dos 31 lançamentos de foguetes, 6 ultrapassaram a marca de 100 metros, o que já garante medalha na Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog). Na competição, os três primeiros colocados ganharam troféus e medalhas.

A classificação ficou da seguinte forma:

Abertas inscrições do ENEM 2013

Atenção turma da EEEP Deputado José Walfrido Monteiro. As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 começaram no ultimo dia 13 e vão até o dia 27 de maio. A data foi divulgada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Os candidatos têm até o dia 29 de maio para pagar a inscrição. O edital com as regras do exame foi divulgado no dia 9. As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro. No primeiro dia, será a prova de ciências humanas e da natureza. No segundo dia, os candidatos passarão pelo teste de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.


Vamos fazer uma força tarefa para inscrever todos os nossos alunos.


Todos juntos com o Enem 2013!


Quem tiver dados incompletos procurem a secretaria da escola.

VEM AÍ VII ENCONTRO DE JOVENS COM CRISTO.

Atenção Juventude Icoense, se você tem entre 15 e 25 anos e tem o desejo de ter um encontro pessoal com Cristo, não perca essa oportunidade. A cada domingo, após as celebrações das Missas na Igreja do Rosário e de São José, estarão abertas as inscrições para os jovens que desejarem participar do VII Encontro de Jovens com Cristo - EJC de Icó. 

Não deixe o passar o tempo das inscrições, faça já sua inscrição!!!

Câmara poderá votar o projeto sobre emancipação de distrito de Lima Campos.


A Câmara Federal deverá votar nesta terça-feira (14) o projeto de lei complementar que disciplina os critérios para criação de novos municípios. O projeto tramita há vários anos e transfere para as Assembleias Legislativas o poder para definir as regras para emancipação de distritos.

Os deputados federais decidiram apressar a votação diante da pressão de deputados estaduais e, principalmente, das Assembleias Legislativas que querem recuperar o poder de legislar nessa área. O Ceará tem, hoje, pelo menos, 30 distritos a serem emancipados.

A lei que trata da emancipação de distritos, de autoria do então deputado estadual e hoje vice-governador Domingos Filho (PMDB), tem os critérios mais rigorosos entre os estados brasileiros.

De acordo com a legislação, nenhum município a ser criado poderá ter menos habitantes do que a menor cidade hoje existente no Ceará.

A expectativa dos deputados estaduais se volta para a votação nesta terça-feira, na Câmara Federal, do projeto de lei que trata sobre a criação de novos municípios.

Em Acopiara, pelo menos dois distritos devem ser emancipados, Santa Felícia e Trussu. A vereadora Simone Vieira que representa o distrito de Santa Felícia (PSD), na Câmara Municipal de Acopiara, não esconde a sua alegria em ver  o distrito de Santa Felícia passar a condição de cidade. Simone foi a vereadora mais votada na região.

Por outro lado quem também torce muito pela emancipação do distrito de Trussu é o vereador Jurdan Teixeira (PSD). Ele é dos representantes da região no legislativo acopiarense. A votação obtida por Jurdan nas últimas eleições garante-lhe ser o maior representante das localidades de Trussu e São Paulinho na Câmara dos Vereadores.
Veja relação dos atuais municípios cearenses e seus respectivos distritos que estão à espera de serem emancipados:

Caucaia (Jurema)
Maracanaú (Pajuçara)
Redenção (Antônio Diogo)
Tauá (Santa Tereza do Trici)
Pedra Branca (Mineirolândia)
Crato (Ponta da Serra)
Mauriti (Palestina)
Acopiara (Santa Felícia e Trussu)
Morada Nova (São João do Aruaru)
Jucás (São Pedro do Norte)
Tamboril, Nova Russa e Crateús (Sucesso)
Maranguape (Itapebussu e Amanari)
Acaraú (Juritianha e Aranaú)
Iguatu (José de Alencar)
Aquiraz (Iguape e Camará)
Beberibe (Parajuru)
Itarema (Almofala)
Santa Quitéria (Lisieux/Macarau)
Jaguaribe (Feiticeiro/Nova Floresta)
Russas (Flores)
Crateús (Montenebo)
Itapipoca (Cruxati)
Icó (Lima Campos)
Granja (Timonha/Adrianópolis)
Missão Velha (Jamacaru)
Amontada (Icaraí de Amontada)
Cascavel (Guanacés)


Fonte: Icó na Rede.

4 de maio de 2013

Tomada solar recarrega aparelhos na janela!!


Chega de ficar procurando tomada para carregar seu celular.

Foi criada uma tomada que você gruda na janela e recarrega aparelhos com energia solar O “Windows Socket” é uma criação dos designers Kyuho Song e Boa Oh.


É um conceito de tomada portátil que funciona de um jeito bem simples. Basta grudar a tomada no vidro de uma janela que receba bastante luz solar. Aí é só usá-la para recarregar seus aparelhos eletrônicos. Segundo seus criadores, o Windows Socket levaria de 5 a 8 horas para carregar completamente. A energia armazenada duraria 10 horas.