26 de julho de 2012

Padre Fábio de Melo realiza show no encerramento da Festa de Senhora Santana no Iguatu.


Neste ultimo dia 25 de Julho, em Iguatu, aconteceu o encerramento do novenário a Senhora Sant'ana, a mãe da mãe de Jesus, Nossa Senhora, na ocasião mais de 100 mil pessoas estiveram presentes nesta ultima noite de novena.


Apos a novena aconteceu o esperado show com o Pe. Fábio de Melo, cantor católico conhecido nacionalmente. 

O Icó esteve presente com 11(onze) ônibus, que saíram da sede do município e mais 2(dois) que saíram de comunidades de nossa cidade.

Veja as fotos em nossa galeria de fotos.


Breve Histórico de Senhora Sant'ana:


Santa Ana ou Sant’Ana (do latim Anna, por sua vez do hebraico transliterado Hannah, “Graça”) foi mãe de Maria, mãe de Jesus Cristo.
Os dados biográficos que sabemos sobre os pais de Maria foram legados pelo Proto-Evangelho de Tiago, obra citada em diversos estudos dos padres da Igreja Oriental, como Epifânio e Gregório de Nissa.
Sant’Ana, cujo nome em hebraico significa graça, pertencia à família do sacerdote Aarão e seu marido, São Joaquim, pertencia à família real de Davi.
Seu marido, São Joaquim, homem pio fora censurado pelo sacerdote Rúben por não ter filhos. Mas Sant’Ana já era idosa e estéril. Confiando no poder divino, São Joaquim retirou-se ao deserto para rezar e fazer penitência. Ali um anjo do Senhor lhe apareceu, dizendo que Deus havia ouvido suas preces. Tendo voltado ao lar, algum tempo depois Sant’Ana ficou grávida.
A paciência e a resignação com que sofriam a esterilidade levaram-lhes ao prêmio de ter por filha aquela que havia de ser a Mãe de Jesus.
Eram residentes em Jerusalém, ao lado da piscina de Betesda, onde hoje se ergue a Basílica de Santana; e aí, num sábado, 8 de setembro do ano 20 a.C., nasceu-lhes uma filha que recebeu o nome de Miriam, que em hebraico significa “Senhora da Luz”, passado para o latim como Maria. Maria foi oferecida ao Templo de Jerusalém aos três anos, tendo lá permanecido até os doze anos.
Pelo texto Caverna dos Tesouros, atribuído a Efrém da Síria, Ana (Hannâ) era filha de Pâkôdh e seu marido se chamava Yônâkhîr.[1]. Yônâkhîr e Jacó eram filhos de Matã e Sabhrath.[1] Jacó foi o pai de José, desta forma, José e Maria eram primos.[1]
São João Damasceno, ao escrever sobre o Natal, deixa claro que São Joaquim e Santa Ana são os pais de Maria. [2].
Devoção
A devoção aos pais de Maria é muito antiga no Oriente, onde foram cultuados desde os primeiros séculos de nossa era, atingindo sua plenitude no século VI. Já no ocidente, o culto de Santana remonta ao século VIII, quando, no ano de 710, suas relíquias foram levadas da Terra Santa para Constantinopla, donde foram distribuídas para muitas igrejas do ocidente, estando a maior delas na igreja de Sant’Ana, em Düren, Renânia, Alemanha.
Seu culto foi tornando-se muito popular na Idade Média, especialmente na Alemanha. Em 1378, o Papa Urbano IV oficializou seu culto . Em 1584, o Papa Gregório XIII fixou a data da festa de Sant’Ana em 26 de Julho, e o Papa Leão XIII a estendeu para toda a Igreja, em 1879.Em França, o culto da Mãe de Maria teve um impulso extraordinário depois das aparições da santa em Auray, em 1623.
Tendo sido São Joaquim comemorado, inicialmente, em dia diverso ao de Sant’Ana, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria, mãe de Jesus.



25 de julho de 2012

Candidatos do Icó ainda aguardam julgamento!!




Muitos candidatos já estão deferidos como candidatos, mas somente para vereador, pois os dois candidatos a prefeito ainda estão sob julgamento. 

Junto com o atual prefeito Marcos Nunes e o seu principal opositor, Jaime Junior, ainda estão esperando julgamento, podendo ser deferidos ou indeferidos, os candidatos a vereador, Corintiano, Flamarion Pereira, Evandro Juvino, Zeca da Peixada, Sub.Tenente Mulato, Marconier Mota, Cleide Gadelha e Ricardo Nunes.

Segundo o TSE do Ceará o resultado final deve sair no dia 01 de agosto de 2012.

Aguardamos e divulgaremos em breve, todos os candidatos deferidos para as eleições 2012 em nossa cidade.

Fonte: TSE - CE.

20 de julho de 2012

Pernas robóticas ganham gingado humano com rede neural

Andar robótico

Robôs bípedes têm as pernas duras - em mais de um sentido.

Na verdade, eles têm um "andar duro" - os melhores desempenhos são ainda menos elegantes do que o já muito desajeitado C3PO, de Guerra nas Estrelas.

Agora, contudo, pesquisadores afirmam ter construído o primeiro conjunto de pernas robóticas capazes de andar de uma forma "mais biologicamente precisa".

Em outras palavras, um andar que imita um pouco melhor a marcha humano, com seu balanço característico, que nos parece tão natural.

Gerador central de padrões

Para caminhar, nós contamos com um GCP, um "gerador central de padrões". O GCP é uma rede neural localizada na região inferior da medula espinhal, que gera sinalizações rítmicas enviadas para os músculos.

O GCP produz e controla esses sinais processando informações recebidas das diversas partes do corpo que interagem com o ambiente. É por isso que conseguimos andar sem precisarmos pensar nisso.

Os pesquisadores criaram uma simplificação do gerador central de padrões, chamada meio-centro, formada por apenas dois neurônios, que disparam alternadamente, produzindo um ritmo.

Além do meio-centro artificial, o robô foi dotado de sensores para fornecer-lhe feedback, incluindo sensores de carga que detectam a força exercida quando cada perna é pressionada sobre o chão.

Robôs ajudando humanos

"Curiosamente, fomos capazes de produzir uma marcha a pé, sem equilíbrio, que imita o modo de andar humano, com um simples meio-centro controlando os quadris e um conjunto de respostas reflexas controlando o membro inferior," conta Theresa Klein, da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.

É claro que a Dra. Klein está interessada em robôs. Mas ela acredita também que sua rede neural simplificada pode ajudar a estudar o andar humano, sobretudo como os bebês aprendem a andar.

A técnica também poderá ajudar no desenvolvimento de novas terapias para auxiliar pacientes com lesão na medula espinhal.

Para conhecer outros projetos que estão desenvolvendo robôs que imitam o andar humano, veja:

15 de julho de 2012

Estudantes do Vivina Monteiro e do CERE são premiados pela Seduc



A Secretaria da Educação [Seduc] divulgou, nessa semana, os nomes dos estudantes do ensino médio da rede estadual que se destacaram no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará [Spaece].


Os 6.107 alunos irão receber computadores pelo desempenho acadêmico alcançado em 2011. Os resultados têm como referência o Spaece 2011 que identificou os que estão no nível adequado de conhecimento em Língua Portuguesa e Matemática, segundo a escala de avaliação que vai de 0 a 500 pontos.

Dos premiados, sete são estudantes de escolas estaduais localizadas em Icó. Estudam no CERE Padre José Alves de Macedo, o "Cirão", os alunos: Ítalo Leonardo Pinheiro Jerônimo, Lucas da Silva Vidal, Maphoânney Nhális Clares de Sousa, Ravena Luzia Ferreira Lima, Isabela Mota de Moura e Aldimar Aciole de Freitas Junior. Integra a lista o aluno Carlos Heitor de Sousa Teixeira, do Vivina Monteiro.

Recebe a premiação quem obteve pontuação mínima de 325 na primeira disciplina e 350 na segunda. A premiação tem o intuito de potencializar a melhoria da qualidade da educação dos jovens cearenses que estudam nas escolas públicas estaduais. Foi regulamentada pelas Leis 14.483, de 08 de outubro de 2009 e 14.691, de 30 de abril de 2012.

O objetivo do Spaece é fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da rede pública de ensino.

Por considerar a avaliação um instrumento eficaz de gestão, o Governo do Estado, por meio da Seduc, ampliou, a partir de 2007, a abrangência do Spaece, instituindo a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries de forma censitária. Desde então, passou a ter três focos: Avaliação da Alfabetização Spaece-Alfa [2º ano], Avaliação do Ensino Fundamental [5 e 9º anos] e Avaliação do Ensino Médio [1ª, 2º e 3ª séries].

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação.

11 de julho de 2012

Está em andamento a II Festa de Nossa Senhora do Carmo em Icó.

TEMA: ''MÁRIA, MÃE E MODELO DA IGREJA EM MISSÃO
DE 06 À 15 DE JULHO DE 2012
PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA EXPECTAÇÃO
DIOCESE DE IGUATU
ORDEM DOS IRMÃOS DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA DO MONTE CARMELO
ICÓ - CEARÁ



06/07/12 – Sexta – Feira
Procissão da Bandeira de Nossa Senhora do Carmo saindo do Santuário do Senhor do Bonfim, após a Adoração. Seguindo pela Rua General Piragibe até a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.

19h00: 1° Novena/ Hasteamento da Bandeira
Tema: Em nossa missão cantamos a ti: Mãe do Carmelo, discípula da Misericórdia!
Animadores: Liturgia da Expectação
Noitários: Farmácias, Clínicas, Laboratórios, Casas Veterinárias, Buffet e Academias

07/07/12 – Sábado
19h00 – 2° Novena/Missa
Tema: Em nossa missão cantamos a ti: Virgem do Carmelo, exemplo de fé
Animadores: Terço das Mulheres e Grupo Mãe Rainha
Noitários: Material de Construção, Escritórios, Acessórios para Celulares e Óticas
Pregadores: Frades Carmelitas

08/07/12 – Domingo
19h00 – 3°Novena/Missa
Tema: Em nossa missão cantamos a ti: Protetora do Carmelo abre nosso coração para acolher Jesus Cristo
Animadores: Equipe de Liturgia da Matriz do Rosário
Noitários: Lojas de Calçados, Confecções, Perfumarias, Presentes e Sindicatos.
Pregadores: Frades Carmelitas

09/07/12 - Segunda-Feira
19h00 – 4° Novena/Missa
Tema: Em nossa missão cantamos a tia: Estrela do Carmelo ensina-nos a ter confiança em Deus
Animadores: Apostolado da Oração e Irmandade do Santíssimo Sacramento.
Noitários: Mercantis, Panificadoras, Frigoríficos e Casa do Bolo.
Pregadores: Frades Carmelitas

10/07/12 – Terça-feira
19h00 - 5° Novena/Missa
Tema: Em nossa Missão cantamos a ti: Senhora do Carmelo livra-nos das seduções e maldades
Animadores: Terço dos Homens
Noitários: Restaurantes, Sorveterias, Lanchonetes, Pizzarias e Churrascarias
Pregadores: Frades Carmelitas

11/07/12 – Quarta-Feira
19h00 – 6° Novena/Missa
Tema: Em nossa missão cantamos a ti: Rainha do Carmelo ajuda-nos a semear justiça e colher o amor
Animadores: Grupo de Mulheres e Pastoral Carcerária
Noitários: Oficinas, Postos de Gasolina, Metalúrgicas e Vidraçarias
Pregadores: Frades Carmelitas


12/17/12 – Quinta-feira
19h00 – 7° Novena/Missa
Tema: Em nossa missão cantamos a ti: Esplendor do Carmelo acende em nós a luz da paz
Animadores: RCC (Renovação Carismática Católica) e Família Carmelitana
Noitários: Lojas e Móveis, Madeireiras, Marcenarias, Papelarias e Eletrônicos
Pregadores: Frades Carmelitas

13/07/12 – Sexta-feira
19h00 – 8° Novena/Missa
Tema: Em nossa missão cantamos a ti: Mestra do Carmelo mostra-nos o caminho da escuta e praticada palavra de Deus
Animadores: Sociedade de São Vicente de Paulo (Vicentinos) e Catequese
Noitários: Casa lotérica, Bancos, Locadoras, Informáticas, Papelarias e Gráficas
Pregadores: Frades Carmelitas

14/07/12 – Sábado
19h00 – 9° Novena/Missa
Tema: Em nossa Missão cantamos a ti: Glória do Carmelo indica-nos o caminho da santidade
Animadores: ECC (Encontro de Casais com Cristo) EJC (Encontro de Jovens com Cristo) PJMP (Pastoral da Juventude do Meio Popular) e Crismados
Noitários: Lojas de Variedades, Fábricas, Salões, Hotéis, Pousadas e Distribuidoras.
Pregadores: Frades Carmelitas
(Após a novena quermesse)

15/07/12 – Domingo
Festa de Nossa Senhora do Carmo
06h00 – Missa no Santuário do Senhor do Bonfim
07h00 – Café comunitário no Salão Paroquial
17h00 – Procissão com a imagem de Nossa Senhora do Carmo saindo da Matriz de Nossa Senhora do Rosário, percorrendo algumas ruas de nossa cidade, encerrando com Santa Missa que será presidia pelo nosso Bispo Dom João Costa e Frades Carmelita (adjuntos).

Fonte:Blog Icó Arte Barroca

6 de julho de 2012

Começa a Campanha Eleitoral no Icó; saiba o que é permitido ou não.

Encerrou-se ontem (5) o expediente normal de trabalho da Justiça Eleitoral e os partidos e candidatos oficializaram em cartório eleitoral de seus respectivos municípios o pedido de registro das candidaturas que foram homologadas nas convenções municipais que aconteceram nos dias 29 e 30 de junho passado. Os candidatos, por determinação da legislação eleitoral, já podem iniciar a campanha nas ruas. Como continua o impasse com o atual administração, que por decisão do Juiz Herick Bezerra Tavares, foi cassado o  mandato do prefeito Marcos Nunes, seu Vice, Charles Farias, e mais quatro vereadores, fazendo também que fiquem impossibilitados de disputarem as eleições por oito anos, os opositores ficaram felizes e iniciam a sua campanha com um passo afrente. 


Ainda é cedo pra saber se teremos apenas um concorrente, pois cabe recurso ao atual prefeito. 

Para a candidatura majoritária em Icó, dois candidatos estão na disputa para concorrer à vaga de prefeito, Marcos Nunes (PMDB) - que ultimamente está como cassado - e Jaime Junior (DEM), também dezenas de vereadores disputarão as 11 vagas na Câmara Municipal.


O primeiro turno das eleições de 2012 acontecerá no dia 7 de outubro. Dada a partida para os candidatos utilizarem a propaganda eleitoral para divulgar os planos de governo, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), relacionou o que é permitido ou não por lei.


PERMITIDO

Folhetos, volantes e impressos devem conter o número de inscrição no CNPJ ou o número do CPF do responsável pela confecção. Os comícios só podem acontecer das 8 horas às 24 horas. Durante a realização dos comícios são permitidas a utilização de aparelhagem de sonorização fixa e trio elétrico. 

É permitido fazer campanha por meio de alto-falantes, amplificadores e carros de som das 8h às 22h, sendo vedada a instalação e o uso desses veículos a duzentos metros das sedes de poderes Executivos e Legislativo da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, das sedes dos Órgãos Judiciais, dos Quartéis e de outros estabelecimentos militares. Dos hospitais, de casas de saúde, das escolas, bibliotecas públicas, igrejas e teatros, quando em funcionamento.

O uso de cavaletes, bonecos e cartazes é liberado. Mesas para distribuição de material de campanha e bandeiras ao longo de vias públicas só podem funcionar, desde que sejam móveis, não atrapalhando o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos. Desde que não exceda a 4m²: Em veículos automotores particulares, por meio de bandeirolas, displays, flâmulas e adesivos. Em bens particulares: através de faixas, placas, cartazes e pinturas. (A propaganda em bens particulares deverá ser espontâneas e gratuitas, sendo vedado qualquer tipo de pagamento em troca de espaço para esta finalidade).

Paga, na imprensa escrita, até a antevéspera das eleições, só pode fazer até 10 anúncios de propaganda eleitoral, por veículo, em datas diversas, para cada candidato, no espaço máximo, por edição de (um oitavo) de página de jornal padrão e de (um quarto) de página de revista ou tablóide. No rádio e na televisão, somente pode ser veiculada a propaganda eleitoral gratuita, realizada de conformidade com o disposto na legislação eleitoral. Debates, no rádio e na TV, desde que sejam observadas as regras estabelecidas na legislação eleitoral. Na Internet, em sítio de candidatos, com endereço eletrônico comunicado à Justiça Eleitoral.


PROIBIDO


É proibida a utilização de postes de iluminação pública e sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos. Não pode fazer propaganda em Outdoors e em árvores e jardins localizados em áreas públicas. O candidato ou comitê não podem confeccionar e distribuir: Camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou quaisquer outros bens ou materiais. Não pode fazer Showmício e evento assemelhado, nem utilizar simulador de urna eletrônica.


Fonte: Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.

3 de julho de 2012

Icó espera por confirmações na política!!



Passadas as convenções partidárias e definidos os nomes dos candidatos que disputarão as próximas eleições, é hora da Justiça Eleitoral analisar, até sexta-feira, cada registro de candidatura. Enquanto isso, nenhuma propaganda eleitoral poderá ser veiculada, seja por candidatos, partidos ou eleitores. Por lei, as campanhas só poderão ganhar as ruas a partir desta sexta-feira. Portanto, aos apressadinhos, cautela.
De acordo com o procurador eleitoral Márcio Torres, as propagandas intrapartidárias permitidas durante o período de convenções das legendas, que foi de 10 a 30 de junho, não poderão ser veiculadas até sexta-feira. “A lei determina que essas propagandas sejam retiradas imediatamente depois da realização da convenção. Agora, só poderão aparecer de novo no dia 6”, destacou o procurador. Para cada propaganda eleitoral que for considerada antecipada pela Justiça, o infrator poderá pagar multa que varia de R$ 5 mil a R$ 25 mil. Serão penalizadas as pessoas que divulgarem a propaganda antecipada e o candidato, caso seja constatado que ele tenha conhecimento prévio da veiculação.
Assim como nas televisões, rádios e jornais, a propaganda também não poderá ser veiculada até sexta-feira pela Internet. A população, por precaução, não deverá se manifestar sobre os candidatos nas redes sociais, segundo Torres. “Essa questão ainda é polêmica. Há decisões que dizem que isso é considerado propaganda antecipada e outras que não. Então, o melhor, para que não haja problemas, é que as pessoas esperem até sexta-feira”, orienta.
(O POVO)

1 de julho de 2012

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO FORRICO 2012.

SAIU A PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO FORRICÓ 2012.

Agora a pouco na rádio Papagaio FM o prefeito municipal Marcos Nunes fez a confirmação das bandas!

Trago pra vocês a programação por dia:

03/07
GAROTA SAFADA
FORRO DA CURTIÇÃO
BANDA SKEMA
BALANÇA PAREDÕES

04/07
TOCA DO VALE
SOLTEIROES DO FORRO
PÉ DE OURO
MULEKA ATREVIDA

05/07
LEONARDO
KAVIAR COM RAPADURA
FORROZAO BOCA BOCA
XEXEU E TICO DOS TECLADOS

06/07
LIMAO COM MEL
ARREIO DE OURO
PELE MORENA
DOCE SQUEMA

07/07 
JOSÉ AUGUSTO
ITALO E RENO
BETO BARBOSA
CARA DE PAU
BEU PAULINO

08/07
FORRÓ DO BOLE BOLE
MALA 100 ALÇA
BRASAS DO FORRÓ
BOTA PRA MOER
FORRÓ REAL

LOCAL: PRAÇA DO FORRICÓ – Largo do Theberge

E tome forró!!!