27 de agosto de 2012

Ranking dos bens declarados dos candidatos a vereador de Icó!

Segundo o TSE, com base nos bens declarados pela justiça eleitoral, o postulante a vereador Dr. Alípio (PTN) é o candidato com mais bens declarados, seguido pelos vereadores, Flamarion Pereira  (PSD) - Indeferido com recurso, Ricardo Nunes (PTB) - Indeferido com recurso, e Chico Nunes (PMDB), ambos com mais de 200.000,00 (duzentos mil reais) declarados.
              
Na casa de 100.000,00 (cem mil reais), estão os vereadores, Gilberto Barbosa (PSDB), Iatagã (PMDB) e Ítalo da Paz (DEM).

Marconier Mota (PMDB) - Indeferido com recurso aparece na 10ª posição. Junior Dantas (PRB) e Maria do Cal (PSL) tem declarados 29.500,00 (vinte e nove mil e quinhentos reais) e 22.500,00 (vinte e dois mil e quinhentos reais) respectivamente.

Já o vereador Evandro Juvino (PSD) - Indeferido com recurso, não declarou nenhum bem em seu nome.


A lista completa pode ser vista clicando na figura abaixo ou no site do TSE.


24 de agosto de 2012

Começa hoje em Icó o XII Renascer!!!

A Renovação Carismática Católica (RCC) da cidade de Icó se prepara para seu maior encontro do ano. O XII Renascer, onde são esperadas 2 mil pessoas de toda a região centro-sul do Ceará, acontecerá hoje e amanha, 25 e 26 de agosto, no CERE Pe. José Alves de Macedo - CIRÃO. O encontro custa R$ 5 e inicia às 08h.
O Louvor será conduzido pela Comunidade Mariana Boa Semente, de Fortaleza. Haverá animação, pregações, louvor, adoração e o encontro findará com a Celebração da Santa Missa, presidida pelo pároco da cidade Frei Rogério, e concelebrada por demais padres diocesanos.
“O movimento da RCC vive em todo o Brasil um chamado que Deus tem feito para esse ano, ‘apascenta as minhas ovelhas’ e este tema também será trabalhado nesse encontro voltado para a restauração das famílias. As famílias são lugares que precisam de muita atenção. São filhos que precisam voltar a seus pais, casamentos que necessitam fielmente de Deus”, disse a coordenadora do movimento na Cidade de Icó, Tatiana Peixoto.
Uma das novidades do encontro será a transmissão via internet, através da webrádio Boa Semente On-line. 
O louvor acontece anualmente, com o intuito de reunir os fiéis cristãos católicos em um único local para louvar e bendizer a Deus por todas as graças e bênçãos derramadas durante o ano.

Como os robôs estão mudando a indústria?

Entenda os efeitos bons e ruins que a automatização está trazendo para a indústria.


Como os robôs estão mudando a indústria?





















Já faz algum tempo desde que foram criadas as primeiras fábricas automatizadas. De lá para cá, os braços mecânicos usados nas linhas de montagem deixaram de ser simples equipamentos designados para uma única tarefa.
Hoje, essas máquinas são capazes de desempenhar múltiplas tarefas com facilidade e muito mais precisão que seus “antepassados”. Ao mesmo tempo, elas são tão velozes que a maioria das fabricas é obrigada a “enjaular” seus robôs em estruturas de vidro – uma forma de estabelecer um perímetro de segurança para que as pessoas não acabem se ferindo por estarem próximas demais de seus incansáveis companheiros de trabalho.
Vendo isso tudo, não há como deixar de se perguntar quais as vantagens e desvantagens trazidas por essa automatização no estado atual. Confira algumas das mudanças mais importantes que ela causou.


Fora das linhas de montagem


No início da automatização da indústria, a presença de robôs era uma exclusividade das linhas de montagem. Entretanto, isso não pode mais ser dito, já que atualmente é possível encontrá-los em várias outras áreas, de acordo com o The New York Times.

Como os robôs estão mudando a indústria? 

É o caso do que vem ocorrendo com o setor de distribuição: companhias como a C & S Wholesale Grocers, a maior distribuidora de produtos alimentícios dos Estados Unidos, já está utilizando robôs para carregar, organizar e armazenar seus estoques – tarefa que eles desempenham com muito mais eficiência que uma pessoa comum.
Até mesmo o meio rural está aceitando a automatização lentamente. Na Califórnia, uma fazenda trocou parte de seus funcionários por quatro braços mecânicos, os quais utilizam ventosas especiais para colocar embalagens de alface orgânica em caixas de transporte.


