26 de abril de 2012

A TPM (TENSÃO PRÉ-MANDATO) DA POLITICAGEM


A maioria já presenciou o fenômeno, mas poucos pararam para refletir sobre, é um fenômeno quase orgânico e constante como a TPM feminina. A TPM dos políticos não deixa por menos no que diz respeito a demonstração clara e objetiva, porém os efeitos dessa é oposto aos efeitos da TPM feminina, enquanto uma mulher com TPM tem como características: agressividade, depressão, mudanças físicas no corpo e outras tantas psicológicas, a TPM dos políticos é tão positiva que quase não notamos os efeitos maléficos, é um efeito maquiavélico e discreto, por isso nos impede de refletir, pois em sua grande maioria aparece acompanhada de gestos de amor, carinho, esperanças e favores que alguns até aguardam ansiosos pela chegada desse período.
E qual é afinal o público mais atingido por esse problema? Políticos que são acometidos de outro problema, a politicagem.  O período cujo essa epidemia atinge o Brasil,é geralmente de  quatro em quatro anos para uns, e para alguns mais ousados e ambiciosos também pode ser de dois em dois anos. Quanto à consequências podemos dizer quer são divididas em dois modos, pois atinge tanto o contaminado, quanto o meio no qual ocorre à infecção.  O infectado é acometido de um problema típico da politicagem: cinismo.
O cinismo gera nesse período de TPM da politicagem a capacidade de ações de generosidade, sorrisos amarelos, abraços suados e crianças no colo em uma quantidade de vezes repetidas que seria incapaz uma contagem eficiente. É compreensível que certo grupo de pessoas aguarde ansiosas pela chegada desse período de “bondades”, pois foram treinadas ao longo do tempo para pensarem assim, sustentadas por um regime rigoroso de carência material e afetiva, para desejar sedenta a chegada de mais um período de TPM dos políticos. E é aí que entra outro aspecto típico dessa “doença”, é que não só o infectado é atingido como o meio onde ocorre a infecção e injustamente o meio é mais prejudicado que o próprio possuidor do problema em si.
Os políticos (com o p minúsculo de politicagem) lucram, pois por mais que trabalhem de algum modo, seu maior ônus é sorrir a força e beijar gente humilde. O meio em si por sua vez, sai com poucos beneficiados e muita carência em sua real necessidade de educação, segurança, saúde e todas as mazelas em geral que os sustenta por mais quatro anos ou dois, sua sede por um favor pequeno que seja, para enganar as suas reais vontades.
O povo,  para ser equilibrado deveria ter pelo menos esses direitos básicos, garantidos em Constituição, e não se contentar com uma inauguração aqui e outra depois de muito tempo. Uma comunidade que tem pelo menos sua maioria contemplada com educação, saúde e segurança, é reconhecida naturalmente,está em seus olhos e está na sua reação aos políticos de TPM, eles não mais sorriem, eles não mais se deixam beijar e não mais deixam que seus filhos sejam colocados no colo, eles reivindicam, escutam propostas, sugerem idéias, mostram que tem ideais e repudiam o favor individual, escolhem o coletivo, que quando bem feito, vem como efeito em cadeia, atinge todas as famílias, bairros e cidades, quiçá uma Nação e só não está contente com isso, quem é suficientemente esperto para saber que uma Nação feliz, não se deixa enganar como se tivesse retardo de memória, e lembra que está perto de mais um período de TPM, e sorrisos amarelos, e sabe muito bem o que isso quer dizer e onde novamente isso quer chegar.

Fonte: www.granjaceara.com.br

22 de abril de 2012

Balança mais sensível do mundo pesa um único próton.


