30 de setembro de 2012

Distrituição de títulos de posse de imóveis seria motivação maior para cassação do registro do candidato Marcos Nunes em Icó!


A juíza eleitoral do Município de Icó, Lia Sâmia, cassou, neste domingo [30], o registro do candidato do PMDB à Prefeitura, Marcos Nunes. A decisão foi tomada com base no artigo 22 da Lei de Inelegibilidades. Nesta página, você pode ler a íntegra do artigo 22 da legislação.
Marcos foi denunciado por distribuição de títulos de imóveis e, nas eleições deste ano, concorria a um novo mandato. Com informações do correspondente do Jornal Alerta Geral na Região dos Inhamuns, Alverne Lacerda. 

Art. 22, inc. XIII lei de Inelegibilidade - Lc 64/90




Art. 22. Qualquer partido político, coligação, candidato ou Ministério Público Eleitoral poderá representar à Justiça Eleitoral, diretamente ao Corregedor-Geral ou Regional, relatando fatos e indicando provas, indícios e circunstâncias e pedir abertura de investigação judicial para apurar uso indevido, desvio ou abuso do poder econômico ou do poder de autoridade, ou utilização indevida de veículos ou meios de comunicação social, em benefício de candidato ou de partido político, obedecido o seguinte rito:
XIII - no Tribunal, o Procurador-Geral ou Regional Eleitoral terá vista dos autos por 48 (quarenta e oito) horas, para se pronunciar sobre as imputações e conclusões do Relatório;

Fonte: Ceará Agora

27 de setembro de 2012

Aula de Campo no Centro Histórico de Icó!

Nos dias 20 e 21 de setembro de 2012, os professores Jailma Batista e Marcio Greyk, estiveram a frente de uma aula de campo realizada no centro histórico de Icó com as turmas dos primeiros e segundos da manhã, da EEM Vivina Monteiro, onde na oportunidade os alunos conhecerem um pouco mais sobre a história de nossa cidade, e consequentemente sobre a importância de se preservar o nosso patrimônio histórico.
Durante a visita e aula os professores foram explicando sobre o que é patrimônio histórico material, ou seja o conjunto de edifícios, documentos, monumentos, fotos e outros objetos que pertencem a um lugar. São coisas que tem um valor histórico ou sentimental para a população de lugar ou região, pois se referem às origens e à forma que escolhemos para sermos lembrados.
Fez uma observação que antes eram consideradas patrimônio material somente coisas que faziam referências a pessoas com poder ou a tradição ligada ao colonizador português, como a Igreja da Matriz, Casa de Câmara e Cadeia, Sobrado Paroquial, Paço Municipal dentre outros. Hoje, essa visão já está mudando a partir de estudos mais recentes que estão preocupados em manter acesa a memória de pessoas comuns, suas experiências e sociabilidade.
Também destacou, ser importante que todos possam conhecer o que é educação patrimonial, e assim possam conhecer, o nosso patrimônio histórico, para que despertem o interesse à sua preservação, pois ser cidadão é ter direito à memória.

Confira as fotos na nossa galeria.

Escola Estadual Vivina Monteiro realiza aulão do Enem para alunos do Ensino Médio.


          A Escola de Ensino Médio Vivina Monteiro, localizada em Icó, realizou nos dias 20 e 21 de setembro de 2012, seu segundo Aulão voltado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

         O momento foi conduzido pelos professores de suas respectivas áreas que trabalharam questões da Coletânea do ENEM e atuaram na condição de colaboradores da escola nessa proposta de preparação para o ENEM.

    Foram possibilitadas aos alunos vivência em grupo de análise de questões. Na oportunidade, participaram muitos dos alunos de Ensino Médio inscritos no Enem. A ação é iniciativa do núcleo gestor escolar, na pessoa do diretor Marcio Greyk Gonsalves e tem como objetivo acrescentar conhecimentos aos alunos que irão realizar a Prova do ENEM, além de haver a expectativa de que, ao realizar os Aulões, aumentem gradativamente a participação dos alunos nesses momentos, culminando com a participação de 100% dos alunos inscritos nos dias do Simulado realizado pela SEDUC, bem como nos dias da avaliação oficial definidos pelo INEP.

Confira as fotos na Galeria.

24 de setembro de 2012

Candidato a vereador em Icó é preso com carro roubado e documentação falsa!