Robôs no comando


Outro caso interessante é o de Josh Graves, um funcionário de uma distribuidora de alimentos. Diferente do que acontece com o caso mencionado anteriormente, Graves trabalha levando produtos de um lado a outro de um armazém diariamente com sua empilhadeira — e o robô é quem dá as ordens no trabalho.
Segundo Graves, em uma entrevista ao The New York Times, ordens são enviadas a ele constantemente por um computador central através de fones de ouvido que devem ser usados durante o horário de trabalho.
“O cérebro”, como ele e seus companheiros de trabalho apelidaram carinhosamente, determina os objetos a serem carregados e para onde eles devem ser levados. Mas ele não se limita a isso: o computador controla a velocidade de cada veículo ao mesmo tempo em que informa o posicionamento de cada máquina e o que ela está fazendo para os gerentes da companhia.


Os prós e contras da automatização


Quando vamos falar das vantagens e desvantagens trazidas pelas máquinas, a briga é a mesma de sempre: de um lado, as pessoas reclamam que a automatização vai acabar com o emprego de incontáveis trabalhadores. Do outro, as fabricantes de robôs afirmam que seus produtos apenas geram empregos em outras áreas. E no meio disso está a empresa, que precisa decidir entre otimizar seus lucros ou manter a simpatia do público.

Como os robôs estão mudando a indústria? 

Normalmente, a vitória na disputa fica para o lado dos robôs. Mas isso não é por falta de motivo: uma linha formada apenas por braços mecânicos é capaz de trabalhar sem qualquer pausa, em áreas muito menores que os humanos.
Além disso, esses equipamentos tendem a gerar grandes lucros a longo prazo, já que uma máquina com custo médio de 250 mil dólares substituindo dois empregados com salário de 50 mil ao ano deve economizar 3,5 milhões ao fim de seus 15 anos de vida útil.
Por fim, não há como negar que, assim como as fabricantes de robôs afirmam, realmente são gerados novos trabalhos para gerenciar tais equipamentos e cuidar dos toques finais que as máquinas são incapazes de fazer. Eles apenas esquecem de dizer que, para cada vaga criada, várias pessoas tem que se tornar desempregadas – um preço que muitos não estão dispostos a pagar em troca dessa “evolução”.



O mundo ainda é dos humanos


Apesar das vantagens trazidas pelos robôs em uma linha de montagem, ainda estamos muito longe de ter uma fábrica 100% automatizada. O fato é que, por mais rápido e preciso que um computador possa ser para desempenhar a tarefa de um humano, ele não é capaz de pensar como um, sendo incapaz de tomar decisões fora de sua programação.
Isso é algo que até mesmo especialistas como Bran Ferren, roboticista veterano e designer de produto da Applied Minds, concordam. “Você precisa ter pessoas por perto de qualquer jeito. E pessoas são muito boas em descobrir coisas, por exemplo, como eu coloco esse radiador ou encaixo essa mangueira? E essas coisas ainda são difíceis para os robôs fazerem”, disse ele.


Fonte: The New York Times.

22 de agosto de 2012

Projeto Mãe Canguru!

No último dia 22 de Julho, tive uma alegria imensa ao saber do nascimento do meu irmãozinho Davi, que chegara ao mundo com o amor e toda a atenção dos meus pais e de toda a nossa família.  Estive em Fortaleza, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand, onde o bebê nasceu e fiquei surpreendido e feliz com o tamanho do cuidado com que os enfermeiros e médicos cuidaram de minha mãe. Ela deu a luz ao Davi as 23:15 h. 

Davi, "O Amado", nasceu antes dos nove meses, um garoto bonito e saudável, mas com baixo peso e necessitado de cuidados especiais, pois é prematuro. Ele atualmente está na Incubadora onde se prepara para enfrentar uma longa vida pela frente.