Apenas uma seção de 150 nanômetros do nanotubo fica vibrando, formando a balança. O próximo passo é colocar um prato onde poderão ser colocadas as partículas atômicas ou subatômicas. [Imagem: ICN]
Preocupações com o peso
Cientistas acabam de criar a balança mais sensível já fabricada, capaz de pesar um único próton.
A balança é tão sensível que, se no futuro ela for melhorada em uma única ordem de grandeza, será necessário inventar um novo prefixo de unidade para batizar o que estaria sendo pesado.
Mas Adrian Bachtold e seus colegas do Instituto Catalão de Nanotecnologia, na Espanha, estão interessados em coisas bem menores.
Eles criaram um sensor de massa usando um nanotubo de carbono muito curto, capaz de detectar alterações de massa de 1,7 yoctograma - 10-24 grama - a massa de um próton.
Yoctobalança
O nanotubo de carbono que serve de sensor mede 150 nanômetros de comprimento, mas o prefixo nano, com seus (10-9), é astronômico quando chega perto do yocto - entre eles há pico (10-12), femto (10-15), atto (10-18), zepto (10-21) e, finalmente, o yocto (10-24).
Ainda não foi inventado um prefixo para algo na casa dos (10-27).
Ao contrário das balanças na escala dos gramas, a yoctobalança é vibratória. O nanotubo vibra a uma frequência na faixa dos 2 GHz.
Comparando a frequência de ressonância do nanotubo antes e depois que a massa a ser pesada foi depositada sobre ele, os cientistas podem quantificar quanta massa foi adicionada.
Para tamanha precisão, o ambiente dessa que é a balança mais precisa do mundo precisa ser cuidadosamente controlado - ela funciona a -269 ºC, em ultra-alto vácuo (10-14 bar) e isolada de qualquer ruído mecânico ou elétrico.
Balança mais sensível do mundo pesa um único próton
Esquema e protótipo da yoctobalança, que funciona a 4 Kelvin. [Imagem: Chaste et al./Nature Nanotechnology]
Balança mais sensível do mundo
A equipe acredita que dá para melhorar a precisão da yoctobalança criando para ela um "prato", um ponto específico do nanotubo onde a partícula a ser pesada possa ser colocada.
Nesta versão, os pesquisadores colocam a massa em qualquer ponto do nanotubo. Se conseguirem construir o prato, será possível reduzir as flutuações na frequência de ressonância do nanotubo, aumentando a precisão das medições.
Recentemente pesquisadores chineses afirmaram ser possível construir uma balança usando apenas luz.
Mas, segundo seus cálculos, ela terá uma precisão na faixa dos zeptogramas, o que seria suficiente apenas para pesar coisas "enormes", como átomos individuais.

Fonte: www.inovacaotecnologica.com.br

16 de abril de 2012

DEUS NOS CHAMA PELO NOME.

O nome que recebemos dos nossos pais quando nascemos é um presente valioso. É importante que chamemos as pessoas pelo nome, se Deus é nosso Pai, somos todos irmãos uns dos outros, e Deus nos conhece e chama pelo nome. Conhecer pelo nome é ser amigo, ser intimo. Jesus quando chamou os seu discípulos, os chamou pelo nome e deu a cada um uma missão de colaborar para a construção do reino de Deus.

"Chamei-os pelo teu nome" - Deus conhece o teu primeiro nome, e o teu segundo nome e o teu nome de família. ele  não te confunde com mais ninguém. 

O mundo pode conter milhares de pessoas com um nome semelhante ao seu, mas para o Criador somos únicos, o único que ele criou com a tua estrutura, a tua personalidade, o teu talento, o teu DNA, o teu percurso e a tua missão. Quando Deus pronuncia o teu nome, é mesmo a ti que ele está a falar. És tu que estás na mira de Deus. É a ti que ele ama, chama e envia com uma missão para o mundo.

Percebemos em alguns textos bíblicos que Deus chama por nos amar, não por nosso nome ser excelente!

Quando Deus chama de forma repetida, é sinal de que ele nos ama muito como por exemplo: 

  • Marta e Maria - Deus chama Marta com amor, mesmo por ela nao ter tempo para ele (Lc 10, 38 - 42).
  • Jesus chamou Pedro com amor, mesmo quando mostra a ele que iria nega-lo (Lc 22, 31).
  • Jesus chama Saulo com amor, mesmo sendo o maior perseguidor da Igreja (At 9, 4).
  • Jesus chama Jerusalém com amor, mesmo diante da rejeição do seu povo. Deus fez tudo pelo seu povo mas eles não o receberam. Mas Jesus continua chamando com amor (Mt 23, 37).
Não vemos o homem super poderoso, independente, auto-suficiente, mas um Deus de amor que vem nos chamar pelo nome e nos dá o seu nome.


Muitas vezes o ser humano, movido pelo coração pecador diz: " Eu, super-homem... Quem é Deus para se lembrar dele?" O salmista contempla a majestade de Deus e diz o contrário: "Quem é o homem para que Deus se lembre dele?"

Veja a partir da maneira de Deus lhe mostrar as coisas, não da forma como nós  muitas vezes supomos. Deus lhe chama pelo seu nome porque ele lhe ama e quer lhe ouvir e lhe mostrar a vida verdadeira! Deus quer ser o seu amigo pessoal! 

