16 de abril de 2012

DEUS NOS CHAMA PELO NOME.

O nome que recebemos dos nossos pais quando nascemos é um presente valioso. É importante que chamemos as pessoas pelo nome, se Deus é nosso Pai, somos todos irmãos uns dos outros, e Deus nos conhece e chama pelo nome. Conhecer pelo nome é ser amigo, ser intimo. Jesus quando chamou os seu discípulos, os chamou pelo nome e deu a cada um uma missão de colaborar para a construção do reino de Deus.

"Chamei-os pelo teu nome" - Deus conhece o teu primeiro nome, e o teu segundo nome e o teu nome de família. ele  não te confunde com mais ninguém. 

O mundo pode conter milhares de pessoas com um nome semelhante ao seu, mas para o Criador somos únicos, o único que ele criou com a tua estrutura, a tua personalidade, o teu talento, o teu DNA, o teu percurso e a tua missão. Quando Deus pronuncia o teu nome, é mesmo a ti que ele está a falar. És tu que estás na mira de Deus. É a ti que ele ama, chama e envia com uma missão para o mundo.

Percebemos em alguns textos bíblicos que Deus chama por nos amar, não por nosso nome ser excelente!

Quando Deus chama de forma repetida, é sinal de que ele nos ama muito como por exemplo: 

  • Marta e Maria - Deus chama Marta com amor, mesmo por ela nao ter tempo para ele (Lc 10, 38 - 42).
  • Jesus chamou Pedro com amor, mesmo quando mostra a ele que iria nega-lo (Lc 22, 31).
  • Jesus chama Saulo com amor, mesmo sendo o maior perseguidor da Igreja (At 9, 4).
  • Jesus chama Jerusalém com amor, mesmo diante da rejeição do seu povo. Deus fez tudo pelo seu povo mas eles não o receberam. Mas Jesus continua chamando com amor (Mt 23, 37).
Não vemos o homem super poderoso, independente, auto-suficiente, mas um Deus de amor que vem nos chamar pelo nome e nos dá o seu nome.


Muitas vezes o ser humano, movido pelo coração pecador diz: " Eu, super-homem... Quem é Deus para se lembrar dele?" O salmista contempla a majestade de Deus e diz o contrário: "Quem é o homem para que Deus se lembre dele?"

Veja a partir da maneira de Deus lhe mostrar as coisas, não da forma como nós  muitas vezes supomos. Deus lhe chama pelo seu nome porque ele lhe ama e quer lhe ouvir e lhe mostrar a vida verdadeira! Deus quer ser o seu amigo pessoal! 

A maioria das pessoas querem a amizade de Jesus, querem ouvir sua voz, mas a maioria de nós está dividido. Não queremos somente Jesus, queremos Jesus e algo a mais, queremos Jesus e uma boa casa, Jesus e uma carreira bem sucedida, Jesus e bons amigos. Nenhum desses desejos é errado, só que é muito fácil encarar Jesus como meio de se obter essas coisas. É muito fácil desejar Jesus como um meio para chegar a outro fim, quando ele é, em si mesmo, o fim de todas as coisas. É isso que impede a amizade com Deus, e o que quer que impeça a amizade com Deus impede a nossa capacidade de ouvir e reconhecer a sua voz. 

Não vamos continuar falando sozinhos! Deus é alguém que nos ama infinitamente, e nos ouve!

5 comentários:

  1. Parabéns ao amigo Túlio Marcos pelo belíssimo blog que só tem a acrescentar na vida de todos nós, como cristãos, cidadãos e estudantes!

    ResponderExcluir
  2. Que lindas palavras, fiquei arrepiada. Que Deus abençõe sempre e com palavras tão lindas sei que foi ele que agiu aí! Obrigada

    ResponderExcluir
  3. O nosso nome aqui na Terra serve para nos identificar aqui na Terra, digamos que é mortal assim como nosso corpo. O nosso verdadeiro nome só Deus sabe e é por esse nome espiritual que um dia seremos chamados.

    ResponderExcluir
  4. O senhor deus estar conosco todo tempo, mais muitas vezes ñ percebemos.. linda reflexão deus eh maravilhoso, q ele nos abençoe.

    ResponderExcluir