Quando estava em Fortaleza tive a oportunidade de conhecer o "Método Mãe Canguru", um método que leva o bebê da vida uterina a vida extra-uterina, fazendo com que o bebê esteja mais tempo com a mãe e ajudando a mãe a cuidá-lo de forma adequada. É um tipo de humanização e assistência neonatal que implica no contato precoce pele a pele entre mãe e o bebê prematuro, pelo tempo que quiserem. Saibam que não só a mamãe participa; o papai também pode entrar nessa.

E esse vínculo deixa o bebê mais seguro, proporcionando mais confiança aos pais no manuseio do seu filho. O Método aproxima os pais do bebê. É uma relação importante para o desenvolvimento completo do bebê que veio antes ao mundo.


O “Mãe Canguru”, além de ser um gesto mais do que carinhoso, estabelece maior apego, segurança, incentivo ao aleitamento materno e melhor desenvolvimento da criança, evitando infecções hospitalares. Quanta coisa boa!

O Método se desenvolve em três etapas:

A primeira ocorre quando o bebê ainda está internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo). Os pais devem ter livre o acesso à UTI Neo e serem possibilitados a manter o contato físico com o seu bebê, isto é, serem estimulados pela equipe hospitalar a tocarem seu bebê que está dentro da incubadora.

Se o bebê estiver em condições clínicas estáveis, principalmente em relação à respiração, os pais poderão fazer a posição Canguru, onde o bebê fica apenas de fralda “amarrado” no peito nu do papai ou da mamãe. A equipe do hospital e em conjunto com a opinião dos pais irão decidir quanto tempo será feita essa posição dentro da UTI Neo.

Quando o bebê está bem estável, pode ir para o Alojamento Conjunto para que mãe e bebê permaneçam 24 horas na posição Canguru. O Alojamento Conjunto é o quarto em que mãe e bebê permanecem juntos. O bebê não fica no berçário e é a mamãe quem fará os cuidados com o bebê, com supervisão da equipe hospitalar.

Na posição Canguru, o bebê tem menos refluxo e as vias aéreas são mantidas livres, o que evita o sufocamento da criança e há diminuição do risco de apnéia (parada da respiração durante o sono). O contato com o corpo da mãe promove a manutenção dos níveis adequados de temperatura corpórea do bebê. O desenvolvimento neurológico da criança é melhor, ainda mais pelo fortalecimento dos laços afetivos entre mãe e bebê.


Canguru em casa - Já a terceira etapa consiste na alta hospitalar, mas não do Método. Já orientada e segura para cuidar do bebê sozinha em casa, a mamãe recebe alta para fazer a posição Canguru em casa. A mãe tem que assegurar que fará a posição Canguru durante as 24 horas do dia. Não só ela, mas qualquer outra pessoa da sua confiança e que esteja habilitada para “amarrar” o bebê ao corpo, como o papai ou a vovó.
Todas as tarefas de casa poderão ser realizadas com o bebê no peito. Se bem amarrado não tem perigo dele escorregar.
Mesmo depois da alta hospitalar, na primeira semana a mamãe tem que visitar o hospital de dois em dois dias. Na segunda semana, as sessões podem ficar de três em três dias, até chegar a uma vez por semana. Tudo isso para verificar as condições do bebê, pois se precisar, o bebê é prontamente internado.
O método é comprovadamente eficaz, entretanto, em nenhum momento essa metodologia apresentou-se como uma substituição à tecnologia. Os equipamentos hospitalares são necessários, sim, mas com indicações precisas. O Mãe Canguru vem para complementar toda a tecnologia disponível.
Até quando? - O bebê é mantido na posição Canguru até que mãe e bebê se sintam bem. O comum é até o bebê atingir 2 quilos ou até quando seria a data provável do parto, ele começa a ficar agitado, a subir pela mãe e a suar. É como se estivesse na hora de nascer mesmo, dentro de uma gestação completa. É a hora em que o bebê “avisa” que deixou de ser um canguruzinho.

Gostaria de desejar ao meu irmão Davi muita Vida pela frente, com entusiasmo e felicidade!!!
Deus o Abençoe!





19 de agosto de 2012

Eletricidade sem fio: O futuro no presente

Já imaginou sua casa totalmente sem fios? Fazendo jus ao que se chamar de mundo wireless. Pois bem, está aí! 


Em uma grande evolução tecnológica agora a eletricidade não necessitará de fios para acender nossas luzes. A novidade foi apresentada em uma feira de tecnologia em Las Vegas, nos EUA.

