28 de dezembro de 2012

30 perguntas para nos ajudar a compreender melhor o Santo Natal.


Por que só Mateus e Lucas nos contam o nascimento de Cristo? O que significa que Maria de Nazaré é Mãe de Deus? Ainda: Jesus nasceu mesmo no dia 25 de dezembro?


Respostas a perguntas como essas foram dadas pelo biblista franciscano da França Frédéric Manns, que publicou um livro sobre os assim chamados “Evangelhos da Infância”. O título original do livro é “Que sait-on de Marie et de la nativité” (O que sabemos de Maria e do Natal – Bayard Presse, Paris 2006). O texto trata de questões históricas e exegéticas ligadas ao nascimento de Cristo. O autor, professor de Bíblia em Jerusalém, teve a brilhante ideia de terminar o livro com um capítulo conclusivo onde resume em 30 perguntas as principais questões e curiosidades sobre o evento que celebramos dia 25 de dezembro. Nesse artigo escolhemos algumas das 30 perguntas para nos ajudar a compreender melhor o Santo Natal.




1. A narração sobre o nascimento de Cristo aparecem apenas em Mateus e Lucas. Por que não estão presentes em Marcos e João?



Os evangelhos são sobretudo o anúncio da “boa nova da salvação” que se manifestou na morte e ressurreição de Jesus. Não são biografias no sentido moderno do termo. Mateus, que escreve para os judeu-cristãos, conhecia as narrações da infância de Moisés que a Sinagoga meditava. Lucas, ou a sua fonte judeu-cristã, prefere seguir o modelo da infância de Samuel que dizia mais para ele. O Evangelho de Marcos deixa transparecer uma etapa precedente da tradição na qual as palavras e as ações de Jesus ainda não eram transmitidas com uma narração organizada. O Evangelho de João, provavelmente por causa da sua profunda teologia e a linguagem simbólica, não tem espaço para uma reflexão sobre a infância de Jesus. Apenas Mateus e Lucas acrescentaram uma introdução que normalmente se chama “evangelho da infância”. O escândalo de um Deus que tinha sofrido transparecia já durante a sua infância, que invoca a rejeição do menino Deus por parte das autoridades e a sua aceitação por parte dos pobres. Os pintores dos ícones, que têm idéias geniais, representam a manjedoura e o túmulo do mesmo modo. Não é possível sublinhar de modo mais original esta inclusão na história da salvação. Mateus e Lucas quiseram dar uma resposta ao problema do nascimento do Messias, que não nasceu de José, filho de Davi. Eles vêem na origem de Cristo uma nova criação e a inauguração dos tempos escatológicos anunciados pelos profetas. O Espírito de Deus se faz presente em Jesus, princípio da criação nova.



2. Por que a história do nascimento de Cristo contada por Mateus é diferente daquela de Lucas?



Os dois evangelistas se dirigem a destinatários diferentes e tomam em consideração a mentalidade que eles têm. Além disso, essas narrações anunciam os grandes temas que serão tratados durante os dois evangelhos. Há muito tempo os exegetas notaram que um refrão aparece 5 vezes no Evangelho de Mateus: “quando Jesus disse essas palavras” (7,28; 11,1; 13,53; 19,1; 26,1). Esse refrão, considerado um elemento que dá forma ao evangelho, permite dividir o Evangelho em 5 partes. Não surpreende que a sua narração da infância seja também dividida em 5 cenas que começam com um genitivo absoluto: a genealogia, a concepção milagrosa, a fuga para o Egito, o massacre do inocentes e a volta do Egito. Cinco citações do Antigo Testamento aparecem na narração. Sabemos que o número cinco recorda os 5 livros da Torah. As cinco partes do evangelho foram acrescentadas as narrações da paixão-ressurreição e aquela da infância, de modo que pudessem formar um conjunto harmônico de 7 partes, uma grande Menorah. 
As 5 citações do Antigo Testamento nos dois primeiros capítulos de Mateus contém, todas elas, a palavra “filho”. A narração termina dizendo que a Sagrada Família foi morar na Galiléia. Brevemente, o que acontecerá durante todo o Evangelho é já presente nos primeiros capítulos: rejeitado pelos chefes do povo, Jesus vai à Galiléia dos gentios.
Nessas narrações é utilizado o simbolismo dos números. Na genealogia de Jesus, Lucas começa por Adão, enquanto que Mateus inicia com Abraão. Porém os estudiosos notaram que as inicias dos 3 nomes citados por Mt 1,1 recordam igualmente a Adão (Abraão, Davi e Messias). É a técnica judaica do notaricon, que Mateus usa. Mateus divide a sua genealogia em três grupos de 14 gerações e recorre ao valor numérico (ghematria) da palavra Davi, que é igual a 14. O total dos antecedentes de Jesus em 3 séries de 14 obriga Mateus a omitir 3 reis entre Jorão e Ozias, e a contar Jeconia como se fosse dois, pois a palavra grega pode traduzir ao mesmo tempo as palavras Joiaquim e Joiakim. 
Lucas, que não fala em números, conta de qualquer forma 77 descendentes na genealogia de Jesus, pois no mundo hebraico o 7 é o símbolo da perfeição. A profeta Ana alcançou esta perfeição, pois tem 84 anos (12 x 7). Além do mais, Lucas sublinha a cronologia da infância em 70 semanas. Entre a concepção de João Batista e a apresentação no Templo, é necessário acrescentar os 6 meses da gravidez de Isabel, os 9 meses da gravidez de Maria e os 40 dias depois do nascimento. O tema das 70 semanas recorda Daniel 9,24, que prevê nesse contexto a consagração do Messias em Jerusalém. Para os judeus acostumados às técnicas midráchicas, Jesus é o ungido de Deus, o Messias.




3. “Sendo Maria noiva”. O que representava o noivado para os judeus?



Até a idade de 12 anos e meio a menina dependia do pai. Podia ficar noiva e casar a partir dessa idade. O noivado regulava o acordo entre duas famílias que estavam ligadas ao pagamento de um presente, chamado mohar, feito pelo futuro marido da noiva. Esta não era ainda chamada esposa, mas o seu estado originário era modificado por este acordo prévio. A infidelidade era de qualquer forma punida também nesse caso, pois ia contra os direitos adquiridos.
O noivado de José e Maria e entendido nesse contexto. Maria é noiva de José. Ele não a tomou consigo, ou seja, Maria ainda não morava com José com ela se encontrou grávida. José pode desfazer o contrato e sonha fazê-lo em segredo, mas a aparição de um anjo faz com que ele mude de idéia.




4. Por que Maria colocou o seu filho em uma manjedoura?



O Evangelho de Lucas responde: “Por que não havia lugar para ela na sala comum”. Isso pode ser comentado assim: o lugar de alguém que estava para dar à luz não era na sala comum. Na tradição bíblica, quem dava à luz era impura por 40 dias se dela nascia um menino e por 80 dias se fosse uma menina. Além disso, a mulher transmitia a sua impureza aos outros. Por isso as mulheres que observavam a Lei preferiam retirar-se a um lugar discreto para não complicar a vida dos outros. A presença do burro e do boi na manjedoura explica a citação de Isaías 1,3: “o boi conhece o seu proprietário e o burro a manjedoura do seu senhor. Israel não sabe, o meu povo não entende”. O evangelho apócrifo do Pseudo Mateus lembra este versículo.



5. Jesus nasceu dia 25 de dezembro? Em que ano? Precisa ainda acreditar nos Reis Magos?



A data de 25 de dezembro para celebrar o nascimento de Jesus foi estabelecida no século IV. Quando se determinou essa data a intenção era aquela de tornar cristã a festa popular da invencibilidade do sol, que era celebrada no solstício de inverno. 
Jesus nasceu provavelmente no ano 6 antes da nossa era. O natal foi fixado no dia do solstício de inverno (no hemisfério norte), 25 de dezembro. A anunciação de Maria, invés, se celebra no dia do solstício de primavera (no hemisfério norte), 25 de março.
A Bíblia anuncia a aparição de uma estrela em um oráculo messiânico do livro dos Números (cap. 24). Os Salmos proclamam que os reis de Saba e Seba vão trazer ofertas. Nada exclui que alguns nabateus vieram do Oriente até Jerusalém. Para o histórico José Flávio, de fato eles tinham contatos em Jerusalém. A tradição posterior dirá que os reis magos eram 3.




6. O que significa a expressão “Maria, mãe de Deus”?



O Catequismo da Igreja Católica, no parágrafo 466, diz assim: “o Verbo, unindo a si mesmo hipostaticamente uma carne animada por uma alma racional, se fez homem. A humanidade de Cristo não tem outro objeto que não seja a Pessoa divina do Filho de Deus, que a assumiu e a fez sua no momento da concepção. Por isso o Concílio de Éfeso proclamou em 431 que Maria com toda verdade se tornou Mãe de Deus não por que a natureza do Verbo ou a sua divindade tivesse tido origem graças à santa Virgem, mas porque nasceu dela o santo corpo dotado de alma racional ao qual o Verbo é unido substancialmente.”
De fato aquele que Maria concebeu como homem por ação do Espírito e que se tornou Filho segundo a carne é o Filho eterno do Pai, a segunda pessoa da Trinidade. A Igreja confessa que Maria é a a Theotokos. Contestar que Maria seja a Mãe de Deus é negar a unidade pessoal e divina de Cristo e, contemporaneamente, a salvação dos homens.

Fonte: 
Que sait-on de Marie et de la nativité - 

Frédéric Manns.

25 de dezembro de 2012

Feliz Natal a todos....




O verdadeiro sentido do Natal está em cultivar as amizades e louvar ao próprio Jesus que nasce em cada coração.

Um Feliz e Santo Natal aos leitores, meus alunos, colegas de trabalho, familiares e amigos, que realmente Jesus possa nascer em seu coração e transformar o que ainda falta...
Feliz Natal!!!





23 de dezembro de 2012

Fim de ano é no Icó!!!!

O  fim de ano em Icó será animadíssimo, além da religiosidade da Festa do Senhor do Bonfim, as casas de Show da cidade e região circunvizinha abrem as portas para grandes eventos, além do já tradicional Icozeiro, que traz grandes atrações locais e regionais, tornando assim o Icó um grande centro de Festas da Região Centro Sul.




--- Confira abaixo o calendário de festas que estão marcadas para a cidade:


DIA 23/12/12: ANÍSIO JUNIOR.
Local: Pereira Society

DIA 24/12/12: NATAL VIP 
Local: Curral do Xote

DIA 28/12/12: TOCA DO VALE E BOTA PRA MOER 
Local: Kanekão Show

DIA 30/12/12: GAROTA SAFADA, FORRO DA CURTIÇÃO E PÉ DE OURO
Local: Kanekão Show

DIA 1°/01/13: FORRO REAL E MOLECA ATREVIDA
Local: Cabana Clube

DIA 06/01/13: FORRO DO MOVIMENTO E ARREIO DE OURO
Local: Cabana Clube







Fim de ano é no Icó!!!







Icó em Festa!!! Festa do Senhor do Bonfim!!


Os católicos de Icó celebram, até o dia 6 de janeiro, a Festa do Senhor do Bonfim (Jesus Crucificado). A celebração é uma das festividades religiosas mais antigas do Ceará e teve início há 262 anos, quando a imagem do santo esculpida em madeira, vinda de Portugal, chegou ao Município. 



As festividades em louvor ao Senhor do Bonfim começaram no último dia 22 com uma grande carreata e benção dos veículos, e serão finalizadas com a tradicional Procissão pelas ruas históricas do Icó e a subida da imagem do santo ao altar mor. 

Neste ano, o tema do novenário é "Unidos ao Senhor do Bonfim vivemos em fé e o anunciemos com alegre esperança" . As novenas têm celebração campal, ao lado do santuário, no Largo do Thebérge, centro histórico de Icó.

Os devotos se espalham do santuário até o Teatro da Ribeira dos Icós, cantam e rezam em louvor a Jesus Cristo Crucificado. A cada ano, a tradição é mantida com fervor e devoção.

O número de fiéis cresce a cada ano, segundo a equipe de infra-estrutura da festa religiosa. Um dos  motivos é a presença dos frades carmelitas, que vem desempenhando um belíssimo papel junto as comunidades rurais e bairros, desde que chegaram as terras de Icó.

Programação da Festa do Senhor do Bonfim 2012  


Abertura: 22/12/2012
18h – Carreata com a réplica e bandeira do Senhor do Bonfim pelas principais ruas da cidade. Saída do Posto Rodoviário.
18:30h – Benção dos veículos e hasteamento da bandeira.

1° Noite – 23/12/12 - Domingo
Tema: Anunciemos com fé e novo ardor a Palavra de Deus - Constituição Dei Verbum
4:30h – Caminhada para o Posto Continental.
8h - Missa no Santuário Senhor do Bonfim.
19:30h: 1° Novena
Pregador: Frei Júlio César, O Carm, pároco do Rosário.

2° Noite – 24/12/12 – Segunda-feira
Tema: Celebremos com fé nossa vida litúrgica - Constituição Sacrossanctum concilium.
4:30h – Caminhada para o Alto Manoel Mariano.
19:30h – 2° novena
Pregador: Pe. Francisco Leiva (Iguatu-CE)
22h - Missa do Natal do Senhor - Igreja São José.

3° Noite – 25/12/12– Terça-feira
Tema: Caminhemos com fé como povo de Deus - Constituição Lumen Gentium 
4:30h: Não haverá caminhada
8h Missa no Santuário Senhor do Bonfim
19:30h: 3° Novena
Pregador: Pe. José Evanilson de Sousa.

4° Noite – 26/12/2010 – Quarta-feira.
Tema: Testemunhemos com Fé a missão de Jesus Cristo - Decreto Ad Gentes.
4:30h – caminhada para o Uberlândia.
8h - Missa dos Idosos e Enfermos - Santuário Senhor do Bonfim.
19:30h: 4° Novena
Pregador: Pe. Lazaro Augusto (Mombaça-CE).

5° Noite – 27/12/12 – Quinta-feira
Tema: A beleza e a juventude da Igreja que nasceu do Vaticano II - 50 ANOS DEPOIS.
4:30h – Caminhada para o Novo Centro (CERE)
19:30h: 5° Novena
Pregador: Pe. Gilson (Fortaleza-CE)

6° Noite – 28/12/12 – Sexta-feira
Tema: Comprometidos na Fé cultivemos a unidade e o dialogo - Decreto Nostra Aetate
4:30h – Caminhada para o Centro Gerencial
18h - Missa da Adoração no Santuário
19:30h: 6° Novena
Pregador: Pe. João Melo (Senador Pompeu-CE)

7° Noite: - 29/12/12 – Sábado
Tema:Alegres na Fé somos construtores da justiça e da vida - Mensagem Final do Concilio Vaticano II
4:30h – Caminhada para o BNH
17:30h - Missa de Aniversário do Santuário
19:30h: 7° novena
Pregador: Pe. João Batista

8° Noite – 30/12/12– Domingo
Tema: Alegres na Fé e comprometidos na busca de um mundo novo - Constituição Gaudium et Spes 
4:30h – Caminhada para o Piauizinho
8h - Missa no Santuário (Renovação das Promessas Matrimoniais e Benção dos Namorados e Noivos)
19:30h: 8° Novena
Pregador: Pe. Anastácio Ferreira (Belo Horizonte-MG)

9° Noite – 31/12/12 – Segunda-feira
Tema: Alegres na Fé edifiquemos uma sociedade de solidariedade e paz - O Vaticano II hoje.
4:30h – Caminhada para a Coluna da Hora.
19:30h: 9° Novena
Pregador: Pe. Manoel Bonfim Soares (Fortaleza-CE)

01/01/2013 - Terça-feira
  6h - Missa pela Paz: Matriz da Expectação - Frei Rogério.
  9h - Missa da Solenidade da Festa: Igreja São José - Dom João Costa.
15h - Missa da Misericórdia: Matriz da Expectação - Frei Júlio César.
17h – Procissão coma imagem do Senhor do Bonfim pelas principais ruas da cidade, encerrando com a benção do Santíssimo Sacramento.

De 02 a 05 de Janeiro - Louvor e Gratidão ao Senhor do Bonfim ás 12 horas e Missas diárias as 18 h no Santuário Senhor do Bonfim.

06/01/2013 - Domingo

6h - Missa com Frei Rogério
8h - Missa com Frei Ruterlan
12h - Ofício do Senhor do Bonfim
18h - Missa Festiva de ENCERRAMENTO da Festa do Senhor do Bonfim com Frei Roberval Mendes
19:30h - Subida do Senhor do Bonfim ao seu altar no Santuário.

Show Católico de Agradecimento.

Foto: Alciene Lima

Curiosidades do Natal!!!


Aproxima-se o Natal! Nos centros comerciais vê-se freqüentemente um personagem com trajes de cores vivas, despertando a curiosidade geral e, nas crianças, a alegre expectativa dos presentes e das guloseimas.


É o Papai Noel. Como surgiu essa tradição? Na realidade, existiu uma pessoa muito mais importante do que o lendário Papai Noel. Foi São Nicolau, Bispo de Mira, na Turquia, falecido em 324.

Este grande Santo é apresentado indo de casa em casa, levando presentes para as crianças piedosas e bem comportadas. Narrando aos filhos sua bela vida, os pais despertam nas almas infantis o senso do maravilhoso e estimulam a prática da virtude. Com a vantagem de que, neste caso, a realidade supera a lenda.

Poucos santos gozam de tanta popularidade, e a poucos são atribuídos tantos milagres. Dele, São João Damasceno fez o seguinte elogio: "Todo o universo tem em ti um pronto auxílio nas aflições, um encorajamento nas tristezas, uma consolação nas calamidades, um defensor nas tentações, um remédio salutaríssimo nas enfermidades".

Nicolau era bastante jovem quando perdeu seus pais, herdando deles uma imensa fortuna que lhe possibilitou praticar a caridade em grande escala.

Um dia, soube de três moças que, por serem pobres, não encontravam pretendentes para casamento, e o pai pretendia encaminhá-las para uma má vida. Nicolau foi, então, de noite, e atirou para dentro do quarto do homem uma bolsa com moedas de ouro. Poucos dias depois, casava-se a filha mais velha. Repetiu Nicolau o gesto e, logo após, casava-se a segunda filha. No momento em que ele se preparava para atirar pela terceira vez o dinheiro, foi descoberto. Saindo das sombras onde estava escondido, o pai lançou-se aos pés de seu benfeitor, chorando de arrependimento e gratidão. Desde então, não se cansou de apregoar por toda parte os favores recebidos.

Em outra ocasião, ao embarcar em um navio, avisou ao comandante que teriam violenta tempestade pelo caminho. O velho lobo-do mar recebeu com irônico sorriso essa previsão de um simples passageiro. A tempestade, porém, não tardou.

E tão terrível que todos acreditaram ter chegado o seu fim. Ao saberem que um passageiro havia previsto o que estava acontecendo, correram para ele, pedindo socorro.

Nicolau rogou a Deus, e logo cessou a tempestade, acalmou-se o mar e o sol apareceu resplandecente... Tornou-se, assim, o patrono dos marinheiros, que o invocam nos momentos de perigo.


São Boaventura narra que em uma estalagem o dono havia assassinado dois estudantes para se apoderar de seu dinheiro. Horrorizado por esse hediondo crime, São Nicolau ressuscitou os jovens e converteu o assassino.


No dia em que foi sagrado Bispo de Mira, mal acabara a cerimônia, uma mulher atirou-se a seus pés, com um menino nos braços, suplicando: "Dai vida a meu filhinho! Ele caiu no fogo e teve morte horrível. Tende pena de mim. Dai-lhe a vida!" Emocionado e compadecido das dores daquela mãe, fez o sinal-da-cruz sobre o menino que ressuscitou na presença de todos os fiéis presentes à cerimônia de sagração.

Em alguns países da Europa, é costume as pessoas trocarem presentes no dia de sua festa, 6 de dezembro. A nós, também, São Nicolau não deixará de atender em nossas necessidades. Peçamos-lhe, pois, não apenas os bens materiais, mas, sobretudo, grandes dons espirituais. Que ele obtenha da Santíssima Virgem e de São José a graça de, neste Natal, nascer em nossas almas o Menino Jesus - o maior presente dado aos homens -, a fim de chegarmos à Pátria celeste, para a qual fomos criados. 



Revista Arautos do Evangelho, Dez/2003, n. 24, p. 36-37


20 de dezembro de 2012

Icozeiro tem abertura oficial


Dança, teatro, música, cinema, exposições, debates, palestras, desfile, workshop, literatura e lançamento de livro. Esse conjunto de manifestações artísticas e culturais integra a programação do II Festival da Cultura de Icó, evento conhecido por Icozeiro.
A programação começou dia 18 e prossegue até o próximo dia 30, no Centro de Arte e Cultura Aldo Marcozzi Monteiro. Neste ano, o evento tem a programação do SESC.
Durante doze dias, gratuitamente, o prédio que abrigou a Casa de Câmara e Cadeia receberá manifestações das mais variadas formas artísticas, no Centro Histórico de Icó.
Um cortejo brincante guiado pela Banda Municipal de Icó, no Largo do Théberge, fez a abertura da programação. Em seguida, o historiador Altino Afonso Medeiros, falou sobre a aspectos da história da cidade.
Serão exibidos o documentário “As fazendas mais antigas do Ceará” e a longa metragem “Sedição de Juazeiro”. 
O Festival da Cultura Icoense é uma realização da Associação Filhos e Amigos de Icó (Amicó) e Associação Cultural e Artística Icoense (ACAI).
Fonte: Icó na Rede. 

13 de dezembro de 2012

100º Aniversário de Luiz Gonzaga toma conta de espaços culturais em Pernambuco


Além das atrações musicais, da mostra audiovisual e das diversas exposições que relembram ou homenageiam a obra de Luiz Gonzaga, outras atividades estão disponíveis em museus e espaços culturais do estado, para quem pretende se inteirar do universo do Rei do Baião.
Entre os destaques está a apresentação da Orquestra do Centro Educacional Musical de Olinda (Cemo), na sexta-feira (14), às 16h, no Museu Regional de Olinda recebe, e depois segue em arrastão até o Museu de Arte Sacra de Pernambuco. O boneco gigante de Luiz Gonzaga, criado por Sílvio Botelho, também percorre o trajeto, acompanhado da Orquestra Henrique Dias.
No sábado (15), em Exu, as apresentações na feira livre da cidade começam às 7h, com uma roda de contos e prosa com amigos do Araripe. Às 8h , o grupo sai em caravana com sanfoneiros de Exu - William Sanfoneiro, Jonnes, Serginho Gomes, Boiadeiro Franco, Ed Carlos do Exu, Clebson, Mauro Sanfoneiro, Dijesus, Epitácio Pessoa, Vital Barbosa, Elmo Oliveira e Januário. Às 9h, também na feira, amigos exuenses de Luiz Gonzaga se reúnem para contar 'causos'.  Às 10h, a banda Cabaçal Exuense e o grupo de flautistas Sabiás se apresentam; também é o horário previsto para a volta do pau de arara com os sanfoneiros de Exu. Por fim, às 11h, o forró de Joãozinho do Exu e convidados encerra a festa.
Veja as outras programações disponíveis:
Torre Malakoff (Recife)

Sábado (15)

18h – Mesa de glosa sobre o imaginário de Luiz Gonzaga - Com Alexandre Morais (Afogados da Ingazeira), Zé Adalberto (Itapetim), George Alves (Tabira), Caio Menezes (São José do Egito), Lima Júnior (Tuparetama), Henrique Brandão (Serra Talhada), Gleison Nascimento (Recife), e apresentação: Dedé Monteiro.
Museu Regional de Olinda

Sexta (14)

16h – Apresentação da Orquestra do Centro Educacional Musical de Olinda – Cemo e Arrastão do Mureo ao Maspe, com o Boneco Gigante de Luiz Gonzaga, de Sílvio Botelho, e a Orquestra Henrique Dias.

Quarta (19) e quinta (20)
19h às 21h – Coco de Umbigada e grandes Coquistas cantam Luiz Gonzaga, com Mestre Pombo Roxo, Dona Glorinha, Zeca do Rolete e Mãe Lúcia de Oyá.

Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (Olinda)
Sábado (15)
16h – Roda de conversa “Qual a influência do nomadismo na criação artística”, com Ronaldo Eli, Ricardo Brazileiro e Jeraman. Moderação de Ricardo Ruiz.

Espaço Pasárgada (Recife)
Quinta (13)
18h – Sarau Gonzagueano, com Susana Morais, Clécio Rimas, Rita Marise

Museu do Estado de Pernambuco (Recife)
Sexta (14)
19h – Palestra “Luiz Gonzaga e a sua contribuição para a consolidação da identidade brasileira”, com Anselmo Alves
20h – Exibição do vídeo “Luiz Gonzaga, a luz dos sertões”, de Anselmo Alves e Rose Maria
21h – Apresentação musical de Seu Neo do Acordeon

Sábado (15)
19h – Palestra “A origem da sanfona no mundo, sua chegada ao Brasil e os diferentes sotaques nas regiões do País”, com Leda Dias.
20h30 – Exibição do vídeo “Raízes do fole”, de Amaro e Rafael Coelho.
21h – Apresentação musical de Seu Adriano

Casa da Cultura Luiz Gonzaga (Recife)
Até sábado (15)
9h às 12h – Apresentação musical de Seu Nikanor e seu trio pé de serra

Até 29/12
9h às 19h – Exposição “Gonzagueando com a arte popular”. Acervo da Fundação de Cultura de Caruaru.

Quinta-feira (13)
10h – Lançamento do CD de Seu Nikanor
12h às 14h – Encontro de Sanfoneiros de Oito Baixos, com Aécio dos 8 Baixos e Tião dos 8 Baixos
14h às 16h – Apresentações de quadrilhas juninas

Sexta (14)
12h às 14h – Orquestra Sanfônica de 8 Baixos de Santa Cruz do Capibaribe
14h às 16h – Apresentações de quadrilhas juninas

Teatro Arraial (Recife)
Sexta (14)
12h – Arraial Instrumental: Cláudio Rabeca homenageia Luiz Gonzaga
20h – Esquetes: “Lua do amor”, de Williams Santana; e “Contos de uma asa branca”, de Heron Villar

Sábado (15)
20h – Espetáculo “Lua baião”, de Criart Cia de Dança

Quarta (19)
16h – Aula espetáculo “O novo gonzagueano”, com Mestre Camarão

EXU - CULTURA LIVRE NAS FEIRAS
Sábado (15) - Apresentações na Feira Livre do Exu 
7h – Roda de contos e prosa com amigos do Araripe
8h – Saída em caravana no pau de arara com os sanfoneiros do Exu (William Sanfoneiro, Jonnes, Serginho Gomes, Boiadeiro Franco, Ed Carlos do Exu, Clebson, Mauro Sanfoneiro, Dijesus, Epitácio Pessoa, Vital Barbosa, Elmo Oliveira e Januário)
9h – Causos contados por amigos exuenses de Luiz Gonzaga
10h – Cortejo com a banda Cabaçal Exuense, grupo de flautistas Sabiás e a chegada no pau de arara com os sanfoneiros do Exu
11h – Forró de encerramento com Joãozinho do Exu e convidados

EXU - FEIRAS DE CULTURA
Sábado (15) e domingo (16), na Praça da Catedral do Exu
9h às 17h – Culminância do projeto Feiras de Cultura das Escolas Públicas, com a participação de alunos de Araripina, do Exu, de Granito, Ouricuri e Trindade. Exposição de pesquisas sobre os patrimônios culturais de cada município e produções dos estudantes das redes públicas de ensino.

Fonte: G1 PE.

12 de dezembro de 2012

IV SICTI inicia dia 12 em Marabá - PA

Momento ímpar para a educação tecnológica, pela iniciativa, pela agregação das diversidades e saberes compartilhados.

Assim inicia-se o IV SICTI - Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, que ocorreu hoje, 12, no auditório da SESMA na cidade de Marabá. A abertura foi presidida pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Professor Dr. José Roberto Pereira.
Desenvolver a pesquisa é um desafio atual, se levarmos em conta a diversidade da região e as adversidades que a mesma apresenta. Mas o SICTI vem exatamente para agregar o esforço de vários setores e abrir novas fronteiras para este desenvolvimento, iniciadas pelo saber acadêmico, criando assim a aproximação com a educação municipal, estadual e federal.
O principal objetivo é a troca de experiência entre campi, entre os alunos e estes possam convergir e transformar seus conhecimentos em prol da sociedade.
Após a abertura, uma palestra sobre o desenvolvimento regional, proferida Ítalo Poxucan – Presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá, encerrou a manhã do primeiro do IV SICTI. Pela tarde a programação continuou com os mini cursos até a noite.

Ainda com os bla-bla-blás da política Icoense...

Evandro Juvino

"O Tribunal Superior Eleitoral [TSE], através de decisão monocrática do ministro relator Dias Toffoli, reformou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará [TRE-CE] e indeferiu o registro de candidatura do vereador Francisco Evandro de Araújo [PSD].
A decisão, datada da última sexta-feira [7], foi disponibilizada nesta segunda-feira [10] e foi publicada em sessão ainda esta semana.

Na decisão monocrática, Toffoli afirma que "deve-se enfatizar que houve grave violação à norma constitucional, bem como aos princípios norteadores da administração pública, mandamentos que devem ser considerados ainda que o quantum considerado irregular seja reduzido."
 
Continua o magistrado ao afirmar que "é imperativo o reconhecimento da inelegibilidade e o consequente indeferimento do pedido de registro de candidatura de quem, na qualidade de presidente da Câmara Municipal, teve suas contas rejeitadas devido à verificação de irregularidade insanável que configura, em tese, ato doloso de improbidade administrativa, nos termos do art. 1º, I, g, da Lei Complementar nº 64/90".

"Ante o exposto, dou provimento ao recurso especial, com base no art. 36, § 7º, do RITSE, para reformar o acórdão regional e indeferir o registro da candidatura de Francisco Evandro de Araújo ao cargo de vereador", finaliza Dias Toffoli.

MUDANÇAS? 


O TRE-CE havia decidido no dia 14 de setembro e reafirmado no dia 11 de outubro a candidatura do parlamentar que concorreu ao pleito de 2012 e obteve 1.303 votos. Na oportunidade, a Corte Eleitoral do Ceará modificou, de forma unânime, o entendimento do registro da candidatura do edil icoense feito pela 15ª Zona Eleitoral, que havia indeferido ela.
 
Na segunda apreciação do TRE-CE, acontecida em razão da análise de embargos, houve novo entendimento unânime de deferimento do registro de candidato. O processo do Recurso Especial Eleitoral [Respe] chegou no TSE no dia 25 de outubro. O MPE entrou com um pedido de impugnação ao registro de candidatura do parlamentar [Respe nº 2659] para que houvesse uma reconsideração da decisão do TRE-CE e o retorno à condição de primeiro grau.
 
Ainda cabe recurso ao pleno do TSE e ao Supremo Tribunal Federal [STF]. Caso não haja novo recorrimento ou as futuras decisões sejam de manutenção do indeferimento, a Câmara Municipal terá uma "dança das cadeiras", com um suplente assumindo a Casa. Se o vereador conseguir novamente seu registro, ele assumirá a cadeira entre 2013-2016."

Ricardo Nunes

A decisão do registro de candidatura do atual vereador icoense Ricardo Nunes, candidato a reeleição em 2012, saiu na tarde desta terça-feira (11), em Brasília, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ele, em outubro de 2012, obteve 2.552 votos, sendo o mais votado entre os candidatos ao legislativo icoense. Porém, ficou sub júdice devido ao fato de seu registro de candidatura ainda não ter sido deferido ou indeferido pelo TSE, o que acabou acontecendo hoje.
Numa decisão monocrática, o ministro Dias Toffoli, indeferiu o seu pedido de candidatura. Cabe recurso junto ao pleno do TSE e junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), que é a última instância judicial.
Realmente, o ministro Dias Toffoli agiu com a caneta pesada, não comungando com irregularidades de quem quer que seja, diferentemente do que anunciamos aqui recentemente, onde dissemos que este magistrado era conhecido por absolver mais do que condenar. Ele provou o contrário e surpreendeu a muita gente, para o bem da moralização da política icoense.
O certo é que toda dinastia se acaba. É o que acontece na terra dos Icós atualmente, igualmente como um dia ocorreu na Grécia, em Roma e em vários outros recantos do mundo [a história está aí para ser contada em verso e em prosa]. A única que ainda sobrevive é o reinado da rainha Elizabeth II, na Inglaterra, que continua passando de geração para geração.
Para muita gente, em Icó, a era "Nunes" está chegando ao fim. O povo cansou. O vereador Ricardo Nunes perdeu outra vez por irregularidades insanáveis enquanto presidente da Câmara Municipal. E o município caminha rumo a formação de novas lideranças políticas, o que é muito salutar.
Contudo, na última segunda-feira (10) foi o indeferimento do vereador Evandro Juvino (PSD). Hoje foi a vez do vereador Ricardo Nunes. E o próximo será Marconiêr Mota (PMDB), que também deverá ir pelo mesmo caminho dos dois primeiros.
Vamos aguardar os próximos acontecimentos.