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um candidato a vereador do Município de Icó, por dirigir um veículo roubado e portar documentação falsa, no último sábado, 22.
O automóvel estava com a placa clonada e documentação falsificada (Foto: Divulgação - PRF)
A prisão foi realizada no posto da PRF, localizado no município de Icó, a 375 Km de Fortaleza. O homem identificado como Daniel Sidney Guimarães Nunes Dantas chegou a dizer, durante a abordagem policial, que era parente do atual prefeito de Icó, e que havia comprado o carro para usar em sua campanha política.
No entanto, a PRF desconfiou de um carro novo, ano 2011, estar em péssimas condições de uso, com pneus lisos, muitos riscos e arranhões, sem para-choque dianteiro, entre outros danos aparentes.
A PRF verificou que o chassi do veículo não era o correspondente à placa utilizada e sim de outro automóvel de mesmo ano e modelo, só que roubado. Além disso, o Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV) era falso.
Segundo a PRF, o flagrante foi lavrado po crime de receptação e por uso de documento falso, na Delegacia de Polícia Civil de Icó, onde será aberto o inquérito para avaliar as condições em que Daniel adquiriu o veículo.
Candidato a vereador contesta PRF

Daniel Sidney contestou em nota a versão dada pela PRF: "nunca afirmei ser proprietário de referido veículo, fato público e notório, mas tão somente pedi-o emprestado para deixar nas proximidades da BR-116, neste município, duas lideranças comunitárias".

O candidato a vereador informou que o veículo conduzido por ele é propriedade de Vinícius Faustino, que compra e vende veículos em Icó. Daniel Sidney esclareceu que foi liberado pela Polícia após prestar todas as informações necessárias.

20 de setembro de 2012

Mais um candidato a vereador tem candidatura Indeferida pelo TSE em Icó!!

Desta vez não foi um candidato, mas sim uma candidata, que teve indeferido o seu registro pelo TSE em Brasília, seguindo as decisões em primeiro grau e no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará  - TRE.

Por decisão monocrática, o ministro relator Dias Toffoli manteve, nessa segunda-feira [17] o indeferimento da candidatura de Maria Lucicleide da Silva Gadelha [PPS].

No julgamento, a ministra seguiu o entendimento do TRE-CE, que seguiu a jurisprudência do TSE e havia indeferido o registro da postulante em razão da ausência de filiação partidária.

Com essa notícia já são três os indeferidos pelo TSE de Brasília, junto com Cleide, estão, Flamarion Nunes Pereira e de Antônio Weelio, o "Corintiano".

Da decisão cabe recurso para o pleno do TSE e para o Supremo Tribunal Federal [STF].

Os pedidos de recurso dos outros candidatos que também foram indeferidos, Ricardo Nunes e Marconier Mota, ainda não chegaram ao Tribunal.

15 de setembro de 2012

Os primeiros candidatos indeferidos de Icó pelo TSE em Brasília!

Os candidatos Antônio Weelio Saraiva dos Santos "Corintiano" [PT] e Flamarion Nunes Pereira [PSD], postulantes à Câmara Municipal de Icó, tiveram mantidos os indeferimentos de registro da candidatura pelo Tribunal Superior Eleitoral [TSE].


Ambas as decisões, publicadas nos últimos dias, foram monocráticas, através da Ministra Laurita Vaz, que negou seguimento aos dois Recursos Especiais Eleitorais [Respe's] e manteve as decisões do primeiro grau e do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará [TRE-CE].

Do resultado do julgamento, ainda cabe recurso para o pleno do TSE e para o Supremo Tribunal Federal [STF], segundo informações colhidas pelo Icó é Notícia. A primeira decisão foi publicada no dia 5 de setembro e a segunda data de 10 de setembro. O único Respe sem decisão definida é o da candidata Maria Lucicleide da Silva Gadelha [PPS]. Outros recursos de candidaturas a vereador que foram indeferidas devem chegar nos próximos dias no TSE.


PRIMEIRO INDEFERIMENTO - No caso referente ao atual vereador Flamarion Pereira [Respe nº 2489], o edil da coligação "Icó que o Povo quer", teve dois indeferimentos a partir de uma "ação de impugnação proposta pelo Ministério Público Eleitoral [MPE] e expõe a argumentação de que Flamarion Nunes Pereira é inelegível em face de ter contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios [TCM-CE], na ocasião em que foi secretário de Educação do Icó, no ano de 2006", segundo o documento.


Na defesa documental, Pereira [foto] sustenta que o "Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará [TCM-CE], na análise das contas, teria afastado o dolo e, via de consequência, qualquer nota de improbidade administrativa nas condutas responsáveis pela sua desaprovação, ressaltando não terem o condão de gerar inelegibilidade os atos de improbidade administrativa que causem lesão ao erário quando praticados de forma culposa".


A Procuradoria-Geral Eleitoral manifestou-se pelo desprovimento do recurso. A ministra, seguindo o disposto na Súmula 282 do Supremo Tribunal Federal [STF], pontuou no voto ser "inadmissível o recurso extraordinário, quando não ventilada na decisão recorrida, a questão federal suscitada."

"Com efeito, não havendo prequestionamento, não há falar em ofensa à lei, menos ainda em divergência jurisprudencial se inexistiu julgamento da questão jurídica, inviabilizando o conhecimento do recurso especial. Pelo exposto, com fundamento no artigo 36, § 6º, do Regimento Interno do Tribunal Superior Eleitoral, nego seguimento ao recurso especial", finaliza.


SEGUNDO INDEFERIMENTO - O segundo indeferimento, ao candidato a vereador Antônio Weelio Saraiva dos Santos "Corintiano" [Respe 3181], da coligação "Por um Legislativo mais Forte", manteve as decisões do juízo eleitoral de Icó e do TRE-CE.

O postulante teve a candidatura indeferida em razão, segundo a decisão do TRE-CE, de uma duplicidade de filiação partidária, ou seja, ele estaria registrado no PT e PTB ao mesmo tempo.

Neste caso, o postulante teve consideradas as duas candidaturas canceladas, em razão da dupla filiação. A impugnação da candidatura foi proposta pela Promotoria Eleitoral, confirmada pelos juízes do TRE-CE.

Na defesa na Corte Eleitoral cearense, "Corintiano" [foto] argumentou, através de seus advogados, que "há um vínculo regular com o PT, atribuindo a responsabilidade por ter incorrido em tal situação ao Presidente do PTB."

No TSE, o candidato requereu o "provimento do recurso para reformar a decisão recorrida, reconhecendo a sua condição de elegibilidade, e ainda o sobrestamento [interromper a contagem do tempo] do presente feito até julgamento definitivo nos autos em que se discute a duplicidade de filiação".

A Procuradoria-Geral Eleitoral manifesto-se pelo desprovimento do recurso. No voto, a ministra cita que Antônio Weelio ajuizou embargos de declaração, desprovidos de efeito suspensivo, e que ainda aguarda julgamento, segundo o sistema de acompanhamento de documentos e processos - SADP - do Tribunal.

"Dessa forma, não me resta outra alternativa senão manter incólume a sentença de primeiro grau. Pelo exposto, com fundamento no artigo 36, § 6º, do Regimento Interno do Tribunal Superior Eleitoral, nego seguimento ao recurso especial", finaliza o voto.



Fonte: Icó é Noticia.

13 de setembro de 2012

Como Organizar de forma simples um Projeto de Pesquisa para uma Feira de Ciências


 A melhor maneira de se aprender alguma coisa é praticando, mesmo que algo saia errado. Ler bons livros, revistas, assistir sempre as aulas de ciências com atenção, participar de eventos em outros colégios ou instituições nos fornecem um vasto conhecimento, mas só conseguimos aprender verdadeiramente quando colocamos em prática os conhecimentos adquiridos. Eu sempre digo que devemos fazer seja certo ou errado, isto quer dizer que se for certo ótimo, nota 10, se for errado aprendemos a não mais errar, portanto devemos sempre ser ousados pois, a palavra experimentação na ciência já diz tudo. Quantos experimentos foram feitos sem êxito até que se chegasse à cura de uma determinada doença ou a descoberta de um determinado medicamento ou equipamento.

Para realizar um experimento devemos ter as mesmas responsabilidades que um profissional da área científica, ou seja:
  • Organizar.
  • Observar.
  • Pesquisar.
  • Investigar.
  • Adotar critérios para a pesquisa utilizando a ética.
  • Experimentar e validar resultados das fases do experimento.
  • Garantir total segurança e qualidade durante a elaboração da pesquisa.
  • Fazer uma boa apresentação da conclusão do experimento.
Todos esse itens citados anteriormente devem ser seguidos com cuidado e atenção, pois, os resultados de seu experimento ou pesquisa poderá ser observado por profissionais do ramo científico podendo futuramente abrir portas para uma brilhante carreira chegando a realização pessoal e profissional.

A exposição de um determinado experimento ou pesquisa em uma feira de ciência escolar apresentado com muita organização, um interessante material visual e escrito pode transmitir muitas informações para profissionais da área científica que assimilam tudo, bem como para as demais profissões menos especializadas que sempre encontram alguma coisa de interessante para enriquecer seu conhecimento.

Hoje em dia quase todas as instituições de ensino fazem uso das “Feiras de Ciência” onde, não podemos negar, são divulgados vários experimentos estimulando com isso o intercâmbio de conhecimentos entre instituições escolares e em conseqüência o progresso na área científica incentivando o jovem estudante, bem como fazendo-se valer de um instrumento educativo de alto nível de rendimento escolar. Muitos profissionais da área buscam nessas feiras resultados para problemas através das técnicas apresentadas nos trabalhos dando assim oportunidades de crescimento aos expositores que mais se destacam.

A cada ano que passa os alunos se aprimoram mais até chegar ao primeiro lugar na apresentação de pesquisa em uma feira de ciência, por isso não desanime, não se deve desistir e sim adquirir experiência e procurar melhorar identificando erros e caprichando mais para o próximo ano e a próxima feira.

Vamos Elaborar um Projeto de Pesquisa Científica?

Primeiro Ponto:

Vamos precisar de tempo (não esquecendo das outras obrigações), espaço para o desenvolvimento da pesquisa, esforço físico e mental, um profissional científico caso se precise de alguma orientação e algum dinheiro (se necessário).

Tenha sempre a mão uma caderneta de anotações, anote tudo, qualquer detalhe, idéias momentâneas, sugestões, tipo de material observado em algum local, endereços de profissionais etc. Tudo, tudo deverá ser anotado isso poderá ser mais tarde um dos pontos para o fechamento de uma pesquisa. E não devemos esquecer que para garantir a qualidade e validação do experimento tudo deverá estar anotado.

Segundo Ponto:

Escolher um tema que não seja muito comum. Tente escolher algo novo para estimular seu raciocínio e não parecer rotina, mas, também não se empolgue muito escolhendo temas mirabolantes que não se consiga chegar a lugar algum com êxito. Lembre-se de que você é um estudante e não um cientista com uma vasta bagagem profissional, materiais, equipamentos e toda uma equipe de apoio. Você deve dar um passo atrás do outro, sem tropeços e caídas, pois é devagar que se vai longe. Ouse, mas saiba dosar essa ousadia. De preferência a escolha de um tema que possa abrir pesquisas para os anos seguintes. Peça a ajuda de seus professores, discuta seu projeto de pesquisa com eles.

Terceiro Ponto:

Após a escolha do tema, listar todas as necessidades de serviços para elaboração da pesquisa. Como exemplos podemos citar:
  • Biblioteca
  • Marcenaria
  • Eletrônica
  • Vidraçaria
  • Gráfica
  • Informática
  • Oficina de pintura
  • Mecânica
  • Serralheria
  • Outros serviços.
De posse de uma caderneta de anotações, fazer contato com os profissionais dos serviços necessários e avaliar os custos. Tente fazer parcerias. Quanto mais parcerias conseguir, mas baixo ficará o custo do projeto de pesquisa. Para conseguir uma parceria deve-se conversar com o profissional do serviço e explicar o objetivo do projeto bem como a que se destina e onde será apresentado solicitando sua ajuda, seja da mão de obra ou até mesmo do material, que muitas das vezes é mínimo, para elaboração do projeto em troca de espaço para um agradecimento ao estabelecimento bem como uma propaganda do serviço prestado. A humildade é uma das pernas da sabedoria. Tente também uma parceria com um colega de colégio. Duas cabeças pensam melhor que uma e assim sucessivamente, mas, lembre-se para elaboração de um projeto precisamos de parcerias de qualidade e não de quantidade. Com muita educação podemos conseguir ótimos parceiros.

Quarto Ponto: 

Após o contato com o prestador de serviço, listar todos os materiais necessários para elaboração do projeto. Como exemplo citaremos:
  • Madeira
  • Vidro
  • Ferro
  • Papel
  • Fios
  • Plástico, dentre
  • outros.
Lembre-se que, o profissional dos serviços solicitados, não pode elaborar seu projeto, o autor é você. Você terá que aprender a manusear equipamentos como furadeiras, chave de lenda, martelo etc. Se não souber, peça ajuda de um adulto. Você deverá conversar com seus pais para assegurar uma excelente ajuda principalmente no que diz respeito ao financeiro e local para o desenvolvimento do projeto.

A primeira vez tudo parece confuso e por vezes pensamos em desistir, mas tudo isso é fruto da inexperiência a medida que vamos vendo a pesquisa se desenvolvendo vamos nos sentindo importantes e deslumbrados em chegar logo às conclusões.

Vamos Planejar agora a Exposição de sua Pesquisa?


Tudo deve estar do jeito que o visitante gosta de ver, porque exposição é tudo aquilo que o público verá. Para isto existem dois pontos muito importantes para o planejamento da exposição, que são: a organização e a limpeza.

Organização

1. A organização do painel de apresentação deve fazer sentido para os visitantes que nunca viram seu projeto e muitas das vezes desconhecem o assunto. Siga os tópicos do painel.

  • Título – O título do trabalho deve ser bem curto, simples mas que prenda a atenção dizendo diretamente do que se trata o projeto.
  • Autores – Nome do autor ou autores do trabalho.
  • Subtítulo – É simplesmente o resumo da pesquisa, sem muita embromação.
  • Dissertação – É a explicação da pesquisa propriamente dito, seja bastante claro, explique suas hipóteses, métodos utilizados e dados obtidos.
  • Conclusão – Deve ser o mais clara possível para que todos compreendam.
  • Ilustrações – Devem estar embutidas no trabalho a medida em que se vai dissertando a pesquisa, quanto mais melhor, procure colocar cores fortes para chamar atenção dos visitantes.
  • Bibliografia – Deve ser citada toda a bibliografia utilizada nas pesquisa bem como seus autores.
  • Agradecimentos – Reservar um espaço para citar o nome dos estabelecimentos e das pessoas que colaboraram de alguma forma com o sua pesquisa.
2. Elaboração de folhetos explicativos sobre a pesquisa. Esses folhetos são muito importantes e devem ser distribuídos aos visitantes para que eles tomem conhecimento do que se trata a pesquisa. No ato da entrega deve-se falar somente o necessário, pois o visitante tem muito o que ver na feira e a partir do terceiro stand não se recordará mais do que você explicou e tenha certeza que, se houver interesse, ele voltará. Neste folheto deve conter uma síntese breve sobre a pesquisa, uma introdução com informações básicas, o material e a técnica utilizada, alguns dados obtidos, a bibliografia, os agradecimentos e a identificação do(s) autor(es) com um meio de comunicação com os mesmos no caso de algum visitante se interessar pela pesquisa ou até mesmo tirar dúvidas sobre a mesma.

3. Fazer a apresentação através de amostras do objeto da pesquisa, aparelhos e equipamentos que demonstrem claramente o projeto prendendo, assim, a atenção do visitante.

4. Fazer a escolha do local onde ficará sua exposição é muito importante, escolha sempre um local significativo e de trânsito direto do visitante.

5. Sua aparência também é bastante importante, os cabelos devem estar penteados, as roupas bem arrumadas e ainda podemos citar algumas formas de uma apresentação pessoal para todo o grupo de expositores. 
  • Camiseta com o logotipo da feira.
  • Cracha de identificação para os expositores.
  • Uniforme da instituição bem impecável. 
  • Jalecos com o logotipo da instituição.
  • Bonés com o logotipo da instituição ou da feira, dentre outros.
6. A pesquisa poderá ser exposta de uma maneira bem simples, torno a repetir, o que interessa é um conteúdo interessante com uma apresentação organizada. Sobre uma mesa, como mostra o exemplo abaixo, use uma estrutura de papelão ou compensado fino para fixar o material descrito antes e os equipamentos que ficarão expostos sobre a própria mesa. A partir desta apresentação pode-se ter idéias de outras mais sofisticadas depende do espaço físico a que se tem direito para expor a pesquisa, dos recursos adquiridos através das “parcerias” ou do recurso financeiro de cada expositor. Caso você venha a ganhar o primeiro lugar este “stand” poderá, quem sabe, ser montado e desmontado por várias vezes em várias exposições, por isso, faça-o com capricho para que não se estrague com facilidade, utilize dobradiças para fecha-lo ao invés de desmonta-lo todo.Citarei logo abaixo alguns materiais necessários para montagem do “stand” .
  • Papelão ou compensado
  • Fita crepe
  • Fita dupla face
  • Cartolina colorida
7-Agora, mãos a obra tudo depende de você e do seu lado criador e cientista. A força de vontade e a ousadia caminham junto com a realização pessoal.


TRE mantem Jaime Junior na disputa pela prefeitura municipal de Icó!

O Tribunal Regional Eleitoral – TRE, do Estado do Ceará, deferiu por unanimidade na última terça-feira\11-09, o registro de candidatura de Jaime Júnior, concorrente do Democratas a prefeitura icoense. 

Jaime Júnior tinha sido listado pelo Tribunal de Contas dos Municípios – TCM, em Fortaleza, como inelegível por ter tido parte suas contas de governo, quando prefeito efêmero de Icó, ainda no ano de 2007, “desaprovadas”. 

Houve recurso ao TRE e, este o “deferiu”, alegando, igualmente, que suas contas de governo não foram julgadas separadamente do então prefeito Cardoso Mota. 

A coligação adversa promete levar o caso a última instância, ou seja, o Tribunal Superior Eleitoral – TSE, em Brasília, a quem deverá dá a última decisão. 

Até lá, AMARELOS e VERDES, estarão realizando suas campanhas sem empecilho algum.

12 de setembro de 2012

Desfile cívico reúne escolas e entidades em Icó!

O sol forte do final de tarde não inibiu a presença do Icoenses na Avenida Ilídio Sampaio, que foi parcialmente interditada para a realização do desfile cívico de comemoração do 7 de setembro, dos 190 anos da Independência do Brasil. Ao todo, mais de 16 instituições, entre escolas privadas, municipais e estaduais e clubes de serviço, foram à avenida celebrar a data.

O desfile foi aberto pela AÇÃO SOCIAL seguida pela banda musical municipal. Na passagem pela Prefeitura Municipal, primeiro, foram executados o Hino Nacional Brasileiro, o Hino de Icó e o Hino da Independência.

Depois, as escolas privadas, municipais e estaduais foram se revezando na avenida, destacando os temas e projetos trabalhados por cada unidade. A Escola Profissional Deputado José Walfrido Monteiro, trouxe os seus respectivos cursos. Além disso, deu destaque a Escola de Ensino Médio Vivina Monteiro (o qual faço parte do corpo docente), que trouxe em seu desfile a Festa de Nossa Senhora do Rosário. Após apresentaram-se o CEREPJAM, Professora Lourdes Costa e demais escolas municipais.

As únicas escolas da rede privada presente no desfile cívico, foram a Faculdade do Saber e a Sousa Fernandes, que homenageou os nossos pioneiros, os índios. Alunos e professores destacaram os projetos trabalhados, como o Fazendo arte na escola e jogos educativos: um estímulo para a aprendizagem.

Depois das escolas, foi a vez das entidades, como o Departamento de Cultura, o CRAS, PROJOVEM Urbano, Grupo de Mulheres, entre outros. O público ainda acompanhou a evolução de mais duas fanfarras que abrilhantaram ainda mais o espetáculo.

“São poucas as chances, oportunidades que a gente tem de enaltecer o nosso patriotismo, mas as poucas que a gente tem fica feliz em ver a população comparecendo, um desfile bonito e as escolas municipais fortíssimas ”, comentou o oficial da tropa de choque que fazia a segurança do local.

O prefeito Marcos Nunes, que recebeu na Prefeitura Municipal autoridades civis, também elogiou a evolução do desfile.

O desfile cívico de 7 de Setembro foi encerrado com um protesto por parte de um grupo de jovens que marchavam contra a corrupção, no denominado Dia do Basta a Corrupção que teve como missão a implementação de empresas para gerar empregos, funcionamento do perímetro irrigado Icó - Lima Campos, investimento amplo na educação, saúde e lazer para os jovens(esporte, artes, etc), valorização dos profissionais que trabalham para o município e valorização dos trabalhadores rurais. Munidos de faixas e narizes de palhaço, os manifestantes também fizeram uma série de críticas a atual administração do município.

11 de setembro de 2012

Mais um vereador tem recurso indeferido pelo TRE - CE


O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará [TRE-CE] manteve o indeferimento, nesta segunda-feira [10], do registro de candidatura do atual vereador Ricardo Nunes [PTB], da coligação "Icó que o Povo quer".

A decisão dos magistrados seguiu, de forma unânime, o entendimento do relator, juiz Antônio Abelardo Benevides Moraes.

O relator acolheu o parecer da Promotoria da Justiça Eleitoral e votou pelo desprovimento do recurso do candidato à reeleição na Câmara Municipal de Icó. Cabe recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral [TSE].

CINCO INDEFERIDOS - O resultado do mais recente julgamento da Corte Eleitoral aumentou para cinco o número de candidaturas indeferidas pelo TRE-CE em Icó.

Três da situação [Flamarion Nunes Pereira, Marconiêr Chagas Mota e Ricardo Nunes] e duas da oposição [Maria Lucicleide da Silva Gadelha e Antônio Weelio Saraiva dos Santos "Corintiano"].


8 de setembro de 2012

GRANDE CRUZADA EVANGELISTA DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS CANAÃ

Acontecerá logo mais, em frente à Igreja Assembleia de Deus Canaã, a Grande Cruzada Evangelista, que contará com a presença do Pr. Jesser Goes e sua comitiva, além da participação da cantora Beatriz diretamente do Rio de Janeiro.