A tecnologia da eletricidade sem fio, criada por estadunidenses e israelenses, ainda é um grande segredo, pois eles ainda não revelam muitos detalhes. Eles explicam apenas que a eletricidade é transmitida através de indução magnética, algo próximo de um imã. Não há necessidade de fios ou contato e as placas de transmitem energia elétrica sem fio poderão ficar sobre a escrivaninha ou até embutida no balcão da cozinha.

O mais incrível é que além de luminárias é possível ver um liquidificador e uma batedeira de 300 watts funcionarem sem fios elétricos.

A empresa que está desenvolvendo a tecnologia afirma que o material transmissor no futuro será impresso em um tipo de papel de parede que poderá ser colocado nas mesas ou paredes para transmitir eletricidade sem fios.

Não vamos tomar choques constantes? Não, pois não é eletricidade que é transmitida, mas outro tipo de energia.

Outra empresa transmite eletricidade sem fio com ondas de rádio. As ondas de alta frequência abastecem pilhas e baterias recarregáveis, como o controle remoto.

Mas há outro inventor de eletricidade sem fio que criou um aparelho que transforma a energia em um tipo de raio infravermelho (calor) que pode ser transmitido até 100m de distância e convertido novamente em energia elétrica. Até o momento a voltagem e amperagem geradas conseguem apenas acender lâmpadas, mas logo quase todos os aparelhos em nossa casa funcionarão assim, segundo David.

Este tipo de tecnologia ainda está nas suas primeiras idades, mas logo haverá uma grande corrida para o estabelecimento de um padrão para a eletricidade sem fios que dominará o mercado e, assim que entrarmos em casa, nosso celular será automaticamente carregado e não precisaremos mais nos preocupar com o emaranhado de cabos pela casa.

Olhar Evoluído é escolhido o melhor blog da semana!!!!

Todo domingo, no blog do jornalista Voltaire Xavier, em sua coluna  "+Stars", Zarinha Sabe Tudo mostra o que de melhor aconteceu durante a semana que antecedeu, noticias do rádio e da tv, como também, o conceituado quadro # Blog da Semana, no qual hoje nos sentimos lisonjeados de estarmos fazendo parte.



Desde já o Blog Olhar Evoluído agradece ao jornalista Voltaire Xavier pelo reconhecimento dos nossos trabalhos e gostaria de dizer que isso nos estimula a escrever mais e melhor para os nossos leitores/internautas.


Um forte Abraço!!!



Confira a matéria na integra, por Zarinha Sabe Tudo:





# Blog da Semana!


O melhor Blog icoense dessa semana é o Blog Olhar Evoluído, do professor Túlio Marcos, que sempre traz textos muito bem escritos e embasados. Até já foi publicado um aqui nesse espaço de comunicação online. Afinal, tudo o que é bom é para ser exposto aqui, desde que citada a fonte. E jamais retirado do google ou de qualquer instituto por aí afora. Nesse caso, configura-se crime de direito autoral. Parabéns ao Blog Olhar Evoluído por se destacar como o melhor Blog da semana. Zarinha fica lisonjeada em vê a evolução dos blogueiros icoenses. Parabéns, professor Túlio Marcos!






18 de agosto de 2012

Justiça cassa liminar do Candidato Jaime Junior.

Nessa semana, o Tribunal de Justiça do Ceará cassou a liminar que anulava acórdão que retirava o nome do candidato a prefeito de Icó, Jaime Júnior (DEM), da listagem de inelegíveis ao pleito eleitoral de 2012, conforme divulgado, com exclusividade, pelo Blog do correto e combativo advogado Fabrício Moreira da Costa.

Segundo o advogado, a situação agora vai se complicar, pois, "diferente de Aderilo Filho [candidato a prefeito de Iguatu], as contas de governo de Jaime Júnior foram julgadas pela Câmara de Vereadores de Icó", onde dois terços dos parlamentares confirmaram parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Agora vamos nós!

Depois de ler vários comentários a esse respeito nos últimos dois dias, uns contra, outros a favor, o que temos notado é que a "provisória" cassação dessa liminar parece que foi feita para favorecer a candidatura situacionista. Quem está por trás de tudo isso é que são outros quinhentos. A suspeita existe, além do fato de que é público e notório como funciona o sistema judiciário brasileiro, com raras e honrosas exceções, é claro!

A verdade é que o município de Icó terá até o final da campanha eleitoral dois candidatos a prefeito. Tanto Marcos Nunes (PMDB), como Jaime Júnior, continuarão fazendo corpo a corpo eleitoral até o dia 07 de outubro, data do pleito.

Certa vez, o fisioterapêuta Marcos Barreto escreveu: "A eleição de Icó vai ser decidida em dois turnos, nas urnas e judicialmente". E ele tem razão quando diz isso. Esse imbróglio está longe de ter um fim. E isso não é particularidade somente de nossa cidade não. Muitos postulantes a prefeito espalhados no Brasil inteiro estão na mesma situação.

Enfim, não podemos ser hipócritas. Os dois candidatos a prefeito de Icó tem voto. A eleição icoense vai ser decidida no detalhe. E pode ter certeza de uma coisa. Ela será decidida novamente na semana que antecede o dia de votação. Ganhará quem tiver poder de fogo para colocar nas ruas a sua militância, fiscalizar a compra de votos descabida e não cruzar os braços pensando que já ganhou. O ôba ôba em eleição não existe. Portanto, olho vivo e viva a democracia!

# Detalhe: Não acredito que um parecer votado pela então Câmara Municipal, sob a presidência do "réu" Francisco Evandro de Araújo, vulgo Evandro Juvino (PSD), tenha tanta credibilidade perante a Corte do Tribunal de Justiça do Ceará. Tenha santa paciência, né? Infelizmente, Jaime Júnior sofre as consequências de uma gestão desastrosa cujo gestor titular era o ex-prefeito Cardoso Mota (PSB), o mesmo governo que o então presidente do poder legislativo Evandro Juvino passou dois dias como chefe do poder executivo local, ao ponto de ser acusado de desvio de verbas da creche do BNH, há mais de cinco anos abandonada no lugar e sem perspectiva de entrega para a população.



17 de agosto de 2012

Médico atende população na calçada por conta de estrutura em CEDRO - CE.


Os moradores que precisaram ir ao posto de saúde do Distrito de Candeias, em Cedro, Centro Sul do Ceará, tiveram de ser atendidos na calçada pelo médico da unidade nesta quinta-feira, 16. O caso foi fotografado por moradores da região e ganhou repercussão após ser compartilhado nas redes sociais nesta sexta-feira, 17. As imagens mostram um médico sentado à mesa colocada na calçada na frente do Posto de Saúde onde funciona o Programa de Saúde da Família de Assunção com pacientes ao redor dele segurando receitas e aguardando atendimento.

Por telefone, O POVO Online entrou em contato com o médico Rubens Lima, que disse ter feito um protesto contra as más condições da unidade. “Trabalho aqui há quatro anos e há dois não consigo realizar atendimento no posto de saúde, que não possui as mínimas condições de funcionamento. O prédio está cheio de morcegos, a água está contaminada e o cheiro de lá é muito forte”, explicou. Desde então, o médico atende no Salão Paroquial ou na Associação Comunitária de Candeias, onde relatou já ter colocado pacientes em cima de mesas e bancos.


A atitude também foi justificada pelo médico devido à reforma do salão paroquial e a ocupação da Associação Comunitária, onde estava sendo realizada outra atividade. “Perguntaram se eu queria trabalhar sem ganhar dinheiro e decidi atender na calçada do posto em forma de protesto. Não considero que realizei atendimentos, apenas receitei remédios. Até ofereceram uma casa particular, mas eu recusei ir para lá”, esclarece. Ainda segundo Rubens, os atendimentos nesta sexta-feira estão sendo realizados no prédio do Grupo Escolar.

Resposta pelo Facebook
O POVO Online tentou entrar em contato com a secretaria de saúde de Cedro, mas ligações não foram atendidas. No entanto, o titular da pasta de saúde, Vicente Ferrer Matias de Souza, prestou esclarecimento no grupo “Eleições Cedro-CE”, onde foram postadas as fotos do caso. No comentário, o secretário acusa a atitude do médico de oportunismo eleitoral e diz ainda que o prédio precisa de reforma, mas que a estrutura não impede a realização de atendimentos.


População teve ser atendida ao céu aberto
“Reconheço, que esta unidade necessita de uma reforma, e que, este projeto já está em tramitação no Ministério da Saúde, a exemplo da Cachoeira dos Marques, Pitombeira, Cachoeira dos Coelhos, Mosquito e Recanto. Contudo, a situação em que esta unidade se encontra, não impede o atendimento, conforme fora feito até agora, inclusive, pelo odontólogo e enfermeira, os quais não são políticos e não estão à frente da campanha política local”, escreveu. 

O secretário revelou ainda que já está em fase de licitação o projeto para reforma do Posto de Saúde da Família de Assução, onde o médico Rubens Junior é lotado, além da reforma de outras duas unidades e conclusão de mais dias. “Creio que, não se trata de descaso da administração pública municipal com a saúde, mas, uma atitude desesperada para se tentar denegrir a imagem da mesma para tentar se chegar de qualquer forma ao Poder”, ressaltou na rede social. 

16 de agosto de 2012

TRE-CE mantém indeferimento de dois candidatos a vereador em Icó

Os juízes da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará [TRE-CE] analisaram e julgaram, nessa segunda-feira [13], 40 processos referentes a recursos dos registros de candidatura de todo o Estado. Dentre eles, dois diziam respeito a candidatos a vereador em Icó. 

INDEFERIDOS - Conforme adiantado pela mídia, alguns pedidos estavam próximos do julgamento, e assim ocorreu, com Antônio Weelio Saraiva dos Santos, o "Corintiano", e Flamarion Nunes Pereira. Por motivações diferentes, ambos tiveram a mesma decisão do TRE-CE, na qual a Corte Eleitoral, por unanimidade, e seguindo o parecer ministerial, julgaram pelo desprovimento do recurso eleitoral, ou seja, não foi acolhido, "a fim de manter a sentença de primeiro grau que indeferiu o registro de candidatura", informa a decisão. Vale lembrar que cabe recurso ao TSE da decisão. 

ENTENDA MELHOR - Para que o leitor-internauta entenda melhor o trâmite de cada caso, iremos detalhar cada situação e decisão judicial. No caso de Antônio Weelio [RE-3181], candidato pelo PT e pela coligação "Por um Legislativo mais Forte", da oposição, teve a candidatura indeferida em razão, segundo a decisão do TRE-CE, de uma duplicidade de filiação partidária, ou seja, estaria registrado no PT e PTB ao mesmo tempo. Neste caso, o postulante teve as duas candidaturas canceladas, em razão da dupla filiação. A impugnação da candidatura foi proposta pela Promotoria Eleitoral, confirmada pela juíza eleitoral e reafirmada pelos juízes do TRE-CE. Na defesa, "Corintiano" [foto] argumentou, através de seus advogados, que "há um vínculo regular com o PT, atribuindo a responsabilidade por ter incorrido em tal situação ao Presidente do PTB." A decisão, entretanto, afirmou que "estando ambas as filiações neste momento canceladas pela Justiça Eleitoral, o recorrente encontra-se inelegível, pois ausente de condição de elegibilidade prevista no art. 14 § 3º da Constituição Federal c/c art. 18 da Lei 9.096/95." 

ENTENDA MELHOR II - No tocante ao candidato Flamarion Pereira [RE-6477], do PSD e da coligação "Icó que o Povo quer", da situação, trta, segundo o Tribunal, de uma "ação de impugnação proposta pelo Ministério Público Eleitoral [MPE] e expõe a argumentação de que Flamarion Nunes Pereira é inelegível em face de ter contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios [TCM-CE], na ocasião em que foi secretário de Educação do Icó, no ano de 2006." Segundo o MPE, quando o postulante ocupava a pasta da educação, houve diversas irregularidades como divergência de R$ 301.229,05 na Despesa Orçamentária Fixada no Orçamento; ausência de licitação de cerca de R$ 170.000,00, além da ausência de aplicação de R$ 1.294.842,84 do Fundef destinados ao Município. Na defesa documental, Pereira [foto] afirmou que "nenhuma das irregularidades caracterizam condutas usurpativas ou caracterizadoras de desvio ou que importem enriquecimento ilícito". Além disso, disse que o "fato de ter sido secretário de Educação não quer dizer que teve responsabilidade por todos os atos praticados pela contabilidade ou pelo setor de compras e licitação daquela Secretaria." Na decisão que mantém o indeferimento do candidato, o juiz João Luiz Nogueira Matias diz que "no presente processo, a Justiça Eleitoral, respaldada no entendimento atual e dominante, analisa as irregularidades apontadas pelo TCM-CE e as considera irregularidades gravíssimas e de improbidade administrativa." 