A maioria das pessoas querem a amizade de Jesus, querem ouvir sua voz, mas a maioria de nós está dividido. Não queremos somente Jesus, queremos Jesus e algo a mais, queremos Jesus e uma boa casa, Jesus e uma carreira bem sucedida, Jesus e bons amigos. Nenhum desses desejos é errado, só que é muito fácil encarar Jesus como meio de se obter essas coisas. É muito fácil desejar Jesus como um meio para chegar a outro fim, quando ele é, em si mesmo, o fim de todas as coisas. É isso que impede a amizade com Deus, e o que quer que impeça a amizade com Deus impede a nossa capacidade de ouvir e reconhecer a sua voz. 

Não vamos continuar falando sozinhos! Deus é alguém que nos ama infinitamente, e nos ouve!

13 de abril de 2012

O que realmente fazem os Cientistas?


Para entender a importância de uma boa educação científica, é importante pensar sobre as várias formas que a ciência contribui para nossas vidas cotidianas.

Não importa onde você esteja, o que esteja fazendo, você está, provavelmente, aproveitando os benefícios resultantes do trabalho de um cientista. Engenheiros de som tornam seus filmes e música melhor. Os médicos estudam as doenças e descobrem novas curas e tratamentos. Os químicos trazem auxílios de saúde e beleza - de remédios a sabonete e perfume - para mantê-lo sentindo-se melhor e com a melhor aparência. Cientistas agriculturais ajudam a fornecer produtos frescos e nutritivos aos supermercados. Engenheiros automotivos levam-no do ponto A ao ponto B rapidamente e com segurança. E antes das empresas de controle de pestes servirem em sua casa, há entomologistas estudando como insetos e pestes operam. Esses são apenas alguns exemplos. Existem grandes quantidades de exemplos científicos, no solo, nos céus e nos oceanos.

Quando você pensa em cientistas ou engenheiros, é possível que pense em astronautas, pesquisadores de laboratórios, oceanógrafos, biólogos, geólogos ou antropólogos. Mas muitas outras pessoas na comunidade trabalham com ciências todos os dias: seu dentista, farmacêutico, veterinário, zoólogo, oftalmologista, guarda florestal e terapeuta ou enfermeira, entre outros. Pessoas com formação científica também trabalham como estatísticos, professores e jornalistas. 

Resumindo, as ciências são uma parte importante de vários tipos diferentes de trabalho.

12 de abril de 2012

Comissão da Câmara Federal aprova criação da Universidade Federal do Cariri


Foi aprovado, por unanimidade, na manhã desta quarta-feira [11], na Comissão de Educação e Cultura [CEC] da Câmara Federal, o Parecer que cria a Universidade Federal do Cariri [UFCA].

A opinião foi fundamentada pelo relator do Projeto de Lei [PL] 2208/2011 na Comissão, deputado Ariosto Holanda [PSB-CE], que no último dia 30 de março apresentou a documentação que pedia a aprovação. Agora, o PL deverá seguir para Plenário.

Com a implantação, em breve, da UFCA, serão oferecidos inicialmente cerca de trinta cursos de graduação, com cerca de sete mil estudantes distribuídos na graduação e pós-graduação, distribuídos na área multicampi da nova Universidade. A estimativa é de que em três anos aconteça a completa implantação da UFCA.

HISTÓRICO - O Projeto de Lei deu entrada na Câmara dos Deputados no dia 31 de agosto de 2011 e tramitou, em novembro, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público [CTASP], com aprovação por unanimidade. Neste caso, o relator foi o deputado Eudes Xavier [PT-CE].

Logo após, foi encaminhada à Comissão de Educação e Cultura [CEC], sendo aprovada nesta quarta-feira [11]. O PL ainda foi distribuído nas comissões de Finanças e Tributação [CTF] e de Constituição e Justiça e de Cidadania [CCJC]. A Proposição tramita em regime de prioridade

A UFCA deverá ser desmembrada da Universidade Federal do Ceará [UFC] e a sede foi escolhida para funcionar em Juazeiro do Norte. Além disso, outros campi na nova Instituição ficarão em Barbalha e Crato, pertencentes atualmente à UFC Cariri, e Icó e Brejo Santo, estes que ainda serão construídos.

A ação faz parte do Governo Federal, através do Plano de Expansão da Rede Pública Federal de Educação, e foi cofirmada pelo ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, e pela presidenta Dilma Roussef.