O evento tem início às 19 horas e a entrada é franca!



A Igreja Assembleia de Deus Canaã agradece a presença de todos! 


Informações: Prof. Manoel Bonfim.
Texto: Fiamma Ferreira Nogueira.

7 de setembro de 2012

Dia da Independência é marcado com protestos em todo o Brasil.

Milhares de pessoas ocuparam o centro de Brasília após o desfile cívico-militar para protestar contra a corrupção. Através de redes sociais, movimento Dia do Basta conseguiu mobilizar grupos em 60 cidades do país.
Com palavras de ordem, organizadores de movimentos contra corrupção convocaram as pessoas que foram até o centro de Brasília para acompanhar as celebrações deste 7 de Setembro. Há quatro anos, a marcha é marcada para o Dia da Independência com o objetivo de chamar a atenção para temas importantes da democracia.
Este ano, várias marchas foram organizadas por todo o país. Na capital federal, o Movimento Brasileiro de Combate à Corrupção (MBCC) – criado por "brasilienses cansados de ouvir falar em corrupção e impunidade", segundo o movimento – levou às ruas a quarta marcha contra a corrupção.
Aldo Ferreira, advogado e um dos organizadores do MBCC, disse à DW Brasil que o movimento é organizado horizontalmente, sem lideranças ou qualquer filiação política. No centro das manifestações, estão questões ligadas à transparência e boa gestão. "A corrupção é um câncer que corrói os brasileiros. Ela mata, ela tira recursos da saúde, da educação, dos transportes, de todas as esferas", disse Aldo.
Em 2012, não se deu muita ênfase à mobilização pelas redes sociais, porque se queria que apenas os verdadeiramente engajados estivessem na marcha. Devido ao fato de várias categorias de servidores públicos estarem em greve, o movimento temia que a marcha contra a corrupção fosse contaminada por interesses particulares. Segundo estimativas da organização, cerca de 5 mil pessoas participaram do protesto.
Outros movimentos espalhados pelos estados realizaram protestos no 7 de Setembro. O Dia do Basta, por exemplo, conseguiu mobilizar grupos em 60 cidades em todo o país. "A gente organiza tudo sempre pela Fanpage do Facebook. As pessoas interessadas entram em contato e dizem que querem fazer a manifestação da sua cidade. Existe uma seleção: a pessoa não pode ser filiada a nenhum partido político e tem que ter mais de 18 anos", explicou à DW Brasil Laura Furquim, uma das organizadoras do Dia do Basta.
Este movimento levou às ruas uma reivindicação específica: o projeto de voto aberto no Congresso. "A meta deste evento de 7 de Setembro é recolher pelo menos 20 mil assinaturas para juntar com as 30 mil já coletadas, que deverão ser entregues ao relator do projeto do voto aberto", disse Laura.
O projeto prevê que as votações na Câmara e no Senado sejam abertas para que cada eleitor saiba o voto de cada parlamentar em questões importantes, como cassação de mandatos e votações sobre orçamento.


Em Icó, o dia do Basta a Corrupção foi marcado com uma macha pelas ruas da cidade, até serem barrados por PMs da Tropa de Choque, que após alguns "arranhões" defronte a Prefeitura Municipal, permitiram a continuação da macha até o largo do Theberge. 



Durante o percurso, que veio logo atras do desfile das escolas da cidade, alguns civis entraram na frente do protesto barrando a passagem em frente a Prefeitura, com a chegada da policia, os ânimos acalmaram e, permitido a continuação do protesto, a prefeitura encontrava-se de portas fechadas. No Balão dos fogos do Senhor do Bonfim foram dadas as palavras finais.



O dia do Basta a Corrupção em Icó teve como missão a implementação de empresas para gerar empregos, funcionamento do perímetro irrigado Icó - Lima Campos, investimento amplo na educação, saúde e lazer para os jovens(esporte, artes, etc), valorização dos profissionais que trabalham para o município e valorização dos trabalhadores rurais.


O dia do Basta a Corrupção aconteceu exatamente no dia que marca um mês da realização das eleições municipais, quando mais de cinquenta e dois mil eleitores icoenses estarão aptos a sufragar seus votos para prefeito municipal e vereadores.

Veja as fotos em nossa Galeria.

5 de setembro de 2012

Segundo pesquisa Marcos Nunes sai na frente em Icó!

Parte da capa do Jornal Diário do Nordeste.


A pesquisa Ibope, encomendada pela Editora Verdes Mares, divulgada nesta quarta-feira [5] no jornal Diário do Nordeste, mostra a liderança do candidato Marcos Nunes [PMDB], com 52%.

O postulante ao Palácio da Alforria pela oposição, Jaime Júnior [DEM], aparece com 39%. Foram entrevistados, nos dois primeiros dias de setembro, 301 pessoas.

Apesar da significativa diferença entre os candidatos, 13 pontos percentuais nos números consolidados, é importante destacar um item da pesquisa que pode mudar a diferença.

No Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais [PesqEle] do Tribunal Superior Eleitoral [TSE], o Ibope informou que a margem de erro da pesquisa era de seis pontos, para mais ou para menos. A alta taxa de margem de erro pode tornar uma distância que seria maior em menor e vice-versa.

A título de exemplo, a margem de erro pode colocar Marcos Nunes com percentual ocilando entre 46% e 58% e Jaime Júnior entre 33% e 45%. A distância que separa o democrata do peemedebista, que é de 13 pontos na consolidada, pode chegar a 25% ou mesmo 1%, o que dá praticamente o empate técnico

Então, teremos:


Nos dados trazidos abaixo, o candidato pelo PMDB e atual prefeito de Icó, apresentou 52% das intenções de voto seguido pelo ex-prefeito Jaime Júnior, da coligação "Mudança com honra e coragem". com 39%.

Ainda conforme a pesquisa do Ibope, brancos ou voto nulo somaram 3%, enquanto 6% não souberam ou não preferiram responder. Os números dizem respeito ao estimulado, quando são citados os nomes dos candidatos.

Na pesquisa denominada de espontânea, quando não há citação de nomes, os candidato Marcos Nunes também tem 52% das intenções de voto e Jaime Júnior também fica com 39%. Outros 4% dizem que tem a intenção de votar em branco ou anular o voto e 5% não souberam ou não opinaram.



REJEIÇÃO - Outro dado importante em uma pesquisa e em Icó, aliada à margem de erro alta é a rejeição. Os dados apontam a rejeição maior do candidato Jaime Júnior [45%] frente a Marcos Nunes [39%]. Entretanto, mais uma vez reportando aos seis pontos para mais ou para menos, ambos se colocam em empate técnico, o que apontam uma escolha acirrada.

Os entrevistados que declaram poder votar em qualquer candidato somam 8%, enquanto 9% não sabem ou não respondem. Nesse caso, o entrevistado poderia citar mais de um candidato.



AVALIAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO - Além dos números concernentes ao pleito eleitoral de 7 de outubro, foi avaliado a administração do prefeito Marcos Nunes, que assumiu o Palácio da Alforria em 2009.

O trabalho do atual prefeito é considerado ótima ou boa por 49% dos entrevistados; regular para 21% e como ruim ou péssima por 26% dos eleitores. A atual administração é aprovada por 56% dos eleitores icoenses, contra 38% que a desaprovam.

PROBLEMAS -
 O principal problema da cidade, apontado pela pesquisa é a saúde pública, citada por 88% dos que foram entrevistados. A educação é o segundo grande problema de Icó, 56% dos eleitores citaram-na seguida da falta de calçamento nas ruas e avenidas da cidade. Esses percentuais, diz o Ibope, correspondem à soma das três áreas que os entrevistados poderiam mencionar.

44% dos eleitores de Icó disseram estar muito interessado nesta eleição municipal, Tem interesse médio com a disputa um total de 33% do eleitorado e apenas 16% dos entrevistados disseram ter pouco interesse.



Investimento de mais de R$ 34 milhões pelo Banco do Brasil em Icó.


Na última sexta-feira [31/8], o Banco do Brasil assinou os primeiros empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida 2 [MCMV] em território cearense. Os dois primeiros serão feitos em Icó.

O Banco chega no Ceará para auxiliar a Caixa no processo de financiamento do programa do Governo Federal e prevê 7 mil unidades espalhadas pelo Estado.

No município icoense, serão investidos R$ 34,7 milhões na construção de 648 unidades habitacionais, que serão construídas nos residenciais Senhor do Bonfim e Nossa Senhora da Expectação. Ainda deverá ser divulgado o local de construção das habitações, que pode beneficiar cerca de 2 mil pessoas.

As casas serão entregues para o público de 0 a 3 salários mínimos e tem prazo de execução de um ano, ainda sem data oficial de início. A empresa que vai executar as obras financiadas pelo Banco no Brasil no Ceará, incluindo a de Icó, será a WM Construções Ltda.

Informações do Icó é Noticia.