À ESPERA - Os outros quatro candidatos que deverão ser julgados ainda nos próximos dias, mas ainda sem previsão, são: Francisco Evandro de Araújo, do PSD, da Coligação "Icó que o Povo quer"; Marconiêr Chagas Mota, do PMDB, pela coligação "Icó que o Povo quer"; e Ricardo Jerônimo Leite Guimarães Nunes, da coligação "Icó que o Povo quer", pelo PTB; e Maria Lucicleide da Silva Gadelha, da coligação "Por um Legislativo mais Forte", do PPS.


9 de agosto de 2012

Chega de Reisados ou oligarquias!

Quem me conhece sabe que sou contra a manutenção dos Rosados no poder. Na verdade não é nada pessoal contra a família, apenas sou adverso a poderes oligárquicos, seja na cidade, estados ou até mesmo no país. Quem ganha com a continuidade deles no domínio central da administração publica são eles mesmos. Quem ajuda mais a quem, os Rosados ajudam o povo ou o povo ajudam os Rosados? É uma pergunta clara que gostaria de deixar ser respondida na mente de cada leitor.

 Agora gostaria de explicar o porquê de ser adverso a oligarquias politicas. O próprio poder é a razão central da minha inquietação. Para qualquer politico chegar a um cargo publico, ele precisa de poder, sem ele será muito difícil conquistar os eleitores, entretanto existem dois tipos de poder, o poder politico e o poder politiqueiro. Analisando o Poder politico, vejo que precisamos dele, se cultivássemos a politica com o mesmo sentido que encontramos nos dicionários, tais como; Arte e ciência de bem governar, de cuidar dos bens públicos, ou; Habilidade no trato das relações humanas. Se esta fosse a definição de nossa politica tenho certeza que seriamos um país menos desigual.  Vejo estas definições aurelianas como um bom sentindo para a politica, e não adianta dizer que ela não é essencial, se não tivéssemos homens que administrassem uma determinada região (Cidade, Estado, etc.) tudo seria um caos. Gostaria de reiterar que o poder politico é essencial a manutenção de uma sociedade e nem todos os homens que ocupam cargos são raposas vorazes, costumo acompanhar sempre que posso as sessões plenárias da câmara e do senado, vejo muitos políticos bons, que tem boas intenções ao elaborar e apresentar projetos, há muitos que fazem seu papel de forma ética e são realmente interessados em construir uma nação melhor. Poder politiqueiro, este é o câncer do Brasil, uma doença maligna que se espalhou por todos os extremos do país. Os homens que exercem o mandato com politicagens não estão lá para cuidar do povo, mas para se beneficiar dele, mais tiram do que dão e só mostram interesse pelas pessoas na hora de buscar o voto, assim que são eleitos se esquecem de quem os colocou lá, buscam se associar a outros que tem igual ou maior força que eles para receber vitalidade no poder. O voto tanto trás consequência como é uma consequência de fatores, vamos dar maior relevância a isto!?

Como diz o saudoso Padre José Augusto do Nascimento, Precisamos de políticos, e não de politiqueiros.

6 de agosto de 2012

Filho de Peixe, Peixinho é!


A politica te entristece e te alegra ao mesmo tempo, ela tem muitas particularidades que não encontramos em outras ciências. Alguns a odeiam, outros a amam, algumas pessoas entende de politica enquanto outras são dominadas por ela. Considero que o maior grupo são os que se beneficiam dela, como os postulantes aos cargos de públicos que se beneficiam de algum nome para avalizar sua campanha  “vote no leãozinho filho de leão” ou “você que votava no avô agora vote no neto”. Tudo bem, somos um país democrático e todos tem o direito de se candidatar, entretanto deveríamos ver a eleição como um merecimento, algo construído e planejado ao invés de ser uma roda familiar. Antigamente no período dos grandes reis e mais longe ainda na época dos faraós, a eleição era garantida pelo simples fato da primogenitura, ou seja, o primeiro filho era o futuro postulante ao trono, não era preciso fazer nada, nenhum trabalho pelo povo ou até mesmo estudar para tal, o que garantia a eleição era a morte do atual governante. Hoje isto não acontece com frequência, somente em lugares remotos, basta dizer que a própria Grã-Bretanha que é conhecida pelas coroações de reis não se vale mais deste feito para governar a sua nação. Na politica vemos algo semelhante, como já mostrei acima, muitos candidatos que hoje disputam cargos no país adotam nome ou sobrenomes conhecidos para dar um empurrãozinho ou até mesmo atropelar na campanha. Isto deve ser visto com muito cuidado, não estou falando para votarem ou deixarem de votar em alguém, apenas quero dizer que um candidato deve merecer chegar lá, tem que mostrar serviço e provar que já fez ou vai fazer um bom trabalho e não querer ser candidato para seguir uma tradição familiar. Vou citar um exemplo; Roseana Sarney desde 1994 já foi três vezes governadora do Maranhão e não fez praticamente nada de construtivo para o seu estado onde os índices de qualidade de vida pioram a cada ano. Faço uma pergunta, se o seu nome fosse Roseana Silva, será que tinha sido eleita? Este é o ponto onde quero chegar, como já disse antes o cargo público é um merecimento, não é um pacote familiar, partidário ou de indicações aprazíveis.  Temos um grande problema com nossas escolhas na hora de votar, uma decisão bem tomada leva a muitas outras decisões bem tomadas, mas uma decisão pela cara, beleza ou familiaridade derruba uma nação.

4 de agosto de 2012

40 candidaturas para prefeito são indeferidas no Ceará.

Nos municípios de Cedro e Jaguaretama, neste momento, os eleitores estão sem opções de candidatos a prefeito para votar. Isso porque, em ambas as cidades, todos os prefeituráveis tiveram suas candidaturas indeferidas pelos juízes eleitorais dos municípios. Caso eles não regularizem suas pendências com a Justiça, as cidades ficarão sem candidatos nessas eleições.

Tanto Afonso Cunha Saldanha (PMDB), mais conhecido como Bena e que concorre à reeleição, quanto Ari Saldanha (PSD) estão impedidos de continuar na disputa em Jaguaretama. Até agora, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nenhum dos candidatos recorreu da decisão do magistrado.

Na mesma situação, estão Dr. Nilson (PSB) e João Viana (PP), candidatos a prefeito no município de Cedro, que também tiveram suas candidaturas indeferidas e não podem, no momento, permanecer no pleito.

O site do TSE mostra que, até agora, já são 40 indeferimentos de candidaturas de prefeitos no Ceará. Em Morada Nova, dos três postulantes que se registraram para concorrer à Prefeitura, apenas a candidata Bia, do PPS, permanece no páreo. O atual prefeito da cidade, Glauber Castro (PMDB), e Wanderley Nogueira (PT) tiveram suas chapas indeferidas.

Ficha Limpa

De acordo com levantamento realizado pelo blog Segunda Leitura, do portal O Povo Online, dos 40 candidatos a prefeito indeferidos até o momento, 16 caíram por se enquadrarem como “ficha suja”, pelo entendimento dos juízes da primeira instância sobre a Lei da Ficha Limpa.

São os casos de Antônio Almir (PRB), em Itatira; Urias Alves (PTC), em Paraipaba; Luis Acácio (PSB) e Marcos Alberto (PSC), em Nova Rossas; Ilário Marques (PT), em Quixadá; Dr. Ary (PMDB) e Cleide Ribeiro, em Aracoiaba; Regina Lúcia (PSB), em Aracati; Wolner Santos (PSB), em Aratuba, Dr. Jesus (PMDB), em Canindé; João Coutinho (PT), em Meruoca; e Dr. Guimarães (PV), em Sobral. Os candidatos de Jaguaretama e Cedro também tiveram as chapas indeferidas por conta da Lei da Ficha Limpa.


ENTENDA A NOTÍCIA

O candidato que tiver o registro indeferido pelo juiz poderá recorrer ao TRE-CE. Caso também perca nessa instância, ainda tem chances de reverter a situação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

SERVIÇO

Para verificar a situação de todas as candidaturas do Ceará, acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral, em:
www.tse.jus.br e clique em DivulgaCand.







Fonte: O POVO.