ESTRUTURA - Conforme apresenta o relator do PL na Comissão de Educação e Cultura da Câmara, a expectativa é de que em 2013 a UFCA esteja implantada de fato e de direito. Ela funcionará em uma área construída com cerca de 8.500 m².

A estrutura abrigará salas de aula e doze laboratórios e onze cursos de graduação já em funcionamento [Agronomia, Biblioteconomia, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Medicina, Música, Administração, Administração Pública: Gestão Pública e Social, Design de Produto, Filosofia e Jornalismo].

No tocante ao material humano, contará inicialmente com 2.100 estudantes. Ainda terá três cursos de mestrado: Desenvolvimento Regional Sustentável, Matemática e Recursos Hídricos. Atualmente, para o seu funcionamento, essa estrutura conta com um quadro de pessoal formado por 193 docentes, dos quais 58 são doutores e 92, mestres, assistidos por 17 servidores técnico- administrativos classe E e 46 classe D.

No plano de expansão, para se atingir a meta de matrículas de 6.490 alunos, a UFCA, com os recursos orçamentários e o acréscimo de novo quadro de pessoal, deverá implantar, até 2014, mais 16 novos cursos e instalar os novos campi de Brejo Santo e Icó.

Fonte: icoenoticia.com

9 de abril de 2012

Festa da Divina Misericórdia


“Desejo que, no primeiro domingo depois da Páscoa, a Imagem seja exposta publicamente. Esse Domingo é a Festa da Misericórdia. Pelo Verbo Encarnado dou a conhecer o abismo da Minha misericórdia” (Diário 88).

Com essas palavras Jesus pediu à Santa Faustina que anuncie ao mundo e celebre a Sua infinita misericórdia. Respondendo a esse chamando de Jesus misericordioso venha celebrar conosco a Festa da Misericórdia no Santuário da Divina Misericórdia!

Proximo domingo comemoramos

o dia da Misericórdia.


Em 22 de fevereiro de 1931, Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo apareceu à jovem religiosa de nome Irmã Faustina (Helen Kowalska) em Cracóvia, Polônia. Ela vinha de uma família muito pobre que havia trabalhado muito em sua pequena fazenda durante os terríveis anos da I Guerra Mundial. Irmã Faustina teve apenas três anos de educação muito simples. Suas tarefas eram as mais humildes do convento.A essa humilde freira, Jesus trouxe uma maravilhosa mensagem de Misericórdia para toda a humanidade. Irmã Faustina nos conta em seu diário:

“À noite, quando eu estava em minha cela, percebi a presença do Senhor Jesus vestido de uma túnica branca. Uma mão estava levantada a fim de abençoar, a outra pousava na altura do peito. Da abertura da túnica no peito saíam dois grandes raios, um vermelho e outro pálido. Em silêncio eu olhei intensamente para o Senhor; minha alma estava tomada pelo espanto, mas também por grande alegria. Depois de um tempo, Jesus me disse: ‘Pinta uma imagem de acordo com o que vês, com a inscrição, ‘Jesus, eu confio em Vós. Prometo que a alma que venerar esta Imagem não perecerá.’”

Algum tempo depois, Nosso Senhor lhe explicou o significado dos dois raios em destaque na Imagem:”Os dois raios representam o Sangue e a Água. O raio pálido representa a Água, que justifica as almas; o raio vermelho representa o Sangue, que é a vida das almas. Ambos os raios saíram das entranhas de minha Misericórdia quando, na Cruz, o Meu Coração agonizante foi aberto pela lança… Estes raios defendem as almas da ira do meu Pai. Feliz aquele que viver sob a proteção deles, porque não será atingido pelo braço da Justiça de Deus.”


Confira a programação da Festa da Misericórdia na Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

Dia 15 de Abril 

8:00 - Louvor

8:30 - Oração

9:00 - Primeira Pregação com Geraldinho (Membro da Comunidade Resgate)

10:00 - Intervalo

10:15 - Louvor

10:30 - Adoração a Jesus na Eucaristia

12:00 - Almoço

14:00 - Louvor

14:30 - Oração

15:00 - Terço da Misericórdia

15:30 - Segunda Pregação

17:00 - Santa Missa presidida por Frei Julio.



“Que o pecador não tenha medo de se aproximar de Mim. Queimam-me as chamas da misericórdia; quero derramá-las sobre as almas” (Diário 50).


1 de abril de 2012

SEMANA SANTA NO ICÓ

CHEGAMOS NA SEMANA SANTA, TEMPO EM QUE PARA MUITOS REPRESENTA ORAÇÃO E RECOLHIMENTO, FIQUE ATENTO A PROGRAMAÇÃO DAS PARÓQUIAS NOSSA SENHORA DA EXPECTAÇÃO E NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO. SEGUE A PROGRAMAÇÃO NAS DUAS PAROQUIAS.

01/04/2012 - DOMINGO DE RAMOS
  • SANTA MISSA ÀS 6 HORAS DA MANHÃ, SAINDO A PROCISSÃO DE RAMOS DA IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA EXPECTAÇÃO EM DIREÇÃO AO SANTUÁRIO DO SENHOR DO BONFIM;
  • SANTA MISSA COM AS CRIANÇAS ÀS 8 HORAS DA MANHÃ, SAINDO A PROCISSÃO DE RAMOS DA IGREJA DE SÃO JOSÉ EM DIREÇÃO A IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA EXPECTAÇÃO;
  • SANTA MISSA ÀS 16 HORAS, SAINDO A PROCISSÃO DE RAMOS DO BAIRRO SÃO VICENTE DE PAULO EM DIREÇÃO A IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO;
  • SANTA MISSA ÀS 18 HORAS, SAINDO A PROCISSÃO DE RAMOS DE FRENTE AO HOSPITAL E MATERNIDADE NOSSA SENHORA DE LOURDES EM DIREÇÃO A IGREJA DE SÃO JOSÉ.

OBS: A CELEBRAÇÃO DO DOMINGO DE RAMOS TEM INICIO NO LOCAL DE SAÍDA DA PROCISSÃO.

02/04/2012 - SEGUNDA-FEIRA DA SEMANA SANTA
  • CELEBRAÇÃO EM PREPARAÇÃO ÀS CONFISSÕES, ÀS 19 HORAS NA IGREJA DE SÃO JOSÉ.

03/04/2012 - TERÇA-FEIRA DA SEMANA SANTA
  • MULTIRÃO DE CONFISSÕES INICIANDO ÀS 8 HORAS E TERMINANDO ÀS 18 HORAS NA IGREJA DE SÃO JOSÉ.

04/04/2012  - QUARTA-FEIRA DA SEMANA SANTA
  • ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO DURANTE O DIA TODO, ENCERRANDO COM A SANTA MISSA ÀS 17 HORAS E 30 MINUTOS, NA IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA EXPECTAÇÃO;
  • CELEBRAÇÃO DO OFÍCIO DAS TREVAS, ÀS 19  HORAS NO SANTUÁRIO DO SENHOR DO BONFIM.

 05/04/2012 - QUINTA-FEIRA DA SEMANA SANTA
  • SANTA MISSA DA CEIA DO SENHOR, ÀS 17 HORAS NA IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO;
  • SANTA MISSA DA CEIA DO SENHOR, ÀS 18 HORAS NA IGREJA DE SÃO JOSÉ.

OBS; APÓS A SANTA MISSA NA IGREJA DE SÃO JOSÉ, HAVERÁ ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO ATÉ AS 23 HORAS.

06/04/2012 - SEXTA-FEIRA DA SEMANA SANTA
  • CELEBRAÇÃO DA VIA - SACRA , ÀS 6 HORAS DA MANHÃ NA IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO;
  • CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO E MORTE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, ÀS 15 HORAS NA IGREJA DE SÃO JOSÉ, EM SEGUIDA PROCISSÃO COM A IMAGEM DO SENHOR MORTO PELAS PRINCIPAIS RUAS DE NOSSA CIDADE.

07/04/2012 - SÁBADO SANTO
  • CELEBRAÇÃO DA HORA DE MARIA, ÀS 8 HORAS DA MANHÃ NA IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA EXPECTAÇÃO;
  • SANTA MISSA DA VIGÍLIA PASCAL, ÀS 19 HORAS NA IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO;
  • SANTA MISSA DA VIGÍLIA PASCAL, ÀS 21 HORAS NA IGREJA DE SÃO JOSÉ.

08/04/2012 - DOMINGO DE PÁSCOA
  • SANTA MISSA DE PÁSCOA, ÀS 8 HORAS DA MANHÃ NO SANTUÁRIO DO SENHOR DO BONFIM;
  • SANTA MISSA DE PÁSCOA, ÀS 17 HORAS NA IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO;
  • SANTA MISSA DE PÁSCOA, ÀS 19 HORAS NA IGREJA DE SÃO JOSÉ. 

REALIZAÇÃO
PARÓQUIAS NOSSA SENHORA DA EXPECTAÇÃO E NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO