27 de outubro de 2012

O que de melhor aconteceu na Feira de Ciências da Escola Vivina Monteiro!

A melhor forma de aprender é fazendo. Partindo desse princípio, foi realizada a Feira de Ciência em nossa escola, com a intenção de estimular os nossos alunos a participarem da atividades escolares, crescendo nas Ciências.

Confira as fotos:












Confira mais fotos em nossa Galeria.

Icó Cultural será realizado em comemoração ao aniversário politico do Icó!


Já que não tivemos comemoração no Dia do Município de Icó, acontecido na última quinta-feira (25), um grupo de jovens pacíficos e ordeiros decidiram realizar um evento cultural na cidade, resgatando o que temos de mais importante, que são as nossas manifestações artísticas. Afinal, somos habitantes de uma terra rica por possuir um valioso e importante patrimônio histórico.




O evento intitulado "Icó Cultural", acontece hoje (27), a partir das 17 horas, com término previsto para ocorrer às 22 horas, no Largo do Theberge, bem defronte ao Teatro da Ribeira dos Icós e a Casa de Câmara e Cadeia.

A promoção é do Movimento "Juventude Anarquista" e do grupo do Facebook "Icó Política e Cidadania" e trata-se de um projeto de iniciativa popular, que tem como objetivo resgatar as várias formas de arte que são produzidas por alguns dos nossos conterrâneos icoenses.

Lá, estão previstas apresentações musicais, de dança, teatrais, artesanato e artes plásticas.

Prestigie você também esse grande momento cultural de resgate de nossas tradições, no momento em que completamos 170 anos de emancipação política e de quase 300 anos de história.

As apresentações em plena praça pública conta com o apoio e parceria da Secretaria de Cultura e Turismo (que autorizou a realização do evento no patrimônio histórico), da Polícia Militar, do Núcleo de Música Sobrado Canela Preta, Blog do Voltaire Xavier, Rádio Brasil FM, Rádio Icó FM, site Icó é Notícia, Blog Icó na Rede, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icó (Sindsepmi), Secretaria de Infraestrutura (liberou o alvará para a realização do evento em praça pública) e de artistas locais (músicos, atores, artistas plásticos, historiadores e outros).

A frente dos trabalhos, os jovens Arthur Cezar e Carlos Dias.

Vá lá e prestigie esse brilhante momento histórico! Você não pode ficar de fora dessa! 


25 de outubro de 2012

170 anos do Icó é Comemorado!!!


Um missa de ação de graças foi realizada nesta quinta-feira [25], em celebração aos 170 anos de emancipação política do município de Icó. 

O evento aconteceu na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Expectação, com celebração do Frei Rogério.

A missa  contou com a presença de diversas autoridades municipais, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário local, estadual e nacional, além de organizações da sociedade e a população e geral.

FERIADO MUNICIPAL - Um decreto municipal assinado pelo prefeito municipal de Icó, Marcos Nunes, oficializou o dia do município como feriado municipal, assim como acontece em todos os anos. Por força do feriado, ficaram fechados o comércio local, bancos e repartições públicas, com exceção dos serviços essenciais. 



23 de outubro de 2012

EEM Vivina Monteiro Promove Feira de Ciências, Artes e Cultura!

A Escola de Ensino Médio Vivina Monteiro promoverá amanhã [24], a sua Feira de Ciências e Mostra de Trabalhos. O evento será realizado no período da manhã na própria Escola. Pais, alunos e professores estão sendo convidados para esta mostra.


Confira os Projetos e suas respectivas áreas:



LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
Língua estrangeira:
·         Espanhol – Cultura Espanhola e Hispano América – Prof. Paula Angélica.
·         Inglês – Cultura Inglesa – Prof. Patricia.
Língua Portuguesa:
·         Modernismo – Prof. Leonardo.
·         Prosa Regionalista – Prof. Keila Duarte.
·         Gênero Literário – Prof. Irandete.
·         A Moreninha – Prof. Socorro Vieira.
·         Projeto – Valei-me Senhor do Bonfim! – Prof. Socorro Vieira.
Artes:
Luiz Gonzaga – O rei do baião – Prof. Ariston Gleidson.
Educação Física:
Acessibilidade para deficientes – Prof. Filipe
Nutrição – Prof. Erika.
CIÊNCIA DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Matemática:
A Geometria no ENEM – Prof. Virna.
Brincando com o quebra-cabeças – Prof. Elisabete.
Analise combinatória – Um exemplo pratico de permutação – Prof. Adriano.
Física:
Labirinto Elétrico – Prof. Túlio Marcos.
Óptica – espelhos planos – Prof. Neto Bertoldo e Prof. Josefa Leite.
Quimica:
Reações químicas – Prof. Gilvan.
Pressão atmosférica - Prof. Gilvan.
Hidrostática - Prof. Gilvan.
PH das substancias - Prof. Neto Bertoldo e Paulo.
Biologia:
DNA - Prof. Itamara.
Utilizando o microscópio - Prof. Itamara e Prof. Keila Núzia.
Projeto Resista a Sedução - Prof. Keila Núzia.
Projeto – Diagnostico socioeconômico dos moradores da margem do Rio Salgado - Prof. Keila Núzia.
Tecnologia:
Projeto – Turma Especial de tópicos relevantes em língua portuguesa e matemática – Coordenadores do LEI – Herculano Ribeiro, Cícero Soares e Ivoneide Penaforte.
CIENCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS:
Historia:
Icó – 170 Anos de Emancipação Política - Prof. Valmira, Prof. Jailma, Prof. Ana Lais e Prof. Flavio.
Geografia:
Impacto Ambiental e cultural da construção do açude Castanhão - Prof. Jane Eire.

15 de outubro de 2012

Feliz Dia do Professor!!


Os professores são grandes mestres que merecem todo o nosso respeito e carinho. Eles não são apenas detentores do conhecimento, mas sim pessoas que nos ajudam a compreender melhor certos assuntos e nos ensinam com muito carinho e dedicação.
A cada passo de sua vida, você tem professores que dedicam sua vida inteira na iluminação dos estudantes como você. Com certeza, a definição dos professores não pode ser limitada a um professor da disciplina, pois quem o orienta em sua vida é um professor.
Muitas vezes na vida, você sente vontade de agradecer ao seu professor, mas você não encontra uma ocasião apropriada. Portanto, o dia do professor é uma data apropriada e muito especial para você agradecer os seus professores por tudo o que eles fazem por você.
Agradeça o seu professor e diga para ele o quanto você é grato por ele ser a luz que guia a sua vida. Você pode expressar sua gratidão por seu professor, com belas mensagens do Dia do Professor.
____________________________________________________________________
Breve Histórico do Dia do Professor.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.Somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

11 de outubro de 2012

Festa de Nossa Senhora do Rosário tem inicio no dia 12 de outubro em Icó!!!

Amanhã [12], o Icó inicia sua rota de festividades religiosas, quando inicia a Festa de Nossa Senhora do Rosário, festa que há mais de duzentos anos vem sendo celebrada em Icó, e que neste ano tem como tema "A PARTIR DE JESUS CRISTO CELEBREMOS COM FÉ A MÃE DO ROSÁRIO", os pregadores do novenário deverão vir de varias cidades, sendo alguns padres diocesanos e outros frades carmelitas.

A Festa de Nossa Senhora do Rosário que inicia amanhã [12] vai até o dia 21 de outubro, quando ocorre a tradicional procissão com a imagem de Nossa Senhora do Rosário pelas ruas históricas do Icó.

O novenário será transmitido pelas principais rádios locais.

Confira a programação oficial da Festa:


12/10/2012 - Sexta-feira

05h00 - Alvorada festiva
05h30: Ofício de Nossa Senhora (Todos os dias)

07h00: Missa em honra de Nossa Senhora Aparecida

19h00: Hasteamento da Bandeira de Nossa Senhora do Rosário e Benção do Santíssimo

13/10/2012 - Sábado

12h00: Missa em Honra a Nossa Senhora de Fátima 

16/10/2012 - Terça-feira 

08h00: Missa dos Enfermos 

19/10/2012 - Sexta-feira 

Leilão após a Novena 

20/10/2012 - Sábado

Festival de prêmios 

21/10/2012 - Domingo - Encerramento

08h00: Missa das Crianças

17h00: Procissão e Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom João José 

_______________________________

NOVENÁRIO

1° Dia - 12/10/2012 – Sexta-feira

O SACRAMENTO DO BATISMO

Considerar do Batismo (o que nos tornamos); O Batismo necessário à salvação para aqueles aos quais foi anunciado o Evangelho.
Pregador: Frei Rogério Alexandro (Ordem dos Carmelitas)

2° Dia - 13/10/2012 – Sábado

O SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO

Considerar: Os efeitos do sacramento – em especial a efusão do Espírito Santo; Engajamento mais profundo na filiação divina.
Pregador: Grei Gilsimar Ferreira (Ordem dos Carmelitas)

3° Dia - 14/10/2012 – Domingo

O SACRAMENTO DA EUCARISTIA

Considerar: A fundamentação bíblica da instituição desde sacramento; A Eucaristia como sacrifício e banquete; Como Jesus está presente no sacramento.
Pregador: Frei Rogério Lima (Ordem dos Carmelitas)

4° Dia - 15/10/12 – Segunda-feira

O SACRAMENTO DA PENITÊNCIA

Considerar: A instituição; Os Efeitos; O que é necessário para se fazer uma “boa confissão”
Pregador: Padre Bonfim

5° Dia - 16/10/2012 – Terça-feira

O SACRAMENTO DA UNÇÃO DOS ENFERMOS

Considerar: Em que consiste o sacramento; Os efeitos; Quem pode receber.
Pregador: Padre Erasmo

6° Dia - 17/10/2012 – Quarta-feira

O SACRAMENTO DA ORDEM

Considerar: O que é; Os garus da ordem; Os efeitos do sacramento.
Pregador: Padre Francisco Ernandir

7° Dia - 18/10/2012 – Quinta-feira

O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO

Considerar Instituição divina – o desígnio de Deus sobre o homem e sobre a mulher; Razão para se casar na Igreja (a importância); O namoro como tempo de conhecimento prévio para o matrimônio.
Pregador: Padre Afonso Queiroga

8° Dia - 19/10/2012 – Sexta-feira

OS SANTOS

Considerar: O chamado a santidade; Intercessão dos santos; Sede meus imitadores como eu sou de Cristo.
Pregador: Padre Antônio Fernandes

9° Dia - 20/10/2012 – Sábado

AS IMAGENS 

Adoração e veneração.
Pregadora: Irmã Edilene IMC

Encerramento da Festa - 21/10/2012 – DOMINGO

06h00: Alvorada festiva e Ofício da Imaculada Conceição.
08h00: Missa das crianças.
17h00: PROCISSÃO PELAS RUAS DA CIDADE E LOGO APÓS MISSA PRESIDIDA PELO BISPO DIOCESANO DOM JOÃO COSTA.

Obs: Todas as manhãs durante a festa, cantaremos o ofício da Imaculada Conceição.    


Foto: Luan Sarmento.

9 de outubro de 2012

Jaime Junior é eleito com 2.400 votos de maioria!!!

O candidato do DEM, Jaime Junior venceu as eleições nas urnas com um total de 19.170 votos, contra 16.770 de Marcos Nunes, PMDB.

Os votos do atual gestor não apareceram no site oficial do TSE, por conta da cassação do registro no ultimo dia 30 de setembro.

Surgem boatos de outra eleição e de até segundo turno, mas quero aqui esclarecer que, primeiro, segundo turno só existe para cidades com mais de duzentos mil eleitores, onde no Icó só temos pouco mais de cinquenta e cinco mil; segundo, outra eleição seria se os votos brancos fossem maiores que os votos dos candidatos, como só tivemos 609 votos brancos, não existem chances de outra eleição.

Resultado Oficial das Eleições 2012 em Icó.

# Comparecimento: 39.101 eleitores;
# Brancos: 609;
# Nulos: 2.552;
# Votos válidos: 35.940;
# Jaime Júnior: 19.170 (53,34%);
# Marcos Nunes: 16.770 (46,66%);
# Maioria de votos: 2.400.
Para o caso da pesquisa que surgiu nos últimos dias, só tenho a dizer uma coisa, nunca mais acreditaremos em pesquisa cujo venha de PMDB.

Gostaria em nome do Blog Olhar Evoluido parabenisar o prefeito eleito Jaime Junior, que foi eleito pela vontade do povo, também desejar-lhe uma boa administração, pois só temos a ganhar, e por último dizer que o mesmo povo que colocou Marcos Nunes na prefeitura, o retirou quatro anos depois, espero que isso não aconteça com o futuro prefeito do Icó.

Bom Trabalho! 


Vereadores Eleitos:
100% apurado

Iatagã - 1.668 votos

Júnior Dantas - 1.646 votos

Chico Nunes - 1.468 votos

Gilberto Barboza - 1.424 votos

Cícero doAlto - 1.399 votos

Maria do Cal - 1.381 votos

Evandro Juvino - 1.303 votos

Maninho - 1.162 votos

Daniel do SAAE - 1.098 votos

Mazinho Mota - 1.063 votos

Roney Olinda  - 969 votos

Ítalo da Paz - 907 votos

Eliseu Amâncio - 854 votos

Jota - 790 votos

Victor Luiz - 768  votos

*Estão sob judice os vereadores Ricardo Nunes e Marconiêr Mota, que obtiveram, 2.552  e 1.205 votos, respectivamente.


6 de outubro de 2012

Confirmação das três ocorrências eleitorais dos últimos dias em Icó!!!

Chefe de gabinete da Prefeitura de Icó - A Polícia Rodoviária Federal [PRF] realizou, nas últimas horas da terça-feira [2], a apreensão de R$ 42.355, dois celulares e um veículo, com três pessoas, entre elas o chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Icó, Fernando Alexandre Leite Guimarães Nunes, irmão do prefeito municipal Marcos Nunes.


De acordo com o Termo Circunstanciado de Ocorrência [TCO] nº 281/2012, feito na Delegacia de Polícia Civil de Icó, naquele dia, os policiais rodoviários realizavam uma ronda no Km 374 da BR-116, quando a PRF realizou uma abordagem no veículo Toyota Hilux SRV, placas JUL 6231-PA - preta 2006/2007.

O carro era guiado por Joserlandio de Souza Batista, 30, e tinha como passageiros Mário Rubens Ferreira Alexandre, 35, e Fernando Alexandre Leite Guimarães Nunes, 29. Todos seguiram para o posto da Polícia Rodoviária Federal para a realização de uma fiscalização.

A PRF encontrou no veículo, após buscas, a quantia de R$ 42.355 em cédulas de R$100, R$ 50, R$ 10 e R$ 5. Parte do valor estava enrolada em um papel, e outra parte solta com lacre do Banco Bradesco e Banco do Brasil, além de vários papeis em uma pasta. Não há informações que confirmem se haveria ligação com a campanha eleitoral. O caso foi tipificado pelo artigo 330 do Código Penal Brasileiro [CPB], que trata de "Desobedecer a ordem legal de funcionário público".

________________________________________________________________________



Mulher é presa com material de campanha e dinheiro no distrito de IcozinhoA Polícia Militar, através da COTAM, realizou a prisão, nessa quarta-feira [3], de uma mulher no distrito de Icozinho, distante 40 Km da Sede de Icó, cumprindo mandado de prisão expedido pela juíza eleitoral da 15ª Zona Eleitoral, Lia Sammia Souza Moreira.


A prisão aconteceu contra Geralda Maria Penaforte Maia, 56, e com a mesma foi apreendido material de campanha cujo candidato não foi informado, um revólver calibre 38, da marca Taurus, com dez munições, e a quantia de R$ 3.600. 

Logo após a prisão e apreensões, a mulher foi levada para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Icó, onde foram apresentados à autoridade competente. Segundo a PM, o mandado judicial foi expedido no intuito de apreender armastítulos eleitorais ou outro qualquer material que se caraterize crime eleitoral.

________________________________________________________________________


Mulher é presa por porte ilegal de arma, material de campanha e lista de eleitores - A Polícia Militar, através do COTAM, se deslocou até a residência da pessoa de Maria de Lourdes Maciel Melo Peixoto, 72, para detê-la por posse ilegal de arma de fogo e material de campanha nessa quinta-feira [4].


De acordo com informações da PM, os policiais foram até a residência da mulher e após feita a apreensão de armas e de vários materiais do candidato a prefeito em Icó e prefeito Marcos Nunes [PMDB] e de outros candidatos da coligação, entre eles uma pasta com relação com nomes, números de títulos de eleitor e local de votação, e duas caixas preta com listas de locais de votação.


ARMAS - Foram apreendidos uma pistola PT51, calibre 6.35, nº H 67928 om um carregador desmuniciado; um revólver calibre 38 Taurus, capacidade para seis munições, nº 8332, 14 unidades do candidato a prefeito de Icó, 270 bandeiras com mastros, 81 bandeiras, quatro bandeiras grande sem mastro, nove bandeiras grandes com mastro em PVC, 25 adesivos, um saco de retalhos, 200 cartazes grandes, 200 santinhos do candidato Geraldo Sabino, 40 broches do candidato Geraldo Sabino, 31 fotos médias do candidato Geraldo Sabino, 50 santinhos do candidato Maninho, 23 broches do candidato Maninho, um rolo adesivo de candidato a prefeito, um rolo TNT amarelo, cinco pastas com adesivos de candidato a prefeito, crachás de fiscais de mesa, papeis diversos, anotações de fiscais, locais de alimentações para fiscais, quatro rolos de fita gomada, um rolo de barbante e uma bolsa verde com canetas.


A suspeita foi conduzida para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Icó, onde a mesma foi autuada por posse ilegal de arma de fogo, que foram apreendidas com os demais materiais. A ação aconteceu com o objetivo de apreender objetos que seriam distribuídas gratuitamente para eleitores, títulos eleitorais de pessoas estranhas àquela residência e elementos que evidenciam crimes eleitorais.


Com informações do Icó é Noticia.

Presidente do TSE diz que 'ficha suja' que recorreu 'provavelmente' perderá!!



A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, em seu
gabinete no tribunal (Foto: Mariana Oliveira / G1)

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, espera que os eleitores levem em consideração as "consequências" de optar por candidatos "ficha suja", segundo afirmou em entrevista nesta sexta (5) ao G1.

A dois dias da votação, 2.152 dos 465.414 candidatos a prefeito e a vereador em todo o país têm o registro de candidatura questionado no TSE com base na Lei da Ficha Limpa. Eles aguardam decisão do tribunal sobre se poderão assumir os cargos caso sejam eleitos.

De acordo com Cármen Lúcia, os que impetraram recurso no TSE são candidatos que já tiveram o registro indeferido pelo juiz de primeiro grau e pelo tribunal regional eleitoral do estado. Portanto, segundo ela, são grandes as chances de que o registro de candidatura também seja rejeitado pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral.

“Se ele [candidato] já teve decisão em uma ou duas instâncias – o juiz eleitoral indeferiu, ele foi ao TRE, e o TRE indeferiu – ele vem ao TSE. Estando contrário a uma diretriz, provavelmente ele vai perder. Isso é importante que os eleitores tenham em mente”, disse.

Para a ministra, a tentativa do candidato de recorrer "é legítima, é direito dele". Mas, segundo Cármen Lúcia, a consequência do voto "também é preciso ser considerada pelo próprio eleitor”. Segundo ela, se vetado pelo tribunal, o eleito poderá não tomar posse.

A ministra ressaltou ainda que muitas vezes o político que recorre está perdendo e quer postergar um resultado negativo. Ela comparou o esforço dos políticos ficha suja em reverter a impugnação da candidatura a uma partida de futebol. Segundo a ministra, a lentidão do Judiciário em concluir julgamentos se deve, em parte, ao excesso de recursos.

“É como um jogo de futebol. Quem está perdendo não quer que o jogo acabe. Quem tá ganhando diz: ‘Ô seu juiz, como é que é? Está demorando’. É o mesmo jogo. Quem está perdendo, tem o pedido indeferido. Ele continua entrando com recurso, com cautelar. Quem está com pedido deferido, coligação ou partido que eliminou o adversário, está querendo que acabe”, declarou. A ministra afirmou ainda acreditar que os eleitores estão mais preocupados em avaliar a “ética” dos candidatos na hora do voto. Segundo ela, a Lei da Ficha Limpa e julgamentos recentes que resultaram na condenação de políticos estimularam o brasileiro a melhorar a qualidade do voto.

“E acho que houve um momento de cansaço, em que se alegava muito que as pessoas não acreditavam que poderia haver punição. Acho que isso está sendo superado desde a Lei da Ficha Limpa. Nesse ponto, a lei cumpriu um papel social”, disse a ministra.

As eleições municipais ocorrem em meio ao julgamento pelo Supremo Tribunal Federal do mensalão, suposto esquema de pagamento de propina a parlamentares da base aliada em troca de apoio ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao todo, 22 dos 37 réus do processo já sofreram condenações na análise de quatro tópicos da denúncia.

Indagada se o mensalão poderia ter algum efeito nas eleições municipais, a ministra afirmou: “Acho que a Lei da Ficha Limpa foi mais bem trabalhada [no sentido de orientar o voto pela ética] fez esse papel. Acho que o Brasil está caminhando nessa tendência em geral na política.”

Para a ministra, há "um cansaço" que gera um tipo de comportamento contrário à ética. "Chega-se a um ponto em que há uma reação. Essa reação eu acho que no Brasil aconteceu”, afirmou.

Energia e tropas
Sobre a eventualidade de uma queda de energia – nesta semana, "apagões" atingiram vários estados e o Distrito Federal –, a ministra afirmou que manteve reuniões com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e operadoras de telefonia para garantir energia elétrica e o funcionamento dos meios de comunicação.

Ela afirmou ainda acreditar que o envio de tropas federais aos municípios com risco de violência durante as eleições deverá garantir que o pleito ocorra sem transtornos. "Temos o uso de forças federais, temos ainda a Polícia Federal, que tem atuado de maneira muito séria e isso sempre ajuda muito", afirmou.

Fonte: G1

3 de outubro de 2012

Dia de São Francisco e da Ecologia será celebrado pelas paróquias de Icó!

É motivo de grande alegria para todos os devotos e romeiros de São Francisco das Chagas, celebrar o dia do Seráfico taumaturgo no Santuário do Senhor do Bonfim. Devoção que há séculos está enraizada no coração do povo, especialmente do povo cearense.

Consideramos uma bênção de Deus neste dia de maior movimento religioso no qual o povo, diante da imagem de São Francisco das Chagas, em atitude de prece, apresenta as suas dores e alegrias.

Queremos convidar-vos, juntamente com sua família, para render homenagem carinhosamente prestada a São Francisco, neste Ano da Fé. A alegria é a identidade do devoto de São Francisco, pois a tristeza é incompatível com a nossa natureza de cristãos. Segue a nossa programação do dia quatro [04] de outubro.

Paz e Bem. Que Deus sempre esteja contigo.

PROGRAMAÇÃO DO DIA DE SÃO FRANCISCO E DIA DA ECOLOGIA.
IGREJA SANTUÁRIO DO SENHOR DO BONFIM

06:00h - Canto do Ofício da manhã - Liturgia das horas.

07:00h - Benção dos Animais; plantas; água e objetos de devoção.

08:00h - Merenda dos animais (Responsabilidade dos donos).

10:00h - Visita aos enfermos (sacramento e benção do cordão).

12:00h - Ângelus e Responso de São Francisco.

15:00h - Confissões e Benção dos devotos de São Francisco.

17:00h - Missa dos devotos e romeiros de São Francisco.
Gesto Fraterno: 1Kg de alimento não perecível para doar aos necessitados.

18:00h - Procissão Luminosa com a Imagem de São Francisco.
Itinerário: Ao redor da praça da Matriz da Expectação.

19:00h - Quermesse da Fraternidade.


Participe com sua família.


Uma realização das Paroquias Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora da Expectação.

Agradecimentos: Paroquianos das Paróquias do Rosário e da Expectação, Grupo de Romeiros de São Francisco, Grupo do Terço dos Homens, Grupo do Terço das Mulheres, Equipe do Projeto Menino Jesus e devotos de São Francisco.


2 de outubro de 2012

Vivina Monteiro faz aula de campo no Rio Salgado!

Os alunos da Escola Vivina Monteiro participaram, nos dias 20 e 21 de setembro de 2012, de  um estudo de campo no Rio Salgado, onde os mesmos viram a real situação do Rio e conscientizaram-se de que é preciso mudar os nossos hábitos com relação ao lixo jogado na rua, pois tudo que entra em bueiros e esgotos estão indo para o Rio Salgado. 

Os alunos dos primeiros e segundos anos da manhã estiveram em contato em toda a extensão do Rio que passa em nossa cidade, observando que se faz necessário uma reestruturação do Rio.

Os alunos do projeto de Biologia, coordenado pela professora Keila Núzia, também fizeram entrevistas com alguns moradores que vivem próximos ao leito do rio.

A conclusão do projeto ainda está sendo desenvolvida em sala de aula.

Veja as fotos na galeria.

1 de outubro de 2012

Simulado do ENEM ocorre com tranquilidade no Icó!

Alunos do 3º ano do Ensino Médio, chegaram ao local de prova, logo cedo, munidos de cartão de confirmação e RG, para participarem do 1º dia de prova do simulado ENEM 2012.
Segundo a coordenadora Local do polo de Icó, os alunos estavam bastante ansiosos, porém com muita empolgação, e a ação foi muito positiva, pois atingiu o objetivo a que se propunha o simulado, fazer com que os estudantes vivenciassem, da forma mais real possível, o dia do ENEM oficial. 
 
A participação dos alunos, de um modo geral, foi bastante significativa, uma vez que se teve o apoio da SME com relação ao transporte escolar. Tudo transcorreu conforme planejado. O gestor do polo recepcionou os estudantes que foram chegando ao local, e os encaminharam para suas respectivas salas.
 
O aluno, Pedro Roseno, do Cere Padre José Alves de Macedo, relatou que a prova estava com um bom nível, apesar de ter sentido dificuldades em algumas questões, e avaliou o momento como ótimo, pois eles tiveram uma experiencia nunca vivida antes e certamente fez com que pudessem ter a noção do que seria viver o ENEM, de fato, o que trará bons resultados para o grande dia.

Com informações da 17ª Crede - Icó